sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mimo de Natal | Chutney de Alperce e Sultanas

Eis a primeira sugestão de presente de Natal homemade desta cozinha. É perfeito para quem gosta da mistura de doce, ácido e picante, e este Chutney, em particular, tem todas essas características em quantidade q.b., é fácil de preparar e transporta a nossa cozinha para lugares exóticos durante a confecção!

O Chutney é um condimento originário da Índia e acompanha na perfeição carnes assadas ou grelhadas, compõe hors d'oeuvres elegantes e surpreendentes ou pode ser servido simplesmente a acompanhar pão naan.

Depois de pronto, coloque-o num frasco hermético (os da imagem são dos srs. suecos que têm lojas enormes espalhadas pelo mundo inteiro), decore com etiquetas personalizadas (pode encontrar aqui inspirações ou versões já prontas a imprimir) e termine com um fio ou fita do seu agrado com as cores do Natal. Espere pela véspera ou dia de Natal e ofereça com muito ♥ e carinho!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10 *
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Não
Tipo Prato: Condimento
Festividade: N/A
Cozinha: Indiana

* Receita para dois frascos de 0.5 lt 

Ingredientes: 
- 250 gr de Alperces secos (inteiros)
- 300 ml de Água fervente
- 1 colher chá de Garam Masala
- 1/2 colher chá de Caril em pó
- 125 gr de Açúcar Mascavado
- 250 ml de Vinagre de Sidra
- 1/2 colher de chá de Gengibre fresco moído na altura (ou em pó)
- 1 colher de chá de Sal Marinho
- 50 gr de Sultanas douradas
- 1/2 colher de café de Pimenta em Grão

Também vai precisar de:
- Fervedor eléctrico
- Panela pequena e funda
- 1 Quadrado de pano de algodão (10 cm x 10 cm)
- Fio de culinária q.b.
- Robot de cozinha ou Varinha Mágica
- 2 Frascos de vidro de tampa hermética de 0.5 litros
 
Preparação: 

De véspera esterilize os frascos que vai usar. Lave bem os frascos e as tampas, depois coloque-os numa panela larga com um pano da loiça dobrado no fundo e cubra de água. Leve ao lume e quando a água entrar em ebulição deixe ferver por 15 minutos. Após este tempo, retire os frascos da água com cuidado para não se queimar (use uma pinça de cozinha para efeito) e deixe secar ao ar com a boca dos frascos viradas para baixo, sobre um pano da loiça limpo. Sugiro que não deite a água fora, deixe-a arrefecer totalmente e use-a para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça - ajude o planeta e o seu bolso, reutilize. Certifique-se que só usa os frascos depois do interior estar bem seco (alguns minutos em forno quente ajudarão neste passo).

Ferva a água no fervedor eléctrico. Coloque os alperces na panela e adicione a água fervente. Coloque a tampa e deixe repousar durante cerca de 2 horas.
Utilize a técnica ensinada aqui e faça uma boneca de cheiro para os grãos de pimenta. Desta forma, quando o tempo de cozedura terminar, será mais fácil retirar todos os grãos de pimenta.
Adicione os restantes ingredientes e a boneca, mexa com uma colher de pau e leve ao lume. Assim que começar a ferver, reduza para lume brando e deixe cozinhar 30 minutos.
Terminado este tempo, coloque tudo (exceptuando a boneca de cheiro, que deverá descartar) no copo do robot ou da varinha mágica e triture tudo grosseiramente (procure que fiquem bocados grosseiros de alperces e de passas no Chutney). Coloque nos frascos ainda quente, feche e inverta cada frasco (tampa para baixo, para criar vácuo) até arrefecer totalmente.

O Chutney deve ficar em repouso em local seco e escuro durante 1 mês, antes de ser consumido.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Vivienne Bolton e adaptada pela cozinheira da casa

Sem comentários: