terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Açúcar de Hortelã HomeMade

A sugestão de hoje é um ingrediente que será usado na preparação da sugestão de Sobremesa de Ano Novo desta cozinha. Partilho-o agora para que, quando o usar daqui a cerca de duas semanas, ele esteja pleno em aroma e sabor.

Após essa data, para além da sugestão que lhe trarei, pode usá-lo para adoçar e aromatizar frutas frescas fatiadas (Ananás ou Morangos, p.e.) ou ainda em chás e na confecção de bolachas e bolos. Huuuuuummmmm, e que delícias ficam com este açúcar!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Outros
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 400 gr de Açúcar refinado
- 8 a 10 pés pequenos de Hortelã fresca

Também vai precisar de:
- Almofariz e pilão
- 1 Frasco de vidro de tampa hermética de 0.5 litros
 
Preparação: 

De véspera esterilize o frasco que vai usar. Lave bem o frasco e a tampa, depois coloque-o numa panela larga com um pano da loiça dobrado no fundo (para garantir que o frasco não se parte) e cubra de água. Leve ao lume e quando a água entrar em ebulição deixe ferver por 15 minutos. Após este tempo, retire o frasco da água com cuidado para não se queimar (use uma pinça de cozinha para efeito) e deixe secar ao ar com a boca do frasco virada para baixo, sobre um pano da loiça limpo. Sugiro que não deite a água fora, deixe-a arrefecer totalmente e use-a para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça - ajude o planeta e o seu bolso, reutilize. Certifique-se que só usa o frasco depois do interior estar bem seco (alguns minutos em forno quente ajudarão neste passo).

Lave os pés de hortelã e seque-os bem, colocando-os no almofariz e desfazendo-os com ajuda do pilão. Quando obtiver uma polpa aromática, adicione aos poucos o açúcar e envolva tudo cuidadosamente com a ajuda de uma colher, até que o açúcar comece a ficar levemente amarelo. Amasse tudo algumas vezes com o pilão.
Coloque o açúcar no frasco, feche bem e não volte a abri-lo até completar 2 semanas. Guarde num sítio escuro e seco
.

Bom Apetite!


Nota: Receita original de Jamie Oliver


2 comentários:

Unknown disse...

:)
Duas questões. Conserva-se quanto tempo? O açúcar de alfazema faz-se da mesma forma?

Beijinho

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Princesa! :)

Quer o açúcar de Hortelã quer o de Alfazema se conservam facilmente por vários meses (desde que guardados em frascos bem fechados e em locais escuros e secos), pois neste caso o açúcar desidrata a Hortelã fresca e no caso do de Alfazema as flores são usadas já desidratadas.
O modo de confecção dos dois açúcar são um pouco diferentes e podes encontrar a receita do de Alfazema aqui http://www.comidacompaixao.com/2013/04/acucar-de-alfazema-homemade.html (neste caso, optei por desidratar as flores no forno para garantir que não houvesse bicharada no açúcar, pois as flores que usei são de produção própria e biológica).

Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijinhos e cont. de boa semana!