sexta-feira, 16 de maio de 2014

Saladinha Fresca de Abacate e Camarão com Sabor a México

Hoje celebra-se o Food Revolution Day - Dia Mundial da Mudança Alimentar, movimento criado pelo chef inglês Jamie Oliver para trazer de volta os grandes valores culinários (Comer Bem, Saudável e Caseiro) e esta cozinha junta-se de novo à celebração!
Os valores do evento são também os desta cozinha, pois por cá acreditamos que a alimentação define o nosso estado geral de saúde e que a comida caseira, para além de ser um acto de amor,
pode e deve ser criativa, variada, apaixonante, saborosa e proporcionar momentos de felicidade partilhada. E isso, como nos tem mostrado também o talentoso Jamie Oliver com as suas receitas em 30 minutos, não implica gastar muito do nosso precioso tempo.

A sugestão de hoje condensa tudo isto em 10 minutos de preparação, é cheia de sabor, frescura e, claro, nutrientes bons! Com as temperaturas a ficarem mais altas, começa a cheirar a Verão e a apetecer as comidas e as roupas frescas, chinelos nos pés e, claro, férias! Esta Saladinha Fresca tem aromas e sabores mexicanos e está carregadinha de fantásticas memórias de viagem! Que me encanta!

Buen fin de semana de calor, mis amigos!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 1
Tempo Prep.:  10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: Mexicana

Ingredientes:
- 1 Abacate maduro
- Sumo de 1 Limão pequeno (ou Lima)
- 1/2 Cebola Nova (pequena) finamente picada
- 2 folhas de Alface (próximas do coração ou centro da Alface) cortadas em Juliana
- 1/2 Pimento picante fatiado
- Sal Marinho q.b.
- Miolo de 8 Camarões (calibre 40/60) já cozidos
- 2 colheres de sopa de Azeite Extra-Virgem
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.

Vai também precisar de:
- Faca e Tábua de corte
- Colher de sopa
- Tigela ou taça cerâmica
- 1 Frasco pequeno com tampa

Preparação:
Corte o abacate ao meio, extraia o caroço com uma colher e fatie o interior do abacate ainda dentro da casca (mas sem cortar a casca), de forma a obter pequenos quadrados de abacate. Retire a polpa com a ajuda de uma colher de sopa para uma tigela (ou taça cerâmica) e regue com sumo de limão (ou lima) q.b. para não oxidar. Reserve a casca do abacate, pois vai usá-la para servir.
Adicione a cebola picada, a alface lavada e bem seca, o pimento picante (sem sementes se não gostar de muito picante, com sementes se gostar de muito picante) e uma pitada (ligeira) de sal marinho. Envolva tudo suavemente com a ajuda da colher.

Retire a tripa aos camarões com a ajuda de uma faca e adicione-os inteiros ao preparado anterior. Envolva tudo e reserve.

Num frasco pequeno deite o azeite, uma pitada de sal marinho e sumo de limão a gosto. Coloque a tampa e agite vigorosamente o frasco, até obter uma emulsão. Prove e verifique o sabor - procure que o molho saiba bastante a limão e que esteja no ponto quanto ao sal. Se necessário, rectifique. Deite sobre o preparado anterior e envolva tudo suavemente.

Distribua o recheio pelas duas metades da casca, moa pimenta preta por cima mesmo antes de servir e...


Bom Apetite!


Sem comentários: