sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tomates recheados com Alheira de Mirandela e Aipo

A primeira sugestão de 2014 é uma das que mais prazer me dão fazer, pela simplicidade, rapidez e sabor! É um Amuse Bouche perfeito para um jantar de amigos e/ ou família ou simplesmente para iniciar um jantar especial a dois.

A receita de hoje já teve várias versões nesta cozinha, mas esta é sem dúvida a mais "disruptiva", como lhe chama o J., e a preferida de ambos. E o que a torna surpreendente é o sabor fresco (e inesperado) do Aipo e a sua textura crocante que contrasta na perfeição com a doçura do Tomate assado e o sabor tão característico da Alheira de Mirandela. Huuuummmm, delícia...

Experimente e, quem sabe, fique também fã desta versão!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 6 Tomates em Rama médios (2 por pessoa)
- 1 Alheira de Mirandela
- 30 gr de Aipo fresco
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.
- Azeite q.b.
    
 Também vai precisar de:
- Papel de cozinha
- Tigela pequena
- Pincel de cozinha
- Travessa pequena de forno
- 1 Frigideira antiaderente pequena

Preparação:

Ligue o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).
Corte os tomates da rama, deixando o pé. Passe-os por água e seque com papel de cozinha. Reserve.
Deite algumas gotas de azeite na tigela pequena e com a ajuda de um pincel de cozinha unte ligeiramente o fundo da travessa de forno. Reserve.

Corte a base de cada tomate (finamente), de modo a criar uma base estável. De seguida, corte-lhes a parte superior (do pé) de modo a criar tampas e, com a ajuda de uma faca e de uma colher de sobremesa, retire todo interior do tomate (retire cuidadosamente todas as sementes que fiquem agarradas às paredes dos tomates). Descarte as sementes e pique finamente o "coração" rijo do interior do tomate, adicionando-o à frigideira.
Lave cerca de 3 talos de grossura média de aipo fresco (que corresponderá grosseiramente a 30 gr), seque e retire as folhas *. Pique-os finamente e adicione à frigideira.

* Sugestão: Pode picar finamente algumas folhas (não mais que 3) e adicionar à frigideira. Reserve as restantes para decorar os pratos ou travessa de servir.

Corte as extremidades da alheira e, com a ajuda de uma faca, faça um corte longitudinal em toda a extensão da alheira, para que possa extrair a pele. Descarte a pele e adicione o interior da alheira à frigideira. Leve ao lume (médio) e, com a ajuda de um garfo, desfaça tudo. Adicione uma pitada ligeira de pimenta preta acabada de moer e envolva tudo. Deixe cozinhar durante alguns minutos, até que a alheira se misture homogeneamente com o tomate e o aipo e se forme uma polpa macia e aromática.

Recheie cada tomate com o preparado anterior, usando uma colher de sobremesa e fazendo pressão no interior. Coloque-os na travessa de forno, colocando depois a tampa em cada um deles e termine pincelando ligeiramente com azeite cada tomate (toda a pele e o pé).

Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, ou até que a "tampa" se apresente levemente dourada e a pele exterior de cada tomate abra fendas ligeiras.

Sirva quente e... 


Bom Apetite!


Sem comentários: