quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mel Aromatizado | Bio e Medicinal

{ Mel Aromatizado com Tomilho e Limão  &  Mel Aromatizado com Salva }


Todos os Natais preparo alguns mimos DIY para presentear os amigos e familiares mais apreciadores dos prazeres da mesa. Este ano pensei nuns Biscotti para acompanhar o café e/ou o chá mas, infelizmente, pelo segundo ano consecutivo passo a quadra natalícia sem voz e com a garganta dorida e muito irritada. Por isso, em alternativa, resolvi preparar uns mimos biológicos e medicinais que me ajudem a acalmar a garganta, a recuperar a voz e a preparar as pessoas do nosso coração para episódios idênticos ao longo do Inverno que acabou de chegar ao hemisfério norte.

E assim nasceram estes dois méis aromatizados com todos os super poderes do Tomilho, do Limão e da Salva para ajudar a acalmar as gargantas mais irritadas e as tosses mais secas. São super fáceis de preparar e ficam prontos em apenas 15 minutos, garantindo mimos rápidos e prontos a oferecer num ápice. Com uns fios ou fitas giras à volta do bocal do frasco e dentro de um saquinho de papel dão uns mimos bem fofos para oferecer em datas especiais.

O Tomilho e a Salva vêm da nossa pequena horta aromática biológica, o Mel e os Limões bio vêm da quintinha dos pais. Tudo combinado resulta num poderoso remédio natural para tratar afecções da garganta e da voz.
A Salva (ou Sálvia) com as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, ajudam a curar dores de garganta, laringites e amigdalites.
O Tomilho possui propriedades antibióticas e antisépticas, exercendo uma acção extremamente eficaz sobre os estados febris, tosses e constipações. Ajuda a combater o catarro, bronquites e a desobstruir as vias respiratórias. Combinado com a vitamina C que o Limão possui e as propriedades anti-inflamatórias do Mel, torna estas sugestões em fantásticos aliados para tratar rápida, natural e eficientemente as gargantas mais doridas.

Por isso, se (como eu) é tomado regularmente por inflamações da garganta, laringites ou amigdalites experimente as nossas sugestões de hoje e deixe a sua voz afinadíssima para as próximas reuniões de trabalho, dar as boas vindas ao novo ano de 2016 ou simplesmente para continuar a cantar no banho com aquelas notas altas que só você consegue atingir!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 2
Tempo Prep.:  15 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Mel
Vegetariano:

Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Medicinal
Festividade: Natal
Cozinha: Natural

Ingredientes *
 * Quantidades indicadas por unidade (1 frasco)

Para o Mel Aromatizado com Tomilho e Limão:
- 5 gr de hastes (pequenas) de Tomilho fresco, previamente lavadas e secas
- Casca de 1/2 Limão pequeno, previamente lavado e seco
- 250 ml de Mel de excelente qualidade

Para o Mel Aromatizado com Salva:
- 5 gr de folhas de Salva fresca, previamente lavadas e bem secas
- 250 ml de Mel de excelente qualidade

Também vai precisar de:
- Frascos de tampa hermética com 250 ml (encontra os da imagem no hipermercado Continente)
- Pano da loiça
 
Preparação:
De véspera esterilize os frascos que vai usar, utilizando a técnica explicada aqui, aqui e aqui.

Mel Aromatizado com Tomilho e Limão:
Disponha as hastes de tomilho fresco e a casquinha de limão no fundo do frasco previamente esterilizado. Cubra com mel até encher. Coloque a tampa vedando bem e termine batendo (gentilmente) o fundo do frasco sobre a bancada de trabalho coberta com um pano da loiça dobrado.

Mel Aromatizado com Salva:
Disponha as folhas de salva fresca no fundo do frasco previamente esterilizado. Cubra com mel até encher. Coloque a tampa vedando bem e termine batendo (gentilmente) o fundo do frasco sobre a bancada de trabalho coberta com um pano da loiça dobrado.

Deixe repousar durante cerca de 2 semanas para que os sabores e aromas sejam libertados no mel e deguste até 2 a 3 meses após a preparação.
Utilize para adoçar chás ou simplesmente para comer à colher para acalmar a tosse, o catarro ou a garganta irritada.


Bom Apetite e...




Sem comentários: