segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Empadão de Novilho, Bacon e Espinafres | 4Kids

A sugestão de hoje faz parte das minhas melhores memórias de infância e é, sem dúvida, ainda hoje uma das minhas comidas de conforto preferidas! É um prato excelente para aproveitamento de carnes de outras refeições e perfeito para miúdos e graúdos! Costumo fazê-lo quando temos os sobrinhos pequenos connosco e desaparece dos pratos num ápice, sempre com direito a repetição. Esta receita torna qualquer boca pequenina numa boquinha santa, sem lamúrias quanto aos Espinafres que aparecem por ali, no meio do puré e da carne.

E que gosto me dá vê-los comer com satisfação e risadas, pelo meio da tagarelice!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
Para o recheio:
- Azeite  q.b.
- 1/2 Cebola Roxa
- 2 dentes de Alho picados
- 50 gr de Chouriço do Fundão
- Orégãos secos q.b.
- 450 gr de carne de Novilho moída (para estufar, peça no talho para moerem logo na altura)
- Sal Marinho q.b.
- 200 ml de Natas ligeiras para culinária
- 250 gr de Espinafres de folha larga
Para o Puré:
- 10 a 12 Batatas médias
- Água fervente q.b.
- Leite q.b.
- Noz Moscada moída na altura q.b.
- Sumo de 1/2 Limão
- 1 Ovo

Vai também precisar de:
- 2 Panelas médias
- Colher de pau
- 1 Escorredor
- Travessa de forno com cerca de 30 cm
- Passe Vite ou Esmagador de batatas
- Salazar ou espátula de cozinha
- Pincel de culinária

Preparação:
Refogue a cebola e os alhos picados num pouco de azeite, em lume médio, até que a cebola fique translúcida. Adicione o chouriço picado finamente e uma pitada de orégãos secos, envolva tudo e deixe alourar. Junte depois a carne de novilho moída, envolva tudo com a ajuda de uma colher de pau, adicione uma pitada de sal marinho a gosto e deixe cozinhar com a tampa colocada.
Quando a carne estiver quase cozinhada, adicione 2 a 3 colheres de sopa de natas ligeiras, envolva tudo e deixe cozinhar até que a carne absorva todas as natas. Prove e rectifique o sal, se necessário. Reserve.

Na outra panela com água fervente q.b., coza os espinafres com uma pitada de sal marinho durante cerca de 2 a 3 minutos. Assim que terminar este tempo, deite tudo num escorredor e passe os espinafres por água fria corrente (para parar o processo de cozedura). Escorra e reserve (deixando ficar no escorredor).

Passe a panela onde cozeu os espinafres por água, adicione as batatas cortadas em quartos pequenos e água a cobrir, deixando cozinhar até que as batatas estejam macias *. Assim que estiverem cozinhadas, escorra a água, volte a colocar a panela na boca do fogão ainda quente (sem estar acesso) durante 1 a 2 minutos e deixe que o calor remanescente evapore a água que ainda exista na panela.

* Dica: Adicione o sal às batatas apenas depois da água entrar em ebulição, pois quando adicionado o sal abranda o processo de fervura da água.

Acenda o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).
Bata um ovo com a ajuda de um garfo e moa um pouco de noz moscada a gosto. Envolva tudo e reserve.
Unte a travessa de forno (fundo e paredes laterais) com um pouco de azeite. Reserve.

Prepare o puré directamente na panela: esmague as batatas com um passe vite ou com um esmagador próprio para batatas, moa noz moscada a gosto, adicione o resto do pacote das natas e envolva tudo. Para tornar o puré mais macio e suave, se necessário, adicione um pouco de leite até obter a consistência pretendida. Esprema o sumo de 1/2 limão e envolva tudo. Prove e rectique os temperos, se necessário.

Monte o empadão, começando com uma camada de puré de batata no fundo (divida a quantidade total de puré ao meio e use metade em baixo e a outra metade em cima). Use o Salazar ou uma espátula para criar uma camada uniforme. De seguida, adicione a carne, espalhando-a bem pela camada de puré. Por cima da carne, coloque as folhas de espinafres, bem espremidas e dispostas a cobrir toda a carne. Termine com uma nova camada de puré de batata, uniformizando o topo com a ajuda da espátula. Pincele o topo com o ovo mexido e decore a seu gosto, p.ex., usando os dentes de um garfo para desenhar ondas ou os moldes de bolachas para, através de pressão, imprimir desenhos específicos. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, ou até que o topo esteja bem dourado.

Sirva bem quente e... 


Bom Apetite!


3 comentários:

Unknown disse...

:D Para crianças e não só ....quer parecer-me !! :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

E parece-te muito bem, Princesa! :D
Esta sugestão é perfeita para miúdos e graúdos, pois, usualmente, todos gostam; os crescidos podem fazê-lo com restos de carnes de outras refeições que podem ir juntando no congelador (usando-os em vez da carne de novilho desta receita) e os miúdos comem os espinafres todos sem queixas ou lamúrias. E com sorte, ainda há sobras para uma marmita no dia seguinte! É um prato vencedor em várias frentes! :)

Beijinhos e obrigada pela visita e pelo comentário!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Acho que esta receita, em qualquer variante, fica sempre bem e é mesmo universal: toda a gente gosta! :)

Obrigada pela visita e pelo comentário, Susana! Beijinho e bom fim de semana!