domingo, 22 de dezembro de 2013

Mimo de Natal | Bolachinhas para o Pai Natal

A sugestão de hoje é a recriação de uma tradição americana a que sempre achei graça. Nos EUA é costume fazerem-se, nos dias que antecedem o Natal, bolachas para deixar junto à árvore de Natal com um copo de leite na noite de 24 para 25 de Dezembro. A tradição conta que este é um mimo que se deixa ao Pai Natal em agradecimento pelos presentes que deixou em cada casa e para que, ao longo da noite, vá recuperando forças e energia, pois afinal são muitos os presentes para entregar!
É sem dúvida uma tradição pensada para as crianças (que apenas abrem os presentes na manhã do dia 25) e que começa dias antes nas cozinhas americanas, juntando pais e filhos na confecção e decoração das bolachas.

Usualmente, estas bolachas são de Gengibre e têm o formato de um Boneco sorridente. Cá em casa, a receita usada é de Manteiga e Baunilha (para satisfazer os gostos de todos os miúdos e graúdos) e têm formatos de inspiração natalícia, uma estreia fantástica das formas trazidas da loja natalícia Käthe Wohlfahrt, em Berlim.

Votos de um Santo Natal e que o Pai Natal vos deixe no sapatinho o que mais desejarem!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas:
> 10 *
Tempo Prep.:  120 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: Natal
Cozinha: De Autor

* Receita para cerca de 60 bolachinhas

Ingredientes: 
- 200 gr de Farinha de Trigo peneirada (e mais um pouco para polvilhar)
- 1 colher de chá de Fermento em pó
- 1 pitada de Sal Marinho
- 200 gr de Manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
- 200 gr de Açúcar refinado
- 2 Ovos pequenos
- 2 colheres de chá de Extrato de Baunilha
- Água q.b.
- Açúcar de Pasteleiro (ou Icing Sugar)

Também vai precisar de:
- 2 Tigelas plásticas fundas
- 1 Peneira média
- Batedeira eléctrica
- 1 Salazar ou Espátula plástica
- Película aderente q.b.
- 1 Rolo de massa
- Forminhas com motivos de Natal
- Papel vegetal q.b.
- 3 Tabuleiros de forno
- 1 Espátula metálica
- Pincel de cozinha
- Passador pequeno
 
Preparação:

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação das bolachas, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Numa tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Noutra tigela grande, bata a manteiga com o açúcar com a ajuda da batedeira eléctrica, em velocidade média-alta durante 2 a 3 minutos ou até obter uma mistura leve, macia e aformar bolhas grandes de ar. Adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata em velocidade baixa, até o ovo ficar ligado aos restantes ingredientes. Com a ajuda de uma peneira, deite parte da farinha para dentro do preparado anterior e bata até a farinha ficar incorporada. Adicione nova quantidade de farinha e repita o processo anterior (até terminar a quantidade de farinha). Bata devagar até todos os ingredientes estarem bem misturados, ter obtido uma massa leve, suave e formar bolhas grandes de ar.

Estenda 3 rectângulos generosos de película aderente sobre a bancada de trabalho. Com a ajuda de um Salazar (ou espátula plástica), divida a massa em 3 porções e coloque cada porção em cada película. Estenda cada porção de massa com a ajuda do Salazar e disponha-a em formato rectangular. Cubra a massa com nova camada de película aderente e alise com a ajuda do rolo da massa. Enrole a massa e leve ao frigorífico, pelo menos durante 1 hora ou de um dia para o outro*.

* Dica: Se deixar a massa de um dia para o outro no frigorífico, deve retirá-la cerca de 30 minutos antes de começar a manuseá-la.

Após o tempo indicado, ligue o forno a 180º C (aquecimento apenas em baixo) e forre 3 tabuleiros de forno com papel vegetal. Polvilhe a bancada e o rolo de massa que usar com farinha e retire uma porção de massa de dentro da película aderente para cima da farinha colocada na bancada. Estenda a massa até obter uma espessura de 6 mm. Com a ajuda das formas com motivos de Natal corte as bolachas. Utilize uma espátula metálica polvilhada com farinha para transferir as bolachas para o tabuleiro de forno, dispondo-as entre si com 1 cm de intervalo. Reúna os restos de massa, forme uma bola compacta, volte a polvilhar a bancada com farinha, volte a estender a massa e repita todo o processo anterior até terminar as 3 porções de massa. Pincele cada bolachinha com um pouco de água e polvilhe com açúcar de pasteleiro (use um passador pequeno para o efeito). Leve ao frigorífico durante 15 minutos.

Após este tempo, coloque os tabuleiros das bolachas no forno e deixe cozinhar cerca de 15 minutos ou até o contorno das bolachas começar a ficar levemente dourado. Troque a ordem dos tabuleiros no forno (o de baixo para cima, o de cima para o meio e o do meio para baixo) para que as bolachas cozinhem ao mesmo tempo e para que as de baixo não comecem a queimar. Retire e deixe as bolachas arrefecerem 5 minutos nos tabuleiros. Transfira-as depois (com a ajuda da espátula metálica) para uma grelha ou rede e deixe-as arrefecer completamente (durante cerca de 30 minutos). 

Guarde-as numa caixa metálica para se manterem estaladiças. 


Bom Apetite!


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Qualquer Pai (ou Mãe) Natal ficaria deliciado com essas bolachinhas! ;)
Beijinhos e um Feliz Natal!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

:)))))) Obrigada, Mª João!

Parabéns atrasados pelo aniversário do filhotão e votos de um EXCELENTE Natal!

Beijinhosssssssssssssssssssssss