domingo, 25 de maio de 2014

Muffins de Salmão Fumado e Salsa | Gluten Free

Esta semana voltamos ao desafio Gluten-Free Living com uma farinha versátil de origem Biológica e Sem Glúten, que trouxe uma leveza fantástica à massa destes Muffins gulosos!
A primeira proposta desta cozinha elaborada com os produtos deste pack desafio foi uma apetitosa Focaccia inspirada nos piqueniques de Primavera. Hoje regressamos com a mesma inspiração (apesar desta Primavera andar tão vergonhada que mais faz lembrar Outono!), às memórias das toalhas e almofadas espalhadas pelo chão, do tempo (ameno) que passa devagar e das gargalhadas espontâneas que se soltam enquanto se descobrem os sabores escondidos nas cestas de vime.

Confesso que os ingredientes destes Muffins andavam na minha cabeça, às voltas, há meses. Testada e afinada a receita, hoje partilho-a, gulosa, leve e muito (muitoooooo) saborosa! Simplesmente adoro a combinação do sabor fumado do Salmão conjugado com a frescura da Salsa fresca, complementados na perfeição pelo sabor (e aroma) característico das Trufas de Verão, tudo isto concentrado em pequenas doses fofas de pura gulodice!

Eram 16... Já só restam 4... Aiiiiiiiiiiii, perdição!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 *
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Peixe
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Snack
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 16 Muffins médios

Ingredientes:
- 300 gr de Farinha Biológica Sem Glúten (usei da marca NutriFree)
  * Em alternativa à farinha bio sem Glúten, pode usar 300 gr de Farinha convencional sem fermento 
- 10 gr de Fermento Seco Sem Glúten (usei da marca Vitam Back-Hefe) *
  * Em alternativa ao fermento seco sem Glúten, pode usar 1 colher de chá (bem cheia) de Fermento químico em pó
- 200 ml de Natas Ligeiras
- 50 ml de Leite Meio-Gordo
- 100 ml de Azeite
- 1 colher de chá (rasa) de Sal de Trufas de Verão *
   * Em alternativa ao Sal de Trufas pode usar Sal Marinho convencional
- 1 pitada de Pimenta Preta acabada de moer
- 3 Ovos médios
- 1 mão cheia de Salsa fresca
- 100 gr de Salmão Fumado

Vai também precisar de:
- Tabuleiro para 16 Muffins/ Queques médios
- 16 Forminhas de papel
- Balança de cozinha
- Peneira ou passador médio
- 2 Tigelas plásticas grandes
- Batedeira
- Salazar ou espátula de cozinha
- Tábua de corte + Faca de cozinha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo dos muffins).

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação dos muffins, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Disponha as forminhas de papel no tabuleiro para queques e reserve.

Pese a farinha com o fermento e peneire-os quando os transferir para uma das tigelas de plástico. Reserve.

Na outra tigela deite as natas, o leite, o azeite, o sal de trufas, a pimenta preta acabada de moer e os ovos inteiros. Bata com a batedeira até que todos os ingredientes estejam bem ligados e a mistura apresente bolhas de ar em abundância. Adicione 2 a 3 colheres de sopa da mistura de farinha e fermento de cada vez, batendo logo de seguida com a batedeira até que a massa apresente bolhas de ar. Repita o passo anterior até terminar a quantidade de farinha (e fermento).

Lave a salsa e seque-a bem. Pique-a finamente, adicione à massa com a ajuda de um salazar ou espátula de cozinha e reserve.

Corte 16 lascas grosseiras de salmão fumado e reserve.

Coloque uma colher de sopa de massa no fundo de cada forminha, depois uma lasca de salmão em cada e uma nova colher de massa até encher a forminha, cobrindo bem a lasca de salmão. Repita o processo até terminar a massa e o salmão. Leve ao forno durante 30 minutos * (sem abrir a porta para que os muffins não abatam) ou até que a massa esteja cozinhada e os queques estejam ligeiramente dourados.

* Dica: Aos 25 minutos de cozedura, mude o modo de aquecimento do forno para cima e baixo e deixe cozinhar por mais 5 minutos até para que os muffins fiquem levemente dourados no topo.

Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma grelha. Sirva ainda morno *.

* Sugestão: Estes queques são particularmente mais saborosos quando comidos tépidos, por isso, caso sobrem alguns, antes de os voltar a comer aqueça-os durante 30 a 40 segundos no microondas.


Bom Apetite!


Nota: Inspirada numa receita de Isidora Popovic



Sem comentários: