sábado, 6 de dezembro de 2014

Bolo de Alperces e Amêndoas com Calda de Açafrão

Eis uma belíssima forma de dar as boas vindas ao mês de Dezembro, à quadra natalícia e uma razão mais que perfeita para ligar o forno e deixar o calor inundar a cozinha e o coração!

Proponho-vos um bolo rústico, denso e rico, recheado de sabores surpreendentes e inesperados, com Alperces hidratados em Especiarias, Amêndoas levemente tostadas e, no final, banhado numa Calda de Açafrão harmonizada com o sabor e aroma fresco da Flor de Laranjeira.

Se esta tentação surpreende pelos ingredientes inusitados, a surpresa é ainda maior na altura de comer: pela festa de sabores que nos traz ao paladar e pelo conforto que nos proporciona à alma, como só as delícias e os prazeres simples da vida nos fazem sentir!

Boas Festas, Amigos!





[ Junte-se a nós no Instagram ]


Nº Pessoas: > 5
Tempo Prep.:  180 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Frutos Secos
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: Natal
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 1 Laranja (Raspa + Sumo)
- 180 a 183 gr de Açúcar Amarelo
- 1 Vagem de Baunilha
- 1 Pau de Canela
- Noz-Moscada q.b. acabada de moer
- 3 Grãos de Cardamomo
- 200 gr de Alperces Secos
- 120 gr de Miolo de Amêndoas Laminadas
- 4 Ovos médios
- 1 pitada de Sal Marinho
- 125 gr de Manteiga sem Sal + alguns gramas para barrar a forma
- 250 gr de Farinha Integral para Bolos (usei da Nacional)
  * Para uma versão Gluten Free, em alternativa à farinha integral pode usar 200 gr de Farinha sem Glúten
- 1 colher de chá (bem cheia) de Fermento em Pó
  * Para uma versão Gluten Free, em alternativa ao fermento em pó pode usar 5 gr de Fermento sem Glúten
Para a Calda de Açafrão:
- 4 colheres de sopa (cheias) de Água fervente
- 2 gr de Açafrão em Estames
- 1 1/2 colher de sopa (cheia) de Água de Flor de Laranjeira (para culinária)
- 100 ml de Mel de Flor de Laranjeira




Vai também precisar de:
- Ralador fino
- Espremedor
- Balança de cozinha
- Caixa larga de plástico
- Almofariz + Pilão
- Frigideira antiaderente pequena
- Tigelas grandes
- Passador ou peneira de rede fina
- Batedeira ou robot de cozinha
- Salazar ou espátula
- Rolo de papel de cozinha
- Tábua de corte + faca
- Forma rectangular, estilo Bolo Inglês
- Fervedor eléctrico
- Tigela pequena refractária
- Copo medidor
- Pincel de culinária

Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Lave e seque a laranja, rale toda a casca com a ajuda de um ralador fino (sem deixar chegar à parte interior branca, pois é amarga) e reserve. Esprema o sumo e verta-o para uma caixa funda de plástico - prove o sumo da laranja e verifique a acidez e a doçura. Se o sumo da laranja for ácido e pouco doce adicione-lhe 2 a 3 gr de açúcar amarelo, mexendo com uma colher para ajudar a dissolver.
De seguida, adicione 1 vagem de baunilha (aberta longitudinalmente e com as sementes extraídas com ajuda da faca), 1 pau de canela partido ao meio e uma pitada generosa de noz-moscada moída na altura. Esmague levemente cada grão de cardamomo e extraia as sementes para dentro do almofariz, reduzindo-as a pó com o pilão - adicione também ao sumo. Mexa tudo com uma colher e leve ao microondas durante 20 sgs. Adicione os alperces e deixe repousar, virando-os de vez em quando - reserve.

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio/ alto e quando estiver bem quente junte o miolo de amêndoas laminadas. Deixe torrar levemente em lume baixo/ médio, agitando com frequência para que não queimem. Assim que estiverem levemente douradas, retire-as da frigideira e deixe arrefecer completamente. Reserve.

Unte a forma com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com um pouco de farinha integral - reserve.

Coloque 200 gr de farinha (previamente peneirada) * e o açúcar em cada uma das tigelas grandes, retirando ao açúcar 2 a 3 colheres de sopa para um outro recipiente pequeno. Adicione à farinha o fermento e reserve.

* Dica: Os restantes 50 gr de farinha (também peneirados) deverão ser reservados numa tigela pequena.

Separe as gemas das claras, colocando as gemas na tigela do açúcar e as claras noutra tigela vazia. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes, junte-lhes as 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar que reservou anteriormente, continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro ou merengue). Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma pasta granulosa. Adicione a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter uma massa esbranquiçada.

Ligue o forno a 180º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo).
 
Adicione gradualmente a farinha com o fermento ao preparado anterior e bata até que a massa se apresente granulosa e compacta. Junte metade das claras em castelo e bata até obter uma massa suave e a formar bolhas de ar - reserve. Adicione 90 gr de miolo de amêndoas e incorpore na massa com a ajuda da espátula (reserve os restantes para decoração).

Retire os alperces do sumo e seque-os com papel de cozinha. Corte-os em quartos e passe-os pela farinha reservada anteriormente. Peneire os alperces, retirando o excedente de farinha e incorpore-os na massa do bolo. Adicione o resto das claras com a ajuda da espátula, envolvendo tudo suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa incorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).

Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula, pressionando a massa contra o fundo da forma. Decore o topo da massa com os 30 gr restantes de miolo de amêndoas. Leve ao forno cerca de 40 a 45 minutos (para que a massa não abata, não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se está cozinhada (se ao retirar o palito estiver totalmente seco, o bolo está cozinhado).

Prepare a calda assim que colocar o bolo no forno, para que esteja totalmente fria na altura de usar. Numa tigela refractária deite a água fervente e os estames de açafrão e mexa suavemente. Junte de seguida a água de flor de laranjeira e o mel (é possível que quando abrir o frasco o mel se encontre cristalizado, por isso, mergulhe o fundo do frasco em água fervente durante alguns minutos). Mexa tudo até que o mel esteja completamente incorporado e reserve.

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno, desenforme cuidadosamente e verta a calda fria sobre o bolo quente e pincele as laterais do bolo com a calda restante. Sirva com o seu chá preferido e...


Bom Apetite!


2 comentários:

MJ disse...

este bolo parece delicioso!
parabéns pelo teu trabalho, as tuas fotografias são lindas ;)

Ivete Pereira Hipólito [ blog COMIDAcomPAIXÃO ] disse...

Querida MJ, obrigada pela tuas visita e pelo teu comentário! <3
Sou suspeita, mas este bolo é uma tentação! Fica tão guloso que desaparece num ápice e aquela calda, aiiiii... Que perdição! Experimenta-o, acho que vais gostar mesmo muito! ;)

Fico muito feliz que tenhas gostado tanto das fotografias que acompanham as sugestões desta cozinha! Vindo de ti, com esse talento fantástico para a fotografia, enche-me o coração de coisas boas!

Beijinhos ENORMES e continuação de boa semana para ti!