sábado, 13 de abril de 2024

Sunomono com Cenoura

ADORO esta salada japonesa agridoce de pepino e cenoura! Usualmente é servida como entrada em restaurantes japoneses e é daqueles pratos de comer e chorar por mais, sem parar até ver o fundo à taça e lamber os pauzinhos no final!

Pedi o nome e a receita desta saladinha no restaurante de sushi onde costumo ir, mas nunca partilharam comigo, por isso, determinada a encontrar o que queria, fiz as minhas pesquisas e achei!

Chama-se sunomono, ou mais completo, kyuri no sunomono e é uma variedade de namasu preparada com pepino e esta, em particular, com cenoura para contraste de texturas. Namasu é um prato japonês feito com vegetais crús, finamente fatiados e marinados em vinagre (su em japonês). Sunomono é a palavra japonesa que se refere a todos os pratos marinados ou com base ácida de vinagre.
A palavra namasu deriva da combinação das palavras nama (cru) e su (marinado em vinagre). Namasu consiste em fatias bem finas de vegetais ou marisco marinados em vinagre de arroz, quase como se fossem pickles. No entanto, apesar de similares, sunomono e namasu são pratos bastante diferentes. Os ingredientes de ambos são os mesmos, mas a principal diferença reside no tempo que cada um deles marina no vinagre de arroz.
No sunomono o vinagre atua como um molho enquanto no namasu os ingredientes ficam a marinar durante horas. Por isso, um prato chamar-se sunomono ou namasu depende exclusivamente do tempo em que os ingredientes ficam a marinar no meio ácido do vinagre de arroz.

Nomenclaturas e diferenças clarificadas, confesso que esta é a altura do ano em que me dá mais prazer comer esta salada porque os dias começam a ficar mais quentes e a pedir comidas mais frescas, leves, cheias de sabor e, preferencialmente, para mim, que adoro, ricas em texturas contrastantes.

Aproveite a sugestão deste sunomono rico em fibras, antioxidantes, cálcio, potássio, vitaminas A e K e (beta)carotenos, super fácil e rápido de preparar e, quando fizer aí em casa, partilhe comigo o que achou desta saladinha japonesa!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas:        2
Tempo Prep.:     30 m.
Dificuldade:       * (Fácil)
Ingr. Principal:   Vários
Vegetariano:       Sim
Para Crianças:    Sim
Tipo Prato:         Saladas
Festividade:        N/A
Cozinha:             Japonesa


Ingredientes:   
- 1 Pepino pequeno cortado em fatias bem finas
- Sal marinho q.b.
- 2 Cenouras pequenas cortadas em fatias bem finas  
- 3 colheres de sopa de Vinagre de Arroz (usei da marca portuguesa Paladin)
- 1 colher de sopa rasa de Açúcar branco
- 1 colher de sobremesa de Molho do Soja (Shoyu)
- 1 a 2 colheres de sopa de sementes de Sésamo
 
Também vai precisar de:
- Tábua de corte + faca
- Mandolina
- Relógio de cozinha
- Descascador de legumes
- Colheres e chávena de chá
- Micro-ondas

Preparação:  
Comece por lavar os legumes e aparar as pontas. Usando a mandolina com a lâmina de corte mais fina, fatie o pepino em rodelas para um recipiente e adicione sal marinho q.b.. Envolva tudo, cubra com um prato ou uma tampa e reserve durante 5 a 10 minutos, de modo a que o pepino liberte os seus sucos mais indigestos.

Enquanto este tempo de repouso decorre, descasque as cenouras (ou numa alternativa mais sustentável e sem desperdício, lave-as bem apenas) e corte-as em rodelas finas usando de novo a mandolina. Reserve na taça em que vai servir a salada.

Numa chávena de chá, adicione o vinagre de arroz e o açúcar e leve ao micro-ondas por 10 a 20 sgs., em potência alta. Retire e mexa para ajudar a dissolver o açúcar. Adicione de seguida o molho de soja (shoyu) e volte a mexer.

Após o tempo de repouso, escorra a água do pepino espremendo-o com as mãos e depois, opcionalmente, passe-o por água corrente abundante para limpar todo o sal em excesso que ainda possa existir. Volte a espremer e escorrer o pepino e coloque-o na taça das cenouras.

Tempere com o molho de vinagre de arroz, açúcar e molho de soja, envolvendo com cuidado e deixe repousar por 5 a 10 minutos (tapado). Termine adicionando as sementes de sésamo e envolvendo tudo gentilmente. Sirva de seguida e...

 
Bom Apetite!


Sem comentários: