quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pudim de Ovos da Avó Alzira [ e uma homenagem de vida ]

A sugestão que hoje partilho é uma receita de família com mais de 60 anos e conhecemo-la pelas mãos da (minha) tão querida Avó Alzira.

Com quase 90 anos, nascida em Trás-os-Montes, a Avó Alzira sempre foi uma mulher dotada para a culinária. Acredito que a necessidade lhe tenha aguçado o engenho e o talento, pois começou a trabalhar ainda criança, nunca tendo frequentado a escola. Ainda hoje não sabe ler nem escrever e, talvez por falta de exercícios e estímulos mentais banais aos letrados, esteja tão esquecida de tudo, até das suas próprias receitas.
O seu enorme coração bate pelo estímulo eléctrico de um pacemaker, as pernas falham de quando em vez, mas a sua fantástica boa disposição e humor mantêm-se inalterados. De espírito vivaz, a história de vida desta senhora a quem me orgulho chamar Avó, daria decerto uma biografia recheada de aventuras e desventuras, temperadas com muitas gargalhadas e outras tantas lágrimas.
Muitas das minhas melhores memórias de vida são com ela e muito do que sou enquanto pessoa devo-o também a ela. Obrigada por tamanho amor, minha tão querida e adorada Avó!

O Pudim de Ovos que hoje vos trago foi confeccionado pelas mãos igualmente dotadas da querida Mãe para o almoço do passado Domingo e é ela que o prepara há já alguns anos para as datas especiais da nossa família, devido à idade e saúde da Avó. Obrigada Mãe do meu coração por o preparares e me permitires partilhá-lo nesta cozinha!

Partilho esta receita de família convosco em jeito de homenagem de vida, em vida, a esta tão querida avó Alzira, a minha, que poderia ser também a vossa, pedindo-vos que a homenageiem quando prepararem este Pudim e que lhe mantenham o nome quando o apresentarem à vossa mesa: que este seja sempre o Pudim de Ovos da Avó Alzira!




 
Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 6
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Ovos
Vegetariano:



Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes:
- 240 gr de Açúcar branco
- Água q.b.
- 1 copo (com volume de 300 ml) de Ovos médios *
  * A medida corresponderá a 5 ou 6 Ovos médios
- 300 ml de Leite Meio Gordo
  * A medida corresponde ao volume total do copo que usar como medida

Vai também precisar de:
- Balança de cozinha
- Forma de Pudim para Banho Maria em Alumínio (com tampa) com 18,5 cm de diâmetro
- Copo com 300 ml de volume
- Batedeira + Tigela média de plástico
- Panela de Pressão

Preparação:
* Nota: A receita original da Avó usava como única medida um copo de 300 ml de volume para os ovos, o açúcar e o leite. As quantidades acima indicadas foram convertidas para maior comodidade.

* Dica 1: Caso pretenda usar uma forma de pudim de maior diâmetro, duplique a quantidade dos ingredientes.

Comece por fazer o caramelo com que vai untar toda a forma (fundo e paredes), juntando 100 gr de açúcar branco (que deverá retirar da quantidade indicada na lista de ingredientes) e água a cobrir o açúcar. Leve a lume baixo a médio, mexendo até obter uma cor ligeiramente dourada e lhe cheirar a caramelo (se tiver um termómetro de culinária, o ponto de caramelo será obtido aos 150º C). *

* Dica 2: Pode fazer o ponto de caramelo directamente na forma, caso tenha um fogão convencional ou, caso tenha uma placa vitrocerâmica ou de indução, faça-o numa panela pequena e depois escorra-o para a forma, untando cuidadosamente fundo e paredes.

* Dica 3: Conheça os vários pontos do açúcar aqui.

Bata os ovos, o leite e a restante quantidade de açúcar até obter uma mistura homogénea. Verta o líquido obtido para a forma previamente untada com o caramelo e coloque a tampa, vedando-a com os ganchos laterais. Coloque-a dentro da panela de pressão e adicione água até cobrir meia altura da forma (não verta a água por cima da forma, mas pelas laterais). *

* Dica 4: Adicione 1/2 limão à água da panela de pressão para evitar que o interior da panela escureça ou fique manchado.

Feche bem a panela de pressão e leve a lume médio a alto até atingir pressão. Assim que tenha atingido pressão, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar por 15 minutos. Após este tempo, desligue o lume, deixe sair a pressão e retire a forma de dentro da panela, deixando-a arrefecer completamente. Assim que a forma esteja fria, guarde-a no frigorífico até ao momento de servir.

Poucos antes de servir, desenforme o pudim (escorrendo bem o caramelo) e delicie-se!


Bom Apetite!


4 comentários:

isabel f. disse...

esse sempre foi o pudim o pudim de cá de casa :)
pudim de copo
1 copo de ovos
1 copo de açucar
1 copo de leite
nada mais simples e delicioso!!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

A sério, Isabel? :D E onde obteu a receita deste "Pudim de Copo"? (Adorei o nome que lhe deu...) É uma receita de família, foi partilhada consigo por uma amiga ou por um familiar?

Esta receita sempre fez parte das festas da nossa família, aniversários, festas religiosas, refeições de família e reuniões de amigos, etc., e, como explico na introdução a esta receita, conhecemo-la pelas mãos da Avó, que serviu em várias casas particulares do Porto e foi cozinheira profissional em Lisboa. Sei que teve uma madrinha como perceptora e mentora em Lisboa, mas desconheço o nome da senhora, e hoje a memória da avó está tão deteriorada que há muitas informações que ficam, infelizmente, completamente em branco na sua história de vida. Se calhar ainda descobrimos laços de proximidade (ou de família) por causa deste delicioso Pudim! :D

Beijinho grande, obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! Volte sempre, que gosto de a ter por cá!

uma pitada disse...

Gosto tanto destas receitas antigas e com história <3 vou levar :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Fico muito feliz que tenha gostado desta sugestão e da história que a acompanha, Uma Pitada de Noz Moscada! ♥
Leve, experimente e depois diga-me o que achou. Vou gostar de saber!

Obrigada pelo seu comentário, beijinho grande e votos de boa semana! :)