sexta-feira, 25 de março de 2016

Folar Transmontano | Guest Recipe by Mammy

Lembram-se da promessa feita aqui na Páscoa do ano passado? Hoje é dia de a cumprir!

Quem segue esta cozinha regularmente já deverá ter percebido que gosto de doces, mas que ADORO salgados! E a Páscoa é a altura do ano que, enquanto uns se deliciam com os doces tradicionais, as amêndoas e os chocolates, eu me delicio com estas especialidades salgadas! E este Folar Transmontano feito pelas mãos experientes e talentosas da querida Mãe é simplesmente de babar! A receita é da sua autoria, inspirada nos Folares Salgados de Trás-os-Montes, terra natal da querida Avó, e leva-me de volta "aos sabores divinalmente simples das comidas dos tios-avós, à qualidade dos ingredientes criados lentamente, às histórias contadas à mesa, às férias em família, às festas de aldeia... A tantas e extraordinárias memórias em cada dentada!". E que fantástica experiência de degustação esta!

Este Folar tem uma massa a fazer lembrar a leveza e densidade da de um pão levemente salgado, é recheado com Frango, Bacon e Presunto, tem quase um palmo de altura e serve mais de 10 pessoas generosamente. É perfeito para o lanche da Páscoa em família e serve na perfeição para as refeições descomplicadas de marmita ou simplesmente para os jantares rápidos da semana, acompanhado por uma saladinha leve.

De novo, minha querida Mãe, OBRIGADA pela generosa partilha desta tua receita e pelos teus constantes feitos culinários (este incluído)!

Da nossa família para as vossas, este é o nosso mimo pascal para todos vós, desejando-vos uma Santa Quaresma com muita Saúde e Amor, brindada por dias bonitos de Primavera!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: >10
Tempo Prep.:   8 h (prep. + levedação)
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Pão
Festividade: Páscoa
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 50 gr de Fermento de Padeiro
- 2 dl de Água Morna
- 8 Ovos
- 2 dl de Azeite Virgem-Extra + algum para untar
- 50 gr de Manteiga sem Sal (amolecida)
- 1 1/2 colher de chá (rasa) de Sal Marinho
- 1 kg de Farinha de Trigo (sem fermento) Tipo 65 + alguns gramas para polvilhar

- 1/2 Frango desfiado, previamente estufado ou grelhado, à temperatura ambiente
- 300 gr de Bacon em fatias finas
- 300 gr de Presunto em fatias finas

Também vai precisar de:
- Copo pequeno
- Copo medidor
- Balança de cozinha
- Espátula de cozinha
- Tigelas de plástico
- Pano da loiça lavado
- Tábua de corte + Faca
- Pincel de cozinha
- Forma de fundo amovível (ou panela de inox) com cerca de 35 cm de diâmetro
 
Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do folar, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Num copo pequeno dilua o fermento com a água morna (use apenas água tépida, ligeiramente morna, pois a água quente mata o fermento), misture com uma colher de madeira e deixe reagir durante alguns minutos.
Bata 7 ovos com o azeite, a manteiga amolecida partida em pequenos quadrados e o sal - reserve.

Polvilhe a bancada de trabalho com farinha q.b., coloque a farinha num monte, abra um buraco no meio e adicione gradualmente o fermento diluído na água - use um garfo para misturar os ingredientes. Quando estiverem incorporados, adicione gradualmente e em pequenas porções os restantes ingredientes líquidos. Uma vez misturados, ponha literalmente as mãos na massa: nesta altura a massa está muito elástica e pegajosa, devendo ser trabalhada até se soltar completamente dos dedos. Forme uma bola grosseira e reserve.

Unte uma tigela grande com azeite q.b., coloque a massa no fundo e cubra a tigela com um pano da loiça. Deixe levedar em local tépido até que a massa atinja o dobro do seu volume.

Prepare as carnes do recheio: desfie o frango em pedaços pequenos e corte as fatias finas de bacon e presunto a gosto e reserve.

Assim que a massa tenha levedado, volte a polvilhar a bancada de trabalho com farinha q.b. e estenda/ estique a massa num rectângulo amplo. Disponha as carnes na massa e enrole-a como se fosse uma torta. Termine transformando a massa numa bola, voltando de seguida a colocar a massa na tigela untada de azeite e deixando levedar de novo até dobrar o tamanho.

Aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento apenas em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo). Assim que a massa tenha terminado a segunda levedação, transfira-a para a forma (previamente untada com azeite q.b.), bata 1 ovo e pincele o topo. Leve ao forno previamente aquecido durante 45 a 60 minutos (ou até que a massa esteja totalmente cozinhada e o topo levemente dourado).

Quando o folar sair do forno pincele o topo com azeite q.b. e deixe arrefecer na forma. Desenforme apenas quando totalmente frio.


Bom Apetite e Votos de uma...




6 comentários:

Manuela Bernardo disse...

Adorei a receita... E são estas receita cheias de estórias, amor e paixão que melhor nos preenchem...
São estas as originais... São nestas que está a origem de tudo!
Um beijinho

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

As nossas melhores memórias têm tanto de sabores e aromas bons, não é Manuela? Fico muito feliz que tenha gostado tanto! <3

Obrigada pela sua vista, pelo seu comentário e bom fim de semana!
Beijinho de volta para si

Lia Lemon and Vanilla disse...

Este teu post levou-me a Trás-os-Montes, a Vila Real, a casa da minha avó que tanta falta me faz e que foi um icon precioso na minha vida em termos culinários!!
Amo este folar e as tradicionais bolas transmontanas e fiquei literalmente a salivar e nostálgica...
Um beijinho,
Lia

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Ooohhh, sério Lia? As tuas raízes familiares também são de Trás-os-Montes? A minha avó materna é da pequenina aldeia de Santa-Valha, perto de Valpaços, e ainda temos lá muita família. E tal como tu também tenho na minha querida avó a minha primeira referência culinária. Tem quase 90 anos, está muito esquecida de tudo (culinária incluída), o coração anda muito cansado, mas continua uma divertida!
Fazem-nos muita falta as avós e, tal como as mães, deviam ser eternas, não achas?

Fico super feliz que te tenha conseguido levar de voltar a "casa" e a essas memórias boas de vida com esta receita da minha mãe! Com o que partilhaste comigo neste comentário, ganhei o dia! Um imenso obrigada por isso! <3

Beijinho muito grande e até breve, querida!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Ivete querida,
Vim buscar a receita e vi a tua resposta...
Obrigada!!
Eu é que agradeço o teres partilhado esta sugestão tão chegada ao meu coração.
Um beijinho grande,
Lia

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Oooohhh Lia... Encheste-me o ♥ com as tuas palavras docinhas! Muito obrigada por isso!

Espero que te delicies com este Folar da querida Mãe e uma beijoca do tamanho do mundo, querida!