domingo, 26 de janeiro de 2014

Bolo de Mirtilos, Limão e Maracujá | Gluten Free

Nos últimos 5 anos têm sido diagnosticadas a familiares e amigos próximos várias doenças do foro intestinal, todas crónicas e incuráveis. É nas conversas que tenho com cada um destes casos que vou descobrindo a realidade de doenças como a Doença Celíaca, a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Doenças sem idade, sem género, com sintomas muito diferentes de caso para caso e cujos tratamentos são um constante desafio, pois não existem tratamentos genéricos. Apesar de nomes, sintomas e caracterizações diferentes, todas estas doenças encontram a estabilização através de uma alimentação equilibrada, com introdução, erradicação ou substituição de ingredientes específicos, mas sempre com necessidade de vigilância constante ao que se ingere.

A sugestão de hoje foi criada para estas pessoas do meu coração e para todas as outras que conhecem igualmente bem estas realidades. É uma receita cheia de Super Poderes, rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais através dos Mirtilos, do Limão e do Maracujá, totalmente livre de glúten e tão, mas tão gulosa que melhor do que uma fatia deste bolo, só mesmo duas!

Não deixe de experimentar a sugestão de hoje, mesmo que não padeça de nenhumas destas condições, podendo substituir a farinha e o fermento sem glúten por farinha de trigo e fermento químico em pó, utilizando as mesmas quantidades indicadas na receita. Este bolo fica tão fofo, leve e guloso que é quase um pecado não o provar!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 5
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 200 gr de Farinha sem Glúten (usei da marca Glutano Mix it! disponível no Celeiro) + alguns gramas para polvilhar a forma
  * Em alternativa à farinha sem Glúten, pode usar 200 gr de Farinha convencional sem fermento 
- 5 gr de Fermento sem Glúten (usei da marca Vitam Back-Hefe, também disponível no Celeiro)
  * Em alternativa ao fermento sem Glúten, pode usar 1 colher de chá (bem cheia) de Fermento químico em pó
- 180 gr de Açúcar Amarelo
- 4 Ovos
- 1 pitada de Sal Marinho
- 100 gr de Manteiga sem Sal
- Raspa de 1/2 Limão médio (ou de 1 pequeno)
- Polpa de 3 Maracujás frescos
- 200 gr de Mirtilos frescos

Vai também precisar de:
- Forma de bolo inglês
- Balança de cozinha
- 2 Tigelas grandes e 1 média
- Batedeira ou robot de cozinha
- Salazar ou espátula de cozinha
- Peneira de cozinha

Preparação:
Ligue o forno a 200º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo).

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Unte a forma com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com um pouco de farinha sem glúten - reserve.
Coloque a farinha e o açúcar em cada uma das tigelas grandes, retirando ao açúcar 2 a 3 colheres de sopa para um outro recipiente pequeno. Adicione à farinha o fermento e reserve.
Separe as gemas das claras, colocando as gemas na tigela do açúcar e as claras na tigela média. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes, junte-lhes as 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar que reservou anteriormente, continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro). Reserve.

Bata as gemas com o açúcar até obter uma pasta granulosa. Adicione a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter uma massa esbranquiçada. Junte de seguida a raspa de limão, a polpa dos maracujás e metade das claras em castelo. Envolva tudo com a ajuda do Salazar ou espátula. Adicione depois a farinha com o fermento (peneirados) e bata até que a massa fique muito suave e forme pequenas bolhas. Junte 150 gr de mirtilos (lavados e bem secos) e o resto das claras com a ajuda da espátula, envolvendo tudo suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa encorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).

Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula. Decore o topo da massa com os 50 gr restantes dos mirtilos (lavados e bem secos), espaçando-os entre si. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos (para que a massa não abata, não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se está cozinhada (se ao retirar, o palito estiver totalmente seco o bolo está cozinhado).

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva com o seu chá preferido e...


Bom Apetite!


12 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Um bolo lindo! E imagino o sabor do limão e mirtillos... Adorei.
Beijinhos

Lucente disse...

Se posso sugerir, experimente a farinha Doves Farm White Self Raising, à venda no Celeiro, Supercor ou Supermercados Apolónia. É, a meu ver, a melhor farinha sem glúten para doces e, de certeza, irá obter resultados ainda mais saborosos.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Lucente! :) Seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha!

Obrigada pela sugestão, já tomei nota para não esquecer. Optei pela Glutano Mix it! porque é universal, permitindo utilizações quer em bolos quer em pão. E gostei bastante, pois traz leveza à receita (no caso deste bolo em particular, o truque das claras injecta ar na massa, mas a farinha usada dá-lhe uma textura muitíssimo agradável). Quando acabar este pacote, vou experimentar a que sugere. Obrigada pela dica!

P.s.: Espreitei o seu blog e gostei muito das suas sugestões. Já estou a segui-lo através do bloglovin. :)

Beijinho, boa semana e volte sempre a esta cozinha!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Este bolo faz salivar logo que se bate a massa, depois quando se deita na forma e, claro, ainda mais com o quentinho do forno. É uma tentação tão gulosa, que cada fatia sabe pela vida! Assim de rajada já há menos de meio bolo! :D

Fico feliz que tenha gostado da sugestão e se gostou da combinação Mirtilos + Limão, partilho que o Maracujá faz aumentar ainda mais a intensidade do sabor! Se experimentar a receita, partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber a opinião de mais um paladar apurado! ;)

Beijinhos e boa semana!

Tertúlia da Susy disse...

Ficou com um interior lindissimo!
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Obrigada, Susana! :))
Fica um bolo lindo, por dentro e por fora e mais lindo ainda fatiado num prato de sobremesa! :p Uma tentação esta delícia de bolo!

P.s.: Espreitei o seu blog e fiquei de água na boca com o seu Pão de Farelo e Centeio! Que bom aspecto e tão fácil de fazer! Já coloquei na lista para experimentar. ;)

Beijinho de volta, cont de boa semana e obrigada pela visita!

MJ disse...

Olá Ivete,
à polpa dos maracujás, retiras as sementes?
As tuas fotografias estão muito bonitas e fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita, adoro mirtilos e limão!
Um beijinho

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá MJ! :)

Não tiro as sementes aos Maracujás, pois adoro tudo nesta fruta (incluindo as sementes)! E como tenho um gosto especial pelo crocante e estaladiço, o uso das sementes só ajuda à festa! Kkkkkk... :D No entanto, quem não lhes ache tanta piada pode tirá-los com a ajuda de um passador ou peneira pequena, filtrando as sementes quando retirar a polpa dos Maracujás.

Obrigada pelo elogio às fotos, que vindo de ti com esse talento para as fotografias, me deixa muito feliz! :)

Experimenta sim, que sei que gostas tanto destes sabores. Acho que não vais ficar desiludida! E quando experimentares, tira umas fotos e manda para mim, que tenho muito gosto em partilhar na página do Facebook. Assim ajudas-me a inaugurar um álbum novo! ;)

Beijinhos e obrigada pela visita e pelo comentário!

Miss Sara disse...

Ai que inveja....Que apetitoso! Adoro o aspecto do bolo, dá vontade de ir correr para a cozinha fazê-lo. Hoje fiz uma tarte de maçã e caramelo e tem um aspecto de fugir.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Sara! :)

Seja muito bem bem-vinda a esta cozinha!
Gosto de saber que as fotografias lhe deram imensa vontade de fazer o bolo! ;) Apesar dessa desventura com o aspecto da tarte de hoje (e de sabor, como está?), garanto que se seguir esta receita como aqui foi publicada, o seu bolo também sairá com este aspecto! Por dentro e por fora!
Fica lindo, cheiroso, leve e tão guloso que desaparece em 3 tempos! Aqui em casa só durou 3 dias e até as migalhas se comeram! :D

Quando experimentar a receita, tire-lhe uma foto que tenho muito gosto em partilhar na página do Facebook.

Beijinho e obrigada pela sua visita, comentário e, já agora, bom fim de semana!

Cozinha com Pinta disse...

Este bolo deve ser muito bom!
Encontrei o seu blog por acaso, quando pesquisava bolos com "Gluten Free"...fiquei rendida a esta aspecto :)...e o resto do blog está maravilhoso.Parabéns!

Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Cozinha com Pinta e seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :)
Fico feliz que nos tenha encontrado e mais ainda que tenha gostado desta sugestão. Experimente-a na sua cozinha e depois partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber a sua opinião! Se quiser, partilhe comigo uma foto do aspecto final do seu bolo e terei muito gosto de a partilhar na nossa página do Facebook. ;)

Obrigada pelo seu simpático comentário e pelas sua palavras, que motivam sempre a continuar! Visite-nos sempre que queira!

Beijinho de volta para si e continuação de boa semana!