domingo, 26 de abril de 2015

Brigadeiros Fingidos

Vegetarianos | Crudívoros | SEM Glúten | SEM Açúcar

Em dias cinzentos e chuvosos só me apetece ficar em casa, enroscada numa manta e rodeada de livros, a ouvir a chuva cair lá fora. Este sábado foi um desses dias. A Primavera, temperamental, escondeu o sol e o céu azul e concedeu-nos um dia de ronha caseira forçada. E por muito que me queixe da chuva e do vento, é à segunda-feira que agradeço o descanso e a paz de espírito que dias assim me trazem.

Estendo-me na chaise longue mesmo ao lado da janela, enrolada na manta castanha fofinha e deixo o tempo passar, medido apenas pelo número de páginas que devoro. Era tão bom que também o estômago e a gula se saciassem assim!
Quando a leitura já vai longa surgem-me desejos gulosos na mente... "Apetece-me um doce... Podia ser um quadradinho de Chocolate, ou um CupCake, ou uma fatia de Bolo fofinho..." Depois penso que não posso ceder à gula, que quero continuar a caber naqueles jeans justinhos e que está a chegar o Verão... Que uma mulher (esta mulher, entenda-se), a caminho dos quarenta, tem de saber dominar o espírito guloso que a enche de tentações. Rrrrrr... Leio mais uns parágrafos e a coisa acalma. Mudo de capítulo e lá vem de novo a gula atacar de mansinho. Chega! Fecho o livro e dirijo-me à cozinha determinada. "Um chá! E chega!" Mas sendo totalmente honesta nunca chega... Afinal, uma mulher que nunca foi petit (esta mulher, entenda-se) precisa de se alimentar, certo?

E é assim que surge a sugestão de hoje, de um desejo por coisas docinhas mas sem querer que o pecado do açúcar me torture na próxima vez que me encontrar com a balança.
Estas bolinhas energéticas, ou Brigadeiros Fingidos como lhes chamei, são incrivelmente doces, saciantes e estão cheias de bons nutrientes. Têm um leve sabor a Coco, trazido pelo Óleo de Coco Virgem, são cremosas, macias e cheias de texturas contrastantes... Da Cenoura, dos Pistácios e das Sementes de Chia e Sésamo. E são literalmente uma perdição!

Só lhes encontro um ligeiro defeito... Desaparecem num instante!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4 *
Tempo Prep.:  15 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Snack
Festividade: N/A
Cozinha: Vegetariana

* Receita para cerca de 16 Brigadeiros
 
Ingredientes:
 
- 3 colheres de sopa (cheias) de Óleo de Coco Virgem
   * Dica: Encontra o Óleo de Coco Virgem em lojas de produtos biológicos ou naturais
- 5 colheres de sopa (cheias) de Sementes de Sésamo
- 120 gr de Tâmaras Secas sem caroço
- 60 gr de Alperces Secos
- 60 gr de Arandos Desidratados
- 1 Cenoura grande (ou 2 pequenas), descascada e cortada em rodelas finas
- 20 gr de Miolo de Pistácios sem sal (ou de Miolo de Noz ou de Miolo de Amêndoas)
- 2 colheres de chá (cheias) de Sementes de Chia

 Também vai precisar de:
- 2 Tigelas cerâmicas
- Fervedor eléctrico
- Frigideira anti-aderente pequena
- Prato cerâmico pequeno
- Colher de sopa + colher de chá
- Robot de cozinha
- Espátula ou Salazar
- Colher medidora pequena
- Película aderente q.b.
- 16 Forminhas pequenas de papel
 
Preparação:
Como é comum o óleo de coco virgem se encontrar sólido, sugiro que mergulhe o fundo do frasco numa tigela com água bem quente durante alguns minutos para que o óleo esteja líquido quando for usar.

Aqueça a frigideira anti-aderente em lume médio e quando estiver moderadamente quente retire-a do lume directo, adicione as sementes de sésamo e deixe tostar levemente durante cerca de 30 segundos - agite a frigideira com frequência para que as sementes não queimem nem aqueçam demasiado.* Assim que estejam levemente douradas, retire-as para um prato cerâmico pequeno e deixe arrefecer totalmente. 

* Dica: Ao tostar as sementes em temperaturas altas (superiores a 100º C) ou durante largos minutos (mesmo que a temperaturas inferiores) estas irão perder todas as suas características nutritivas ricas em vitaminas de complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco, etc.. Por isso, siga os passos indicados em cima para manter inalterados os nutrientes deste alimento.

Triture as tâmaras, os alperces, os arandos e a cenoura no robot de cozinha até obter uma mistura fina. Adicione o óleo de coco em fio e misture em velocidade alta durante cerca de 2 minutos. Junte o miolo dos pistácios e misture em velocidade baixa durante 30 segundos. Transfira o puré para uma tigela com a ajuda da espátula e misture as sementes de Chia, ajudando com a mão (húmida) a incorporar.

Use uma colher medidora pequena para retirar porções do puré obtido e molde (com as mãos ligeiramente molhadas) bolinhas do tamanho de nozes. Passe cada uma pelas sementes de sésamo torradas, fazendo pressão para que adiram bem à superfície. Coloque cada bolinha numa forminha de papel.
Para obter uma consistência mais firme, deixe repousar os Brigadeiros Fingidos no frigorífico durante cerca de 15 minutos e cobertos com película aderente. Utilize o mesmo método para conservar os que sobrarem.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Carla Bardi e adaptada pela cozinheira da casa


Sem comentários: