terça-feira, 11 de novembro de 2014

Creme de Castanhas, Batata Doce, Cogumelos e Tomilho

Confesso que já tinha saudades de partilhar convosco umas receitas gulosas!
Esta cozinheira andou um pouco ausente desta cozinha virtual pois o último mês foi de agenda cheia. As partilhas semanais das receitas cá de casa foram obrigadas a ficar em stand by até que a agenda permitisse tempo para conceber novas receitas, testá-las, fazer o styling fotográfico, fotografar e editar e, finalmente, escrever e partilhar aqui no blog e nas redes sociais. É que isto de ter um blog dá imensa satisfação pessoal, mas também imenso trabalho. Trabalho esse que vem do coração de cada blogger, do enorme gosto que cada um de nós tem pelo que faz e que partilha convosco, que nos seguem em cada uma das plataformas sociais onde estamos presentes - OBRIGADA por estarem desse lado, pois isto só faz sentido com a vossa companhia!

Agora com uma agenda mais liberta e com as férias a chegarem a passos largos, antecipa-se mais tempo para partilhar convosco, como habitual, coisas boas e gulosas! E retomamos da melhor forma a partilha das receitas desta cozinha, com uma sugestão a celebrar o S. Martinho e os sabores Outonais, ricos, intensos e reconfortantes!

Trago-vos uma sugestão Vegetariana, um Creme de Castanhas (quentes e boas!) e Batata Doce assadas no forno, Cogumelos e Tomilho-Limão da nossa pequena horta biológica. A sugestão de hoje foi inspirada numa deliciosa Sopa de Castanhas que comemos no restaurante Oxymoron, em Berlim, há quase um ano. A que hoje aqui partilho convosco tem sabores mais complexos, é densa em textura (trazidas pelas Castanhas e pelos Cogumelos) e tem notas aromáticas surpreendentemente leves trazidas pelo sabor e aroma ligeiramente cítrico do Tomilho-Limão.

Se há receitas que valem a pena experimentar, esta é mesmo uma delas!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano:



Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sopas
Festividade: S. Martinho
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 650 gr de Castanhas (com casca)
- 1 Batata Doce grande (com cerca de 350 gr)
- Azeite q.b.
- 1 dente de Alho grande, picado finamente
- 2 Chalotas pequenas (ou 1 grande), cortada em rodelas finas
- 250 gr de Cogumelos (usei da espécie Brauner)
-
8 hastes de Tomilho- Limão fresco
- 1,5 Lt de Água quente *
   * Para Não Vegetarianos: 125 ml (ou 6 cubos) de Caldo Caseiro de Galinha  (veja a receita aqui)
- Sal Marinho q.b.

Vai também precisar de:
- Tabuleiro de forno 
- Papel vegetal culinário q.b.
- Tábua de corte + Faca
- Panela de inox média
- Folhas de rolo de papel de cozinha
- Colher de pau
- Varinha mágica

Preparação: 
Ligue o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo). Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.

Faça um corte longitudinal profundo em cada castanha e disponha-as, afastadas entre si, no tabuleiro de forno. Descasque a batata doce, lave e escorra bem, cortando-a em rodelas largas e embrulhando-as em papel vegetal q.b. - coloque também no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos, até que as castanhas e a batata estejam assadas.

Enquanto as castanhas assam, cubra o fundo da panela com um fio generoso de azeite, adicione o dente de alho e as chalotas picadas e leve a lume médio/ baixo até que as chalotas se apresentem macias e translúcidas.

Limpe bem os cogumelos com folhas de rolo de papel de cozinha ligeiramente humedecidas, corte-lhes a ponta dos pés e depois fatie-os. Assim que as chalotas estiverem macias, adicione-as ao refogado com 3 hastes de tomilho-limão previamente lavadas e escorridas. Envolva tudo suavemente e deixe cozinhar em lume baixo, adicionando um pouco de água quente* quando os cogumelos começarem a ficar ligeiramente macios. Coloque a tampa e deixe cozinhar até que os cogumelos estejam al dente (ou seja, que se apresentem macios mas firmes).

* Sugestão: Caso seja Não Vegetariano, pode adicionar neste momento, em vez da água quente, 4 cubos de caldo caseiro de galinha. Este truque aumentará o sabor final desta sopa, tornando-a ainda mais rica e saborosa. Caso não tenha caldo caseiro de galinha, sugiro que use apenas água.

Assim que os cogumelos estejam al dente, apague/ desligue o lume e retire a panela para uma zona à temperatura ambiente, longe da fonte de calor. Retire para um prato algumas fatias de cogumelos para o empratamento final e reserve.

Retire as castanhas e a batata do forno. Corte as fatias de batata em pedaços mais pequenos e adicione aos cogumelos, reservando. Deixe arrefecer por alguns minutos as castanhas, descasque-as e adicione-as à panela, reservando 3 a 4 castanhas inteiras para o empratamento final.

Leve a panela de novo ao lume, cobrindo os cogumelos, a batata e as castanhas com água quente q.b..* Adicione 6 hastes de tomilho-limão, envolva tudo suavemente e deixe cozinhar em lume médio até ferver.

* Sugestão: De novo para os Não Vegetarianos, e se tiver usado anteriormente o truque do caldo caseiro de galinha, neste momento, para além da água quente, deverá adicionar mais 2 cubos desse caldo.

Assim que a água esteja a ferver, adicione uma pitada generosa de sal marinho e mexa com ajuda da colher de pau. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até que as batatas e as castanhas se desfaçam ao toque. Retire do lume, deixe arrefecer alguns minutos, retire as hastes de tomilho-limão e reduza tudo a puré bem fino com ajuda da varinha mágica*.

* Dica: O puré irá ficar progressivamente mais sólido, devendo adicionar aos poucos a água quente restante para ajudar a diluir e transformar o puré num creme suave e líquido q.b..

Prove e corrija o sal, se necessário, e sirva bem quente, decorando o topo de cada tigela ou prato com os cogumelos, as castanhas (desfeitas) e as restantes hastes de tomilho-limão cortadas em pedaços pequenos.


Bom Apetite e...





Sem comentários: