domingo, 21 de dezembro de 2014

Mimos de Natal | Sugestões Simples para Degustar

Com o Natal à porta trago-vos 3 sugestões para as prendas de última hora, simples e rápidas de preparar e cheias de sabores bem portugueses. São mimos DIY especialíssimos para aqueles amigos e familiares amantes do "bom comer", que se perdem com as delícias da mesa e que adoram os prazeres simples da nossa gastronomia e dos nossos excelentes produtos.

Preparados com muito e em menos de 30 minutos, o Sal Aromatizado com Orégãos, o Queijo de Cabra em Azeite e Orégãos e o Azeite Aromático com Especiarias e Ervas Aromáticas que hoje partilho prometem fazer as delícias de quem os receberem e deixar de coração quentinho quem os oferecer!

E porque esta quadra só faz sentido quando damos e recebemos amor, amizade e boas energias, desejo a todos quantos nos visitam e acompanham regularmente (aqui no blog e nas redes socias do Facebook, YouTube, Instagram e Bloglovin') um Santo Natal e um Fantástico Ano Novo!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 1
Tempo Prep.:  15 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Temperos e Petiscos
Festividade: Natal
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes *
 * Quantidades indicadas por unidade (1 frasco e 1 garrafa)

Para o Sal Aromatizado com Orégãos:
- 1 colher de sopa (cheia) de Orégãos Secos
- 3 colheres de sopa (cheias) de Sal Marinho

Para o Queijo de Cabra em Azeite e Orégãos:
- 200 ml de Azeite (de boa qualidade e de acidez reduzida)
- 6 a 7 colheres de café (cheias) de Orégãos Secos
- 1 Queijo de Cabra Curado de boa qualidade (usei da Quinta da Lapa)

Para o Azeite Aromatizado:
- 1 dente de Alho pequeno
- 6 Grãos de Pimenta (Preta e/ ou Rosa)
- 2 hastes de Rosmaninho biológico fresco
- 2 a 3 hastes de Tomilho biológico fresco
- 250 ml de Azeite (de boa qualidade e de acidez reduzida)


Vai também precisar de:
- Frasco de tampa hermética com 50 ml (encontra os da imagem na loja Casa)
- 2 Tigelas de sopa + colheres
- Frasco de tampa hermética com 200 ml (encontra os da imagem na loja Espaço Casa)
- Papel de rolo de cozinha q.b.
- Tábua de corte + faca
- Funil pequeno
- Garrafa de tampa hermética com 250 ml (encontra as da imagem na loja Casa)


Preparação:
De véspera esterilize os frascos e garrafa(s) que vai usar, utilizando a técnica explicada aqui, aqui e aqui.




Numa tigela de sopa deite os orégãos secos e esfregue-os contra os dedos várias vezes para que o aroma se intensifique. Adicione o sal marinho e repita o processo anterior com os dedos. Encha o frasco e decore com uma pequena flor de orégãos no topo. Feche o frasco, deixe repousar durante 1 semana para que o sabor e aroma dos orégãos impregne o sal marinho e deguste como tempero para saladas, peixe e carnes vermelhas!





Corte o queijo em quartos e cada quarto ao meio (de modo a obter um corte em estrela com 8 fatias) - reserve. Cubra o fundo do frasco com um fio de azeite, adicione-lhe uma pitada de orégãos secos (esfregue-os contra os dedos várias vezes para que o aroma se intensifique) e mexa com ajuda de uma colher pequena. Coloque o queijo no interior do frasco e afaste as fatias entre si. Adicione mais duas a três pitadas (generosas) de orégãos por cima das fatias do queijo e cubra com azeite até que o queijo esteja completamente coberto. Adicione os restantes orégãos ao topo do azeite e decore com uma pequena flor de orégãos no topo.
Feche o frasco, deixe repousar durante 2 a 3 semanas para que o sabor e aroma dos orégãos impregne o queijo de cabra e delicie-se com este petisco tão simples quanto saboroso!





Descasque o dente de alho e coloque-o na garrafa (inteiro ou cortado ao meio - se optar por o cortar ao meio, retire-lhe o gérmen usando a técnica explicada na dica 1 desta receita). Adicione os grãos de pimenta, o rosmaninho * e o tomilho * e encha a garrafa com azeite, usando um funil pequeno, até cobrir totalmente as ervas aromáticas.

* Dica: Deverá cortar previamente as hastes de ervas aromáticas, de modo a ficarem da altura do volume máximo da garrafa para que fiquem totalmente imersas no azeite. Passe-as depois por água corrente, escorra-as, enrole-as em folhas de papel de rolo de cozinha e coloque-as no microondas durante 10 a 20 sgs. Com este passo irá secar as aromáticas e o calor ajudará a intensificar o aroma de cada uma delas para que se impregne no azeite mais facilmente.

Feche o frasco, deixe repousar durante cerca de 3 semanas para que os sabores e aromas se misturem no azeite e deguste até 3 meses após a preparação.


Boas Festas!


Sem comentários: