segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Puré de Couve-Flor e Nabo

Trago-vos uma das minhas receitas preferidas deste Outono-Inverno! Simplesmente A-DO-RO a facilidade e rapidez com que se prepara, como substitui elegantemente a batata num puré e como o sabor final é simplesmente delicioso!

Não sei se acontece convosco, mas todos os anos crio receitas que se tornam favoritas por serem tão estupidamente fáceis, saborosas e saudáveis. E repito-as vezes sem conta, até que mude a estação ou as vontades do paladar! É o caso deste Puré de Couve-Flor e Nabo, com sabor carregado a Limão e a Noz Moscada. Tão delicioso que me fez fazer "as pazes" de novo com a Couve-Flor!
Até há bem pouco tempo, consumia Couve-Flor em quantidades moderadíssimas devido ao efeito "barriga-balão" que me provoca (o que acontece devido ao processo natural de fermentação da couve-flor). Mas numa procura de alternativas ao tradicional puré de batata, apaixonei-me de novo por este vegetal! Descobri que, ingerido em pequenas porções, não só é possível reduzir substancialmente este efeito, como a Couve-Flor ajuda no processo digestivo da refeição. Para além disso, ajuda a regular a tensão arterial, a melhorar o funcionamento dos rins, é anti-inflamatória e possui propriedades antioxidantes; é muito rica em vitamina C (entre outras vitaminas) e em ácido fólico (o que é óptimo para as futuras mamãs). A tudo isto adicionem-se as propriedades do Nabo (também riquíssimo em ácido fólico e vitamina C e ainda em ómega 3), do Limão (poderoso aliado na perda de peso e facilitador natural da digestão), o facto de ser vegetariana e extremamente fácil de preparar, e ficamos com uma sugestão vencedora, para repetir vezes sem conta até chegar a Primavera e as temperaturas mais quentes!

Se não for vegetariano, sugiro que acompanhe este Puré com peixe ou carnes brancas grelhadas e obtém uma fantástica refeição de dieta (ou simplesmente uma saudável) sem sacrifícios de sabor! 





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Acompanhamentos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 2 Couves-Flor grandes
- 1 Nabo grande
- Água q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Sumo de Limão q.b.

- Alpro Soya Light q.b.
- Noz Moscada moída q.b.

Também vai precisar de:
- Tábua de corte + Faca
- Panela 
- Colher de pau
- Varinha Mágica ou robot de cozinha
 
Preparação:
 
Descasque o nabo, previamente lavado, e parta-o em quartos pequenos. Adicione à panela. Retire as folhas maiores das couves-flor, corte-lhes os pés e lave em água abundante. Parta-as em pedaços pequenos e adicione também à panela. Cubra os vegetais com água e leve ao lume (médio/ alto) até a água começar a ferver. Assim que comece a ferver tempere com uma pitada generosa de sal marinho. Reduza o lume para brando e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios (verifique os talos da couve, pois costumam demorar mais tempo a cozer). 

Assim que os vegetais estejam cozidos, escorra a água e reduza-os a puré grosseiro com a ajuda da varinha mágica ou do robot de cozinha. Adicione o sumo de 1/2 limão e volte a triturar. Junte Alpro Soya Light a gosto até obter uma textura cremosa, densa e não demasiadamente líquida. Adicione umas pitadas generosas de noz moscada e volte a triturar. Prove e rectifique os temperos: corrija o sal, se necessário, e procure obter um puré com sabor intenso a limão e a noz moscada, reforçando se houver necessidade, as quantidades destes dois ingredientes.

Sirva de imediato, bem quente, e...


Bom Apetite!


http://www.alpro.com/pt

Sem comentários: