sábado, 28 de setembro de 2013

Caldo de Galinha HomeMade

A sugestão que trago hoje é um truque da Avó, seguramente mais antigo que eu!

Em casa desta dotada senhora avó sempre se cozinhou com Caldos caseiros de Galinha, Carne e Peixe. Aproveitavam-se os ossos (e as espinhas dos peixes) para os fazer, em conjunto com os legumes que existissem no frigorífico e uma Boneca de Cheiros (com a utilização cada vez mais frequente do galicismo é actualmente mais conhecido como Bouquet Garni) recheada de ervas aromáticas da horta e especiarias guardadas em pequenos e antigos frascos de farmácia. Uma vez cozinhado, retiravam-se os sólidos, deixava-se arrefecer o caldo e era colocado em sacos pequeninos no congelador. Há medida que se faziam outros pratos utilizava-se uma porção (medida pelos "olhos clínicos" da avó) destes caldos caseiros para apurar sabores. E acreditem que o sabor que estes caldos caseiros trazem a outras receitas é imbatível, para além do que esta prática ajuda a reduzir substancialmente desperdícios (e despesas).

Sempre achei estranho o nome Boneca de Cheiros, mas a utilização do termo tem um fundamento histórico e económico, para mim, muito interessante. Como o bouquet de ervas aromáticas e condimentos era fechado num pano branco e as bonecas antigas das crianças portuguesas mais pobres eram feitas de pano, este bouquet foi apelidado de "boneca".
Interessante como em meia dúzia de décadas passámos da poupança forçada para o consumo sistemático e como hoje as nossas crianças, as pobres e as ricas, brincam quer com bonecas de pano quer com as de plástico, mas com muito menos liberdade. Passámos de uma época de maior necessidade para uma de abundância, em que pelo meio se perdeu identidade, raízes culturais e valores morais. Será que somos hoje mais felizes na abundância (apesar da dita crise que teima em não nos deixar) do que fomos numa época de maior escassez? De quanto precisaremos para ser verdadeiramente felizes?

Deixando a análise sociológica de parte (que aqui os assuntos são mesmo de COMIDAcomPAIXÃO), sugiro vivamente que experimente este Caldo caseiro de Galinha. Vai ver que para além de poupar dinheiro, reduz o desperdício e o sabor que irá obter nas próximas receitas usando este caldo será FANTÁSTICO!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Ingredientes
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor
 
Ingredientes: 
Para o Bouquet Garni:
- 1 dente de Alho (inteiro, com casca)
- 2 pedaços grandes Tomate Seco
- 2 folhas Sálvia
- 2 folhas Louro (seco)
- 1 haste pequena de Rosmaninho (fresco)
- 1 Cravinho
- 1 colher de chá rasa de Cominhos (em grão)
- 1 pitada generosa de Sal Marinho
- 2 Pimentas Pretas (em grão)

Para o Caldo:
- 1,5 L de Água
- 1 Cenoura
- 1 Chalota (média a grande)
- 1/2 Aipo-Rábano pequeno
- Todos os ossos de 1 Galinha/ Frango (inteiro) com 1,5 kg*
  
 Também vai precisar de:
- 1 Quadrado de pano de algodão (15 cm x 15 cm)
- Fio de culinária q.b.
- 1 Fervedor eléctrico
- 1 Panela média
- 1 Passador médio
- Recipiente fundo de boca larga
- 3 Cuvetes de gelo plásticas com tampa
  
Preparação:

Em cima do quadrado de pano de algodão coloque o dente de alho inteiro com casca, o tomate seco, as folhas de sálvia e louro, o rosmaninho, o cravinho, os cominhos, o sal marinho e os grãos da pimenta preta. Pegue nas pontas do pano, una-as e feche junto ás especiarias e ervas aromáticas, com um pedaço de fio de culinária. Reserve.

Deite a água, já fervente, numa panela em lume médio (caso possua, sugiro que use o fervedor eléctrico para efeito). Adicione o bouquet Garni; uma cenoura lavada, descascada e partida a gosto; uma chalota descascada e partida em quartos; metade de um aipo-rábano pequeno descascado e os ossos de uma galinha/ frango*. Deixe cozinhar em lume brando (com a tampa colocada) até os legumes estarem todos cozidos e lhe cheirar a galinha cozinhada. Apague o lume e deixe arrefecer durante alguns minutos.

* Dica: Quando comprar a galinha/ frango, peça no talho para o desossarem. Peça os peitos de frango, as coxas e asas já prontos a congelar e peça para lhe colocarem os ossos restantes num outro saco. Será com esses ossos que irá fazer este caldo.

Com a ajuda de um garfo retire (e descarte) o bouquet e através de um passador escorra todo o caldo para um recipiente fundo de boca larga. Reserve e deixe arrefecer completamente.

Retire (e descarte) os ossos da galinha e sugiro que aproveite os legumes para um puré, uma frittata ou a base de uma sopa ligeira de uma próxima refeição.

Após o caldo estar totalmente frio, deite em cuvetes de gelo, tape e congele. Utilize um a dois cubos deste caldo de galinha caseiro na preparação de molhos de outros pratos, em reduções, sopas, tartes ou pastéis de carne, etc.


Bom Apetite!

 

Sem comentários: