segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Panna Cotta de Hortelã e Lima com Ananás

A poucas horas de dar as boas-vindas ao Ano Novo, esta cozinha anda numa azáfama para que o jantar da Passagem de Ano seja recheado de coisas boas no prato e boas energias na alma!

A sugestão que trago hoje é uma sobremesa leve, saborosa, rápida de preparar e perfeita para desenjoar de tantos doces da quadra natalícia. Esta Panna Cotta (a panna cotta é uma sobremesa originária da região italiana de Piemonte e significa literalmente "natas cozidas") faz-nos viajar em cada colherada por países exóticos, pela conjunção dos sabores e aromas frescos da Hortelã, da Lima e do Ananás.

Se quiser escapar aos doces e sobremesas mais tradicionais e surpreender os seus convidados nesta noite tão especial, então esta sugestão é mesmo para si!

Feliz Ano Novo, gente linda!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 8
Tempo Prep.:  15 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Natas
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:  
- 800 ml de Natas
- 60 gr de Açúcar de Hortelã
- 10 folhas de Hortelã fresca + talo
- Casca de 1 Lima
- 4 folhas de Gelatina
- Água fria q.b.
- Ananás fresco ou de conserva fatiado
Opcional:
- Compota de Ananás e Manga 

Também vai precisar de:
- 1 Panela pequena
- Vara de arames
- 1 Tigela funda grande
- 1 Passador de rede fina
- 1 Tigela funda média
- 8 copos pequenos
- Tabuleiro pequeno
- Película aderente q.b.
  
Preparação:

Deite as natas e o açúcar* na panela pequena, mexendo bem com a vara de arames até que o açúcar seja completamente incorporado. Leve ao lume (brando) e acrescente as folhas e os talos da hortelã e a casquinha da lima (sem a parte branca interior), previamente lavados e secos. Deixe aquecer, sem ferver, mexendo e pressionando as folhas e as cascas com a vara de arames contra o fundo da panela para que libertem o seu sabor e aroma.

* Dica: Caso não tenha feito ainda o Açúcar de Hortelã que partilhei aqui, sugiro que coloque num almofariz 5 folhas (e talos) de hortelã fresca previamente lavados e secos e os
desfaça com ajuda do pilão. Quando obtiver uma polpa aromática, adicione 60 gr de açúcar refinado e amasse tudo algumas vezes com o pilão até que o açúcar fique amarelo. Deixe repousar coberto com um pano da loiça limpo durante cerca de 30 minutos. O açúcar não ficará tão impregnado do sabor e aroma da hortelã quanto na receita que partilhei há algumas semanas, mas é uma alternativa de recurso para que possa saborear esta delícia enquanto dá as boas-vindas ao Ano Novo.

Deite água fria na tigela grande e demolhe as folhas de gelatina até amolecerem completamente.

Retire as natas do lume quando estiverem quentes e volte a mexer, pressionando as folhas e as cascas com a vara de arames contra o fundo da panela durante alguns minutos. Cubra com um pano da loiça limpo e deixe infundir durante alguns minutos.

Com a ajuda de um passador de rede fina, passe as natas para dentro da tigela média, pressionando e amassando bem todas as folhas e cascas que ficarem retidas no passador. Descarte as folhas e as cascas.

Escorra bem a gelatina com ajuda das mãos e misture-as nas natas com a ajuda da vara de arames, até ficarem completamente dissolvidas. Deite a panna cotta em copos pequenos (de água ou vinho, p.e.) até 1/3 do seu volume e deixe arrefecer.

Coloque os copos dentro de um tabuleiro pequeno (com o fundo coberto de água fria) e cubra com película aderente. Leve ao frigorífico de um dia para o outro ou, no mínimo, durante 2 a 3 horas.

Sirva no copo sem desenformar, com lascas finíssimas de ananás fresco (ou em conserva) no topo e/ ou com uma colher de sobremesa (rasa) de compota de ananás e manga por copo.

 
Bom Apetite! 


Sem comentários: