sábado, 2 de maio de 2015

Quadrados de Limão e Tomilho com Cobertura de Chocolate Branco

| SEM Glúten |

A sugestão de hoje é inspirada numa das primeiras receitas que aprendi a fazer. Talvez por isso a tenha escrito na primeira página do meu primeiro livro de receitas, redigida com letra de menina, redondinha, pequenina e cuidadosamente desenhada. Ao lê-la lembrei-me de imediato da consistência da massa desse bolo, fofo, leve e com intenso sabor a Laranja. Uma base perfeita para recriar memórias antigas com sabores do presente!

A receita que vos trago hoje tem andado a marinar na minha cabeça há algumas semanas e foi guardada para celebrar duas datas que me enchem o coração de carinho: o Dia da Mãe e o 2º Aniversário deste blog.

Como partilho brevemente na introdução da nossa cozinha, foi pelas mãos dos dois pilares da minha vida (as minhas queridas Mães: a Mãe-Mãe e a Mãe-Avó) que me apaixonei pela cozinha. Foi com elas que aprendi e ainda aprendo truques e dicas, é com elas que troco ideias culinárias e que me perco em provas de sabores mais tradicionais. Foi também com elas que aprendi que o erro é um passo fundamental da aprendizagem e que por isso não há lugar a vergonhas ou culpas quando acontece. Lembro-me da primeira vez que fiz sozinha o Pudim da Avó para levar para um fim de semana no Alentejo... O Pudim ficou lindo, mas esqueci-me de lhe juntar o açúcar. Fiquei inconsolável! Dessa experiência guardei as palavras das queridas Mães... "Filha, mesmo sem açúcar o pudim satisfez a gula de todos e não sobrou nada. Ficou mais saudável desta vez! Para a próxima é garantido que não te esqueces, não tem mal o erro!" E assim foi. Aprendi com o erro e nunca mais me esqueci do açúcar.
Amanhã é o dia delas. De celebrar todo o amor que sentem por mim e eu por elas e, principalmente, por as ter na minha vida, exactamente como são. Mulheres guerreiras de corações sem fim!

Mas hoje o dia é nosso! Dois anos de COMIDAcomPAIXÃO, a combinar sabores ao sabor das estações, a criar receitas pelo que me vai na alma (e no desejo), a fotografar o resultado final e a criar histórias com as imagens... Dois anos desta cozinha cada vez mais cheia de gente gira, aqui no blog e nas nossas redes sociais... OBRIGADA a cada um de vós por nos acompanharem, porque isto sem vocês não faz mesmo sentido nenhum!  

E é com estes Quadrados maravilhosamente simples que celebramos! Mantêm a essência da receita original, com toda a frescura dos citrinos, mas com maior intensidade de sabores. Basta cheirá-los para saber que são de Limão, basta apenas uma migalha para sentir o ácido cítrico que nos faz salivar de imediato. A massa manteve-se fofa, leve e gulosa como a do passado, mas agora no presente encheu-se de tentação com o casamento sublime entre o Limão, o Tomilho e o Chocolate Branco... Sejam bem-vindos à frescura da Primavera numa dentada!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 5 *
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para cerca de 16 Quadrados
 
Ingredientes:
 
- Manteiga Sem Sal q.b.
- 4 Ovos médios
- Sal Marinho q.b.
- 200 gr de Açúcar Amarelo
- Sumo de 2 Limões médios
- 200 gr de Farinha Sem Glúten *
  * Em alternativa à farinha sem Glúten, pode usar 200 gr de Farinha convencional sem fermento
- 10 gr de Fermento Sem Glúten *
  * Em alternativa ao fermento sem Glúten, pode usar 1 colher de chá (bem cheia) de Fermento químico em pó
- 8 gr de Tomilho-Limão fresco
- 200 gr de Chocolate Branco Sem Glúten *
  * Em alternativa ao chocolate branco sem Glúten, pode usar 200 gr de chocolate branco convencional para culinária
- Sementes de Papoila q.b.

 Também vai precisar de:
- Tabuleiro de inox com cerca de 30 x 20 cm
- Papel vegetal q.b.
- Balança de cozinha
- Duas tigelas plásticas grandes
- Batedeira eléctrica
- Peneira de rede fina
- Espátula de cozinha ou Salazar
- Faca grande
 
Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Recorte 2 rectângulos de papel vegetal, um da largura e outro do comprimento da forma que vai usar, de modo a que sobrepostos formem uma cruz cujas laterais sejam mais altas que as paredes da forma. Unte o fundo e paredes da forma com algumas nozes ligeiras de manteiga e disponha o primeiro rectângulo. Repita o passo anterior, agora sobre o rectângulo anteriormente colocado na forma, e disponha o segundo rectângulo de papel vegetal. * Reserve.

* Dica: Os passos anteriores servem para manter seguros os rectângulos de papel vegetal, para que quando verter a massa para a forma não corra o risco do papel se mover ou soltar. O excedente de papel deixado nas laterais da forma irão permitir-lhe levantar o bolo sem o danificar na altura de desenformar.

Ligue o forno a 170º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo).

Separe as gemas das claras, colocando as gemas numa tigela e as claras noutra. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal marinho, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes, junte-lhes 3 ou 4 colheres de sopa do açúcar que vai usar nesta receita, continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro ou merengue). Reserve.

Bata o restante açúcar com as gemas até obter uma massa esbranquiçada. Adicione o sumo de limão aos poucos e bata em velocidade baixa até incorporar. Aumente depois para velocidade alta até obter uma mistura homogénea, líquida e a formar bolhas de ar. Adicione aos poucos a farinha misturada com o fermento e previamente peneirada, batendo em velocidade baixa. Uma vez adicionada toda a farinha, aumente para velocidade alta e bata até obter uma massa suave e a formar de novo bolhas de ar. Adicione as folhinhas do Tomilho-Limão previamente lavadas e bem secas (use apenas as folhas, descartando os caules) e envolva suavemente com ajuda da espátula. De seguida, adicione gradualmente as claras batidas em castelo, envolvendo suavemente com a espátula (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa incorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).

Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos (para que a massa não abata, não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se está cozinhada (se ao retirar o palito estiver totalmente seco, o bolo está cozinhado).

Quando o tempo de cozedura estiver quase a terminar, derreta o chocolate branco em banho maria e verta-o no topo do bolo assim que este saia do forno, ajudando a nivelar com uma espátula. Decore com sementes de Papoila a gosto. Quando o bolo e o chocolate estiverem mornos use a ponta de uma faca para ajudar a separar o papel vegetal do chocolate. Deixe arrefecer completamente antes de desenformar.

Desenforme, pegando no excedente de papel vegetal que deixou fora da forma. Corte em quadrados, usando uma faca grande com a lâmina morna (passe-a por água quente, secando antes de cada corte) para cortar o chocolate sem o partir.

Sirva com ♥ e...


Bom Apetite!


2 comentários:

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Ivete!
Antes de mais deixa-me dar-te os Parabéns pelo 2º aniversário deste teu cantinho. São sempre boas de festejar estas datas, principalmente quando as nossas partilhas são feitas por amor, com paixão e muito gosto pelo que fazemos. Que venham muitos mais anos de deliciosas partilhas e sugestões.
Em segundo lugar deixo um beijinho às tuas mamãs que tiveram o dom de te incutir o gosto pela cozinha e pelos tachos. São lindas as tuas palavras que a elas dedicas. Estima-as e valoriza-as, pois elas merecem e devem estar muito orgulhosas pelo teu talento.
Em último lugar, um grande WOW para estes quadradinhos deliciosos de limão, que eu já tinha visto a passear-se pelo Insta e que me deixaram com água na boca. Dá para perceber o quanto eles ficaram fofos e só de imaginar o cheirinho refrescante do limão, fico cheio de vontade de ir reproduzir esta receita. :) Adorei tudo e as imagens estão lindas.
Beijinho e bom fim de semana.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Célio! :)

Muito OBRIGADA pelas tuas palavras cheias de carinho e pelo teu desejo de felicidades para esta cozinha!

Fico muito feliz que tenhas gostado desta sugestão, do aspecto final deste bolo fofo e, claro, das fotografias. Estes Quadradinhos têm-se passeado nas redes sociais cheios de leveza e com cheiro intenso a Limão, à espera de quem os queira provar, kkkk... São uns provocadores, estes Quadrados tentadores!
Se os experimentares, por favor partilha comigo o que achaste, que vou adorar conhecer a tua opinião!

Beijinho grande de volta para ti e desejos de uma óptima semana!