sábado, 2 de abril de 2016

Lassi de Banana

Enquanto a Primavera insistir em dar-nos dias cinzentos, nós insistimos em trazer o Sol para a mesa!
Hoje trazemos sabores e aromas de destinos exóticos para o copo, a piscar o olho aos dias mais quentes que estão por aí a chegar. E olhem só para estas cores...

A proposta desta semana pertence à nossa etiqueta Cozinha do Mundo e vem da Índia, na forma de um Lassi, bebida original do Punjab que mistura na versão salgada Iogurte Natural, Água, Sal e Especiarias (como Cominhos, Pimenta, Cardamomo, Noz Moscada, etc.). Os Lassis são bebidas servidas para ajudar a refrescar nos dias mais quentes e, quer na versão salgada quer na doce, são aromáticos e ricos em sabores complexos.

Este nosso Lassi de Banana inclui-se na versão doce desta bebida, maioritariamente consumida no norte da Índia durante os meses de Verão, e é enriquecida com os sabores e os aromas da Água de Rosas, do Cardamomo e da Noz Moscada. Suave e cremoso, casa na perfeição o sabor adocicado da Banana com a subtileza do hidrolato de Rosa, o sabor levemente cítrico e floral do Cardamomo e o picante ligeiro da Noz Moscada. Simplesmente delicioso!

Esta é uma receita perfeita para aproveitar aquelas Bananas ultra maduras, cujas cascas ficam bastante escuras e que usualmente ficam esquecidas na fruteira, e para trazer uma série de nutrientes, vitaminas e sais minerais fundamentais ao seu organismo com as especiarias que escolhemos para este Lassi.
O Cardamomo, rico em vitaminas A, B e C, é também rico em fibra que potencia a digestão e os movimentos intestinais (combatendo de forma eficaz a obstipação), possui propriedades anti-bacterianas (que ajudam a combater gripes e constipações) e a manter um hálito fresco (sabia?).

A Noz Moscada é rica em potássio, cálcio, ferro, ácido fólico, entre outros, e é um forte aliado (quando associado a uma dieta alimentar equilibrada e prática regular de exercício físico) na perda de peso. Para além disso, é um fantástico potenciador da saúde cerebral pois contém miristicina, composto que protege o cérebro de doenças neurodegenerativas.

Rápida de preparar, saciante, de sabores surpreendentes e cheia de virtudes para a saúde, é assim esta deliciosa e exótica bebida. Experimente-a, acho que vai ficar fã!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  5 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bebidas
Festividade: N/A
Cozinha: Indiana

Ingredientes: 
- 2 Bananas maduras (cortadas em fatias grosseiras)
- 150 gr de Iogurte Natural
- 150 ml de Água fria 
- 1 colher de chá de Água de Rosas
- 1 grão de Cardamomo esmagado*
   * O que irá usar serão as pequenas sementes existentes no interior do grão, também elas esmagadas

- Noz Moscada moída q.b.
- 1 1/2 colher de chá (cheia) de Mel
- 150 gr de Gelo

Também vai precisar de:
- Tábua de corte + Faca
- Balança de cozinha
- Copo medidor
 

- Robot de cozinha

Preparação:
Misture todos os ingredientes, excepto o gelo, no robot de cozinha até obter uma mistura homogénea e cremosa. Adicione o gelo no final e triture até obter apenas pedaços grosseiros. Sirva de imediato, bem gelado, com mais uma pitada ligeira de noz moscada moída no topo.


Bom Apetite!


4 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm já bebia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/04/acorda-de-alheira.html

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Experimente Clara, são 5 minutos e fica pronto a beber! :) Acho que vai gostar muito!

Beijinho de volta para si e até breve!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Olá Ivete,
Adoro lassi e este teu está mesmo apetitoso e cremoso como se quer!!
Um grande beijinho,
Lia

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Lia! :)

Fico muito feliz que tenhas gostado tanto desta nossa ideia e do aspecto do nosso Lassi! Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário docinho! <3

Beijinho grande de volta para ti e desejos de boa semana!