terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pêras Rocha e Batatas Doces Assadas com Gengibre e Tomilho

Há cerca de uma semana, começámos a manhã de Domingo a apanhar Pêra Rocha na Quinta do Arneiro. Em cerca de duas horas (eu e o J.) apanhámos 28 kg de belíssimas (e saborosas) Pêras e pudemos visitar de seguida a quinta de onde vêm todos os produtos biológicos que consumimos em casa. E que visão maravilhosa aquela! Magníficos produtos tratados por gente muitíssimo dedicada e empenhada numa visão de negócio que acresce valor à agricultura e à alimentação saudável. Bem-haja, Quinta do Arneiro!

Da quinta seguimos para almoço na zona saloia, houve tempo para uns deliciosos Pastéis de Feijão e Amêndoa na Pastelaria Convento (mesmo em frente ao Convento de Mafra), passeou-se na Tapada e ainda regressámos a tempo de dar uns mergulhos frescos debaixo do sol quente do último dia de Verão. Que fantástico Domingo aquele! E que saudades tenho já do Verão...




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Fruta e Vegetais
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Acompanhamentos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- Azeite q.b.
- 10 hastes médias de Tomilho fresco
- Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta q.b.
- 3 Batatas Doces grandes
- 4 Pêras Rocha verdes
- 2 colheres (rasas) de sobremesa de Gengibre em pó
  
 Também vai precisar de:
- Tabuleiro de forno
- Papel vegetal q.b.
   
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo). Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal, garantindo que o papel fica com margens laterais que excedam o tabuleiro*.

* Dica: O excedente do papel vegetal garante que o molho criado durante a cozedura não verte para o tabuleiro.

Deite sobre o papel um fio de azeite, uma pitada de sal marinho, outra de pimenta preta acabada de moer e 5 hastes de tomilho espaçadas entre si. Reserve.
Descasque as batatas, lave-as bem e corte-as em fatias da grossura de 2 dedos. Escorra bem e disponha sobre o tabuleiro.
Lave as pêras, parta em quartos e descaroce. Escorra bem e coloque no tabuleiro, intercalando-as com as batatas doces. Deite por cima um fio generoso de azeite, mais uma pitada generosa de sal marinho, as 5 hastes restantes de tomilho (espaçadas entre si), outra pitada generosa de pimenta preta acabada de moer e leve ao forno.

Após 15 minutos de cozedura, deite por cima das pêras e das batatas doces o gengibre em pó e envolva tudo suavemente. Deixe cozinhar por mais 10 minutos (ou até que as batatas e as pêras estejam tenras, mas firmes). Sirva bem quente.


Nota: Esta receita pode, para os não vegetarianos, ser servida como acompanhamento, por exemplo, de uma carne de porco também assada no forno (costeletas, febras ou lombo). Veja uma sugestão de tempero de carne de porco assada no forno aqui.


Bom Apetite!

 

4 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Um acompanhamento muito original! Adorei os sabores usados, hei-de experimentar.
Beijinhos

Unknown disse...

Uma combinação que nunca me passaria pela cabeça !! :)
Grata e beijinho

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Por favor experimente e partilhe comigo o que achou, Mª João. Inevitável dizer que cá em casa adorámos, mas ia gostar imenso de conhecer opiniões de outros "paladares". :)
Obrigada pela visita e pelo comentário e votos de boa semana! Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Como sugeria anteriormente à Mª João, por favor experimente e partilhe comigo o que achou, Princesa. Cá em casa adorámos o resultado final e desapareceu tudo num ápice, mas ia gostar imenso de conhecer opiniões de outros "paladares". :)

Obrigada pela visita e pelo comentário e votos de boa semana! Beijinhos