terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pollo al Parmigiano | Frango ao Parmesão

A sugestão de hoje é um prato de inspiração italiana, perfeito para dias frios, daqueles em que até a alma precisa de conforto! É uma das nossas receitas de Outono preferidas e não há quem lhe resista. Miúdos e graúdos não se fazem rogados, adapta-se bem aos almoços de marmita no trabalho (e até às sandes de lanche) e, por isso, dificilmente há sobras para guardar.

Este delicioso Frango ao Parmesão é aqui proposto com acompanhamento de Massa, mas pode facilmente ser acompanhado com Arroz, Puré de Batata (ou de Couve-Flor), ou ainda por Legumes salteados. É uma daquelas receitas vencedoras, pelo conforto que traz ao estômago e ao espírito e pela festa que traz ao paladar. De sabores deliciosamente simples, esta é uma sugestão que vai querer experimentar e repetir... Várias vezes, ao longo dos meses frios que se avizinham!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano:



Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- Azeite q.b.
- 1 dente de Alho (grande)
- Orégãos secos q.b.
- 7 colheres de sopa (cheias) de Pão Ralado
- 4 colheres de sopa (cheias) de Queijo Parmesão ralado
- 1 Ovo grande (ou 2 médios)
- Sal Marinho q.b.
- Noz Moscada q.b.
- 550 gr de Bifinhos de Frango
- 700 ml de Polpa de Tomate (usei Compal da Horta)
- 2 Maxi Mozzarellas (usei Galbani)
- Água fervente q.b.
- 600 gr * de Ninhos com Ovo (usei Milaneza)
  * 150 gr p/ pessoa

Vai também precisar de:
- Tábua de corte + Faca
- 1 Frigideira antiaderente grande 
- 1 Travessa de forno média
- 2 Pratos de sopa
- Fervedor eléctrico
- Panela de inox média

Preparação: 
Ligue o forno a 220º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Cubra generosamente o fundo da frigideira com azeite. Deite um fio ligeiro de azeite no fundo da travessa de forno.
Corte o dente de alho ao meio (mantendo a casca) e com uma das metades esfregue (fazendo pressão) no fundo da travessa de forno. Depois deste passo adicione as duas metades à frigideira e reserve.
Adicione 3 a 4 pitadas generosas de orégãos secos à travessa de forno e 300 ml de polpa de tomate, mexendo com ajuda de uma colher ou garfo para que os ingredientes se misturem.

Num dos pratos fundos adicione o pão e o queijo parmesão ralados, misturando-os bem. No outro prato, adicione o ovo inteiro, uma pitada ligeira de sal marinho e uma pitada generosa de noz moscada e bata com ajuda de um garfo.

Passe cada lado dos bifinhos de frango primeiro por ovo e depois pelo pão e queijo ralados. Disponha cada panado numa tábua de corte até começar a fritar.

Frite cada bifinho em lume médio/ alto, durante alguns minutos, até que ambos os lados estejam levemente dourados. *

* Dica: Não encha a frigideira com muitos bifinhos de cada vez, para que a temperatura do azeite não desça demasiado.

À medida que os bifinhos forem ficando prontos, distribua-os por cima da polpa de tomate. Concluído este processo, cubra os bifinhos com os restantes 400 ml de polpa de tomate, mais 2 pitadas generosas de orégãos secos e fatias grossas de mozzarella. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até que as fatias de mozzarella estejam gratinadas e bem douradas.

Cerca de 15 minutos antes de retirar os bifinhos do forno, coza os ninhos com ovo em água fervente, uma pitada ligeira de sal marinho e um fio ligeiro de azeite, durante o tempo indicado na embalagem.

Sirva bem quente, em pratos fundos, com a massa na base, regada com molho de tomate q.b., dois bifinhos de frango e uma ou duas fatias de mozzarella gratinadas por pessoa.


Bom Apetite!


2 comentários:

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Ivete!
Como resistir a um pratinho delicioso destes?! O aspecto está fantástico, a apresentação também e são pratinhos como este, reconfortantes, que sabem bem nestes dias frios e com chuva. A alma agradece e o palato também. ;)
Um beijinho.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Célio! :)

Fico muito feliz que tenha gostado da sugestão! Sou suspeita, mas esta é mesmo uma óptima sugestão para os dias cinzentos e frios que se avizinham. Cada dentada sabe-nos pela vida! :D
Obrigada pela visita, pelo simpático comentário e votos de um óptimo fim de semana!

Beijinho de volta e até breve!