quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Salada de Nectarinas e Halloumi Grelhado [ com Sementes de Cânhamo e Sésamo ]

Hoje trago-vos uma sugestão perfeita para a despedida ao Verão e às temperaturas mais quentes!
Uma Salada perfeita para uma refeição rápida e ligeira, pronta a comer em apenas 10 minutos e muito (mas mesmo muitooo) gulosa. Rica em contrastes de texturas e sabores surpreendentes trazidos pelo queijo tradicional cipriota Halloumi, pelas Nectarinas sumarentas, pela Rúcula ligeiramente apimentada, com notas inesperadas de frescura trazidas pela Hortelã e rematada pelas texturas crocantes das Sementes de Cânhamo e Sésamo levemente tostadas. Huuuuummmm... E só com esta descrição já estou a salivar!

Despeça-se das deliciosas frutas de Verão e use as poucas Nectarinas que ainda encontra no mercado por esta altura e delicie-se com esta sugestão incrivelmente saborosa!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano:



Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Saladas
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- 1 colher de sopa (rasa) de Sementes de Cânhamo sem casca (usei biológicas, da Iswari)
- 1 colher de sopa (rasa) de Sementes de Sésamo
- 3 mãos cheias de Rúcula, lavada e bem escorrida
- 1 mão cheia de folhas de Hortelã fresca, lavadas e bem escorridas
- Sumo de 1/2 Limão grande (ou sumo de 1 pequeno)
- Azeite virgem extra de excelente qualidade (usei da variedade Galega, da Herdade do Esporão) q.b.
- Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.
- 250 gr de Queijo Halloumi cortado em fatias
- 3 Nectarinas, lavadas, descaroçadas e cortadas em quartos
- 2 colheres de sopa (cheias) de Mel (usei de Rosmaninho)

Vai também precisar de:
- Chapa ou grelha 
- Escorredor de legumes
- Saladeira
- Frasco de vidro com tampa vazio (lavado e bem seco)
- Tábua de corte + Faca

Preparação: 
Aqueça a chapa ou grelha em lume médio e quando estiver moderadamente quente retire-a do lume directo, adicione as sementes de cânhamo e sésamo e deixe tostar levemente durante cerca de 30 segundos - agite a chapa com frequência para que as sementes não queimem nem aqueçam demasiado.* Assim que estejam levemente douradas, retire-as para a saladeira, deixando arrefecer ligeiramente. Junte a rúcula e as folhas de hortelã às sementes e reserve.

* Dica: Ao tostar as sementes em temperaturas altas (superiores a 100º C) ou durante largos minutos (mesmo que a temperaturas inferiores) estas irão perder todas as suas características nutritivas ricas em ácidos gordos essenciais (como o Ómega 3 e 6), vitaminas, antioxidantes, etc.. Por isso, siga os passos indicados em cima para manter inalterados os nutrientes destes alimentos.

Esprema o sumo de limão para um frasco, adicione a mesma quantidade de azeite virgem extra, tempere com uma pitada ligeira de sal marinho, outra de pimenta preta acabada de moer e coloque a tampa no frasco. Agite bem para que os ingredientes se misturem e reserve.

Grelhe o halloumi e as nectarinas (com a pele virada para cima), em lume médio durante alguns minutos, até ficarem com as marcas da grelha. Regue-os depois com 1 colher de sopa de mel e vire-os, deixando grelhar por mais uns minutos. Pincele as nectarinas com o resto do mel.

Volte a agitar o frasco do tempero, deite uma quantidade generosa sobre os vegetais e envolva tudo suavemente. Distribua o queijo e as nectarinas pelos pratos individuais (ou travessa de servir), cubra com os vegetais e regue com o resto do molho.

Sirva de imediato e...

 

Bom Apetite!


Nota: Receita original de Jamie Oliver e adaptada pela cozinheira da casa


Sem comentários: