sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Folhadinhos de Tomate, Feta, Azeitonas e Manjericão

Esta cozinha está de volta às receitas saborosas! Bom 2016 meus Amigos!

Depois de um final de 2015 e início de ano novo confessamente difíceis de gerir (em tempo e em estado emocional) com as consecutivas hospitalizações da querida Avó devido a problemas cardíacos, regressamos aos casamentos de sabores simples, à comida de conforto e à paz interior que o acto de cozinhar me traz. E que bem nos faz "perder" no que nos dá prazer!

Hoje partilho convosco uma receita que ADORO pelos seus sabores simples e gulosos e pela facilidade com que se prepara e deixa comer. Ficam tão estaladiços e fofos estes Folhadinhos que até as migalhas desaparecem... Pura comida de conforto!

Estas "Almofadinhas de Conforto", como gosto carinhosamente de as apelidar, são perfeitas para qualquer refeição, para comer em casa ou levar para o trabalho, podem ser comidas quentes ou frias (pessoalmente prefiro-as quentes ou morninhas, eheheh...) e são uma perdição! Casam o Tomate com o Manjericão (um casamento de sabores feitos no céu e produzidos na terra!), a textura cremosa e o salgado tão característico do Queijo Feta e o sabor inconfundível das Azeitonas Verdes, tudo envolto numa massa fofa, estaladiça, leve e amanteigada. Tão, mas tãooooo BOM que é (quase) impossível não ficar fã destas delícias!

Aproveite o fim-de-semana que está à porta, relaxe, experimente estes Folhadinhos de babar e depois partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber! ;)





[ Junte-se a nós no Instagram ]


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: N/A
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 2 placas de Massa Folhada
- 125 gr de Queijo Feta

- 2 Tomates pequenos
- 10 a 15 Azeitonas verdes pequenas descaroçadas

- 1 mão cheia de Folhas de Manjericão fresco
- Azeite Virgem-Extra q.b.
- Pimenta Preta moída q.b.
- Água q.b.
- 1 Ovo pequeno batido
- Ervas Finas da Provença a gosto


Também vai precisar de:
- Tábua de corte + Faca + Garfo
- Papel Vegetal q.b.
- Tabuleiro de forno
- Tigelas pequenas
- Pincel pequeno de culinária

Preparação:

Pré-aqueça o forno à temperatura indicada nas instruções da massa folhada que usar (modo de aquecimento em cima e em baixo). Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal q.b. e reserve. Mantenha as placas de massa folhada à temperatura ambiente durante o tempo de preparação do recheio.

Corte o queijo Feta em pedaços pequenos, coloque-os numa tigela pequena e com a ajuda de um garfo esmague em pedaços grosseiros.
Lave os tomates, parta-os ao meio e retire cuidadosamente todas as sementes do interior. Parta cada metade em fatias finas e depois cada fatia em quadrados pequenos. Adicione ao queijo Feta.
Pique grosseiramente as azeitonas verdes descaroçadas e junte também à tigela do queijo. Lave as folhas de manjericão, escorra-as, seque-as bem e pique-as finamente - adicione também aos ingredientes anteriores. Tempere toda a mistura com um fio ligeiro de azeite virgem-extra e pimenta preta acabada de moer a gosto. Envolva tudo com a ajuda de um garfo, até obter uma mistura homogénea. Reserve.

Abra os pacotes de massa folhada e desenrole as placas. Com a ajuda de uma faca grande corte as extremidades das placas redondas de massa de modo a obter dois quadrados. Corte cada quadrado ao meio, de modo a obter quatro rectângulos. *

* Dica: Para evitar o desperdício alimentar, sugiro que com o excedente de massa faça pequenos "enroladinhos" de massa folhada para o pequeno-almoço do dia seguinte. Pique a massa com um garfo, enrole cada excedente de massa sobre si mesmo (sem o papel vegetal) e distribua pelas extremidades do tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Pincele-os também com o ovo batido, leve ao forno juntamente com os folhadinhos e sirva-os frios ao pequeno-almoço acompanhados por uns fios generosos de mel. Huuuuuummmmm... 


Pique a massa com um garfo e distribua a quantidade de recheio pelos quatros rectângulos de massa folhada, usando uma colher de sopa para o efeito e tendo em consideração o esquema da imagem em baixo (considere a linha vermelha como referência imaginária para o meio do rectângulo).
Passe um dedo por água q.b. e humedeça as extremidades de todo o rectângulo de massa (para ajudar a colar as duas partes), depois dobre a parte 1 sobre a parte 2 da massa folhada, junte as pontas de ambas as partes, feche todas as extremidades e com ajuda dos dentes de um garfo pressione para unir e decorar. Repita o processo para os quatro folhadinhos.





Transfira os quatros folhados para o tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal, pincele-os com o ovo batido e salpique os topos com Ervas Finas da Provença a gosto. Leve ao forno até estarem dourados e fofinhos. Sirva bem quentes e fumegantes e...



Bom Apetite!


Sem comentários: