sábado, 28 de dezembro de 2013

Bolinhos Fofos de Polvo com Salsa e Pickles

Recorda-se da receita que partilhei aqui de uns outros Bolinhos Fofos? Pois a inspiração para a sugestão de hoje veio daí e resulta muitíssimo bem para aproveitamento de sobras de Polvo anteriormente cozinhado. E se aí por casa, como na minha, lhe sobraram alguns tentáculos do Polvo da Consoada, o petisco de hoje é mesmo para si!

Estes Bolinhos ficam fofos, gulosos, muito apetitosos e são uma forma criativa e saborosa de pôr a economia doméstica a funcionar. Sirva-os como petisco ou acompanhados por uma salada ligeira em molho de vinagrete e tem uma refeição leve pronta a servir (ou até levar para o trabalho), perfeita para os dias pós Natal em que ainda nos sentimos cheios de comida.



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  120 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Moluscos
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:  
- 6 Batatas pequenas
- Água q.b.
- Sal marinho q.b.
- Sumo de Limão q.b.
- 250 gr de Polvo pré cozinhado
- 20 gr Salsa fresca picada
- 1 Chalota pequena picada
- 100 a 120 gr de Pickles mistos em conserva de Vinagre
- Pimenta Preta moída na altura q.b.
- Azeite extra-virgem q.b.
- 1 Ovo
- Pão Ralado q.b.
Opcional:
- Óleo Alimentar (para fritar)

Também vai precisar de:
- 1 Panela pequena
- 1 Tigela funda média
- 1 Prato fundo
- 1 Prato raso
- Película aderente q.b.
Opcional:
- Papel vegetal q.b.
- Tabuleiro de forno
- 1 Frigideira média antiaderente ou Wook médio
  
Preparação:

Comece por descascar as batatas e coza-as com uma pitada de sal marinho. Assim que estiverem prontas, escorra a água e esmague-as até ficarem em puré. Esprema um pouco de sumo de limão para ajudar a formar o puré (vá deitando pouca quantidade de cada vez e prove para que o puré não fique demasiado ácido). Reserve.

Corte finamente o polvo pré cozinhado e deite na tigela funda. Adicione a salsa, a chalota e os pickles*, todos bem picados.

* Dica: Escorra bem os pickles antes de os usar (retirando também o excesso de vinagre com papel de cozinha), pois o vinagre pode alterar completamente a consistência final dos bolinhos, podendo mesmo fazer com que se fragmentem ou dissolvam no processo de cozedura ou fritura.

Envolva tudo com a ajuda de um garfo. Deite um fio fino de azeite extra-virgem, uma pitada generosa de sal marinho, outra de pimenta preta moída na altura e o puré de batata. Volte a envolver até obter uma pasta homogénea e prove. Se necessário corrija os temperos. Adicione depois um ovo previamente batido e misture tudo bem.

No prato fundo deite pão ralado a cobrir a base e comece a formar pequenas bolas espalmadas com a ajuda das mãos. Cada bolinho deve ser envolvido em pão ralado e colocado depois num prato limpo. Repita o último passo até terminar a pasta (a quantidade de ingredientes indicados rende cerca de 20 bolinhos). Cubra o prato com película aderente e leve ao frigorífico no mínimo durante 1 hora. Retire 10 minutos antes de cozinhar*.

* Sugestão: Tendo em consideração que na época natalícia ingerimos um número elevado de alimentos fritos, sugiro que em vez de fritar os bolinhos, os cozinhe no forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo). Para isso, precisa apenas de forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal q.b. e dispôr os bolinhos com cerca de 1 a 2 cm entre si. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos ou até os bolinhos estarem levemente dourados. 
Se preferir fritá-los, sugiro que use óleo alimentar para que fiquem mais leves e estaladiços. Não coloque muitos bolinhos de cada vez na frigideira ou wook para que a temperatura do óleo não desça demasiado.

Sirva ainda mornos e...


Bom Apetite!


Sem comentários: