sábado, 16 de abril de 2016

Grão de Bico Assado com Sabor a México

A sugestão de hoje tem sabor a destinos quentes e exóticos e promete deixar quem lhe sinta o aroma a salivar!
Viajamos no prato até ao México com estes sabores calientes e trazemo-vos um snack saudável, perfeito para substituir (em preço, sabor e nutrientes) os de compra prontos a comer, cheios de ingredientes pouco salutares, e que usualmente servimos a acompanhar uma bebida no final da tarde ou antes (ou depois) dos jantares de amigos ou família.

Sou uma enorme fã de Grão-de-Bico pelas suas características nutricionais, nunca o dispenso na cozinha e adoro usá-lo no meu querido Hummus Marroquino e em Saladinhas apetitosas. É, como o J. gosta de lhe chamar, um alimento BBB (bom, bonito e barato).
Esta leguminosa da família das fabáceas é rica em proteínas, sais minerais (dos quais destacamos cálcio, ferro e magnésio) e em vitaminas de complexo B. É ainda rica em ácido fólico (o que a torna um alimento perfeito para gestantes e futuras mamãs), fibra e amido (que dá energia ao organismo humano), é pobre em gorduras e isenta de colesterol, o que a torna presença indispensável numa dieta alimentar equilibrada. E no ano em que a ONU declarou as leguminosas como alimento fundamental para uma dieta saudável, para ajudar a erradicar a fome no mundo e ter um impacto mais positivo sobre o meio ambiente (pois as leguminosas possuem propriedades fixadoras de nitrogénio que podem contribuir para aumentar a fertilidade dos solos), esta nossa receita revela-se como uma sugestão vencedora em diversos aspectos.

Aproveite este nosso "cartão de embarque" e viaje até ao México com a combinação do Pimentão Vermelho, da Cebola, do Pimentão Doce, do Grão de Coentros, das Sementes de Sésamo, dos Cominhos, dos Orégãos, da Salsa, da Pimenta de Caiena e do Piripiri e prepare-se para uma experiência cheia de sabor e texturas estaladiças! 

5 ingredientes, 5 minutos de preparação e 45 minutos no forno. Tão simples quanto isto! Uma receita descomplicada e super saudável. Precisa de mais argumentos para a experimentar?





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  5 min. *
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Grão
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Aperitivo
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

* Mais o tempo de cocção

Ingredientes: 
- 500 gr de Grão de Bico cozido
- Azeite Virgem-Extra de baixa acidez e boa qualidade q.b.
- 3 colheres de sopa (rasas) de Especiarias com Sabor a México*
  * Combinação pré-preparada de uma marca de especiarias que contém Pimentão Vermelho, Cebola desidratada, Pimentão Doce, Grão de Coentros, Sementes de Sésamo, Cominhos, Orégãos, Salsa e Pimenta de Caiena
- 1/2 colher de chá (rasa) de Piripiri Moído **
   ** 1/2 colher de chá para um sabor picante ligeiro, 1 colher de chá rasa para um sabor picante mais intenso ou 1 colher de chá cheia para um sabor muito picante
- 1 colher de chá (rasa) de Flor de Sal

Também vai precisar de:
- Tabuleiro de forno de paredes altas
- Folha de alumínio
- Escorredor
- Papel de rolo de cozinha

- Cronómetro de cozinha
- Lata de alumínio ou Frasco hermético

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 220º C (modo de aquecimento em cima e em baixo). Forre o tabuleiro de forno com papel de alumínio q.b. e reserve.

Escorra bem o grão de bico e disponha-o sobre papel de cozinha para absorver a humidade. Passe o grão de bico para o tabuleiro de forno e retire todas as peles soltas que existam.

Deite um fio de azeite ligeiro sobre os grãos e agite o tabuleiro, de modo a que todos os grãos fiquem cobertos pelo azeite. Meça 2 colheres de sopa (rasas) de especiarias, coloque-as na palma da mão e junte a quantidade da sua preferência de piripiri: com a ponta dos dedos da outra mão misture as especiarias e salpique-as pelos grãos. Volte a agitar o tabuleiro (de modo a cobrir todos os grãos agora com as especiarias) e leve ao forno durante 45 minutos. *

* Dica: Deixe assar por períodos de 15 minutos, retirando o tabuleiro do forno e agitando-o para fazer rodar os grãos. Após 30 minutos de cozedura, prove e verifique se está picante ao seu gosto, adicione a flor de sal e mais 1 colher de sopa de Segredos do Mundo México (usando de novo as pontas dos dedos para temperar), agite o tabuleiro e leve ao forno por mais 15 minutos (para que o grão fique estaladiço).

Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Guarde numa lata pequena de alumínio ou num frasco hermético para que se mantenham estaladiços e sirva como aperitivo, harmonizando-os com o cocktail ou bebida da sua preferência.


Bom Apetite!


Sem comentários: