segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sumo Detox

[ de Espinafres, Gengibre, Limão, Laranja e Pêra ]

A proposta desta semana é perfeita para dar as boas-vindas aos dias mais quentes que se avizinham por aí e para refrescar, hidratar, desintoxicar e dar energia ao corpo logo pela manhã.

Os Sumos Detox, mais do que uma moda, são uma forma natural e eficaz de desintoxicar e limpar o organismo. São fáceis de preparar e têm na sua composição vários alimentos (frutas, vegetais, raízes e até sementes) ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam o corpo a eliminar toxinas e a funcionar globalmente melhor. E iniciar a manhã com sumos ou batidos (também conhecidos como smoothies) desintoxicantes - veja outras sugestões aqui, aqui e aqui - é fantástico, pois, para além de serem rápidos de preparar, proporcionam, a curto prazo, um sistema digestivo mais eficiente, um sistema imunitário mais forte, níveis de energia mais altos e também uma melhor hidratação corporal (ajudando a manter a pele com um aspecto mais sadio e até a minimizar problemas cutâneos, como a inestética acne).
Apesar dos benefícios que aqui indicamos, é importante reforçar que estes sumos ou smoothies não devem substituir uma alimentação saudável e equilibrada, tendo, preferencialmente, em consideração a Nova Roda dos Alimentos e também as recomendações daquela que é considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo, a Mediterrânica.

O Sumo que trago hoje é particularmente saciante, nutritivo e possui ainda propriedades anti-inflamatórias trazidas pelo poderoso Gengibre. Tudo nesta proposta está em quantidade q.b., sem sobreposição de sabores, e gosto particularmente do seu sabor final, intensamente vegetal e com ligeiríssimas notas cítricas que o Limão e a Laranja lhe emprestam, rematadas pelo picante subtil do Gengibre.

Experimente esta sugestão e comece os seus dias cheio de boas energias!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 *
Tempo Prep.:  5 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bebidas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 2 copos de Sumo
 
Ingredientes:
 
- 2 mãos cheias de Espinafres frescos
- 1 copo de Água
- 1 pedaço com cerca de 3 a 4 cm de Gengibre fresco, descascado e fatiado finamente
- Sumo de 1/2 Limão pequeno
- Sumo de 1/2 Laranja grande
- 1 Pêra grande, com casca, sem pé, sem caroços e fatiada finamente
- 1 colher de sopa de Mel

 Também vai precisar de:
- Escorredor de vegetais
- Copo de água
- Tábua de corte + Faca
- Copo medidor
- Liquidificador, Robot de cozinha ou Varinha Mágica + copo
- Colher de sopa
- Passador pequeno
 
Preparação:
Lave e escorra os espinafres colocando-os no copo do liquidificador. Adicione a água, o gengibre, o sumo de limão, o de laranja, a pêra e o mel. Transforme tudo em sumo e antes de verter para os copos, use o passador para filtrar a polpa.

* Dica: Pode preparar este sumo antes de dormir deixando-o pronto a beber ao pequeno-almoço. Cubra os copos com película aderente q.b., deixe repousar no frigorífico e no dia seguinte de manhã o sumo estará bem fresco e pronto a beber, mesmo antes de iniciar a sua rotina diária.


Bom Apetite!


Sem comentários: