domingo, 6 de outubro de 2013

Dois Aniversários e um Bolo de Courgette, Cenoura e Pêra Rocha com Glacé de Sementes de Papoila

Por aqui celebra-se e em duplicado!
Seis meses de COMIDAcomPAIXÃO ©, muitas visitas ao blog e várias centenas de Amigos sentados à mesa desta cozinha no Facebook eram mais que suficientes para fazer a festa, mas a celebração tornou-se maior assim que me apercebi que partilhava a data com o aniversário da querida Avó! 85 anos de vida, de experiências, aprendizagens, amor, amizade, sonhos, batalhas, vitórias e perdas... Caramba, 85 anos de vida!

{ PARABÉNS minha querida Avó e OBRIGADA por ser um dos alicerces fortes da minha vida e me encher de amor também no prato! ♥ }

Por estas duas razões, a sugestão de hoje tinha de ser especialíssima! Foi servida à "menina dos anos" com uma vela de aniversário e um sparkle stick (que adorou) e só nessa altura me apercebi o quão parecido este bolo é com ela... Simples e discreto no aspecto exterior e uma surpresa maravilhosa no interior!
É um bolo fantásticamente aromático, surpreendentemente nutritivo, maravilhosamente saboroso e fofo e não menos saudável! ADORO a combinação dos ingredientes, todas aquelas cores e sabores reunidos num bolo e aquele cheiro, senhoras(es), aquele cheiro! Huuuuuummmm...

Guarde a sugestão de hoje por perto, quem sabe, para a próxima data especial de família. Acredite, é um bolo para agradar a crianças, jovens, adultos e a "adultos mais maduros"!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  120 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: Aniversários
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- Manteiga q.b. para barrar as formas
Para o Bolo:
- 200 gr de Farinha de Trigo
- 100 gr de Farinha de Espelta
- 1 colher de chá (rasa) de Fermento em pó
- 1 colher de chá (rasa) de Bicarbonato de Sódio
- 1 colher de sopa (rasa) de Canela em Pó
- 2 pitadas de Cravinho (Cravo-da-Índia) moído
- 275 gr de Açúcar Amarelo
- 4 Ovos grandes (ou 5 médios)
- 250 ml de Óleo de Coco Virgem *
  * Dica: Encontra o Óleo de Coco Virgem em lojas de produtos biológicos ou naturais
- 150 gr de Cenouras raladas
- 100 gr de Courgette ralada (com casca)
- 3 Pêras Rocha de tamanho médio (com casca)
- 150 gr de Nozes
- 100 gr de Sultanas
Para o Glacé:
- 75 gr de Manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
- 200 gr de Queijo-Creme frio (usei Philadelphia)
- 100 gr de Iogurte Grego frio
- 175 gr de Açúcar em pó (peneirado)
- 1 colher de sopa (cheia) de Sementes de Papoila

 Também vai precisar de:
- 2 Formas com 20 ou 24 cm de diâmetro
- Papel vegetal q.b.
- Peneira ou passador de rede fina
- 3 Tigelas (1 grande, 1 média e 1 pequena)
- Robot de cozinha ou Batedeira Eléctrica
- Salazar ou espátula de borracha
   
Preparação:

Unte as formas grosseiramente com manteiga e forre a base de cada uma com papel vegetal. Reserve. 

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Peneire as farinhas, o fermento, o bicarbonato de sódio e a canela para dentro de uma tigela média. Adicione 2 pitadas de cravinho moído (use o pilão para o efeito, moendo 2 a 3 cravinhos inteiros) e envolva tudo com a ajuda de uma colher. Reserve.

Adicione o açúcar ao copo do robot de cozinha e os ovos. Mexa tudo até obter uma massa macia. Adicione o óleo de coco virgem aos poucos* e continue a bater a massa até obter um creme suave.

* Dica: É comum o óleo de coco virgem se encontrar sólido quando abre o frasco. Sugiro que antes de untar as formas com manteiga (primeiro passo da preparação), coloque o frasco dentro de uma tigela com água quente, para que esteja líquido quando for usar.

Adicione gradualmente pouca quantidade das farinhas, fermento em pó, bicarbonato de sódio, canela e cravinho e bata até todos os ingredientes estarem bem incorporados e a massa começar a formar bolhas grandes. Passe a massa para uma tigela grande com a ajuda de uma espátula e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento em baixo).

Rale as cenouras sem casca, a courgette (a que retirou antes o pedúnculo) e as pêras previamente lavadas no robot de cozinha. Retire os vegetais ralados para dentro de uma tigela funda e adicione as nozes bem picadas e as sultanas, envolvendo tudo com a ajuda de uma colher. Adicione à massa, envolvendo todos os ingredientes com a ajuda de uma colher até que todos os ingredientes estejam bem ligados.

Divida a massa pelas 2 formas, espalhando com a espátula para criar uma camada uniforme. Leve ao forno durante 50 a 55 minutos ou até a massa ter crescido, estar levemente dourada e cozida no centro*.

* Dica: Use um palito grande para verificar se a massa está cozida, introduzindo o palito até ao fundo da forma. Se o palito sair seco a massa estará pronta, se o palito sair húmido e com pedacinhos cremosos de massa precisa de cozinhar mais alguns minutos.

Quando os bolos estiverem cozinhados, retire-os do forno e deixe arrefecer nas formas.

* Sugestão: Enquanto os bolos cozinham no forno, prepare o glacé de sementes de Papoila.

Para preparar o glacé, bata a manteiga com o queijo-creme no robot de cozinha, acrescente o iogurte e o açúcar em pó e volte a bater até obter um creme leve e macio. Passe o creme para um tigela pequena com ajuda da espátula e adicione as sementes de Papoila. Envolva tudo, tape o recipiente com película aderente e leve ao frigorífico. Retire do frio 5 minutos antes de usar.

Desenforme os bolos quando estiverem completamente frios, descartando o papel vegetal usado na base. Coloque um dos bolos sobre o prato de servir (com o fundo para cima) e barre com metade do glacé. Coloque o outro bolo por cima (com a parte de cima virada para cima) e barre o topo com o resto do glacé de sementes de Papoila.

* Dica: Este bolo conserva-se bem durante alguns dias e dura ainda mais tempo se o guardar numa caixa hermética no frigorífico.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Sarah Randell e adaptada pela cozinheira da casa


4 comentários:

Rute Jacinto disse...

Adorei! Lindo este bolo e com uma combinação de sabores tão boa. Parabéns pelo blog e aos 85 aninhos da avó! bjinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Gosto muito de saber que gostou da sugestão, Rute! É um bolo fantástico, rico em sabores e texturas surpreendentes. Experimente fazer aí em casa, acredito que vai ficar rendida, primeiro pelo odor e depois pelo sabor! ;) A avó dizia que o "bolo de chocolate" estava delicioso... :D :D Quando lhe descrevi os ingredientes ficou incrédula, mas continuava a comer a sua fatia generosa cheia de gosto e vontade. :D :D

Obrigada pelos parabéns ao blog e ao aniversário da avó! Por isso e também pela sua visita e comentário!

Beijinhos de volta para si e votos de boa semana!

Unknown disse...

Parabéns pela AVÓ, pelo blog [ que adoro ] e obrigado pela inspiração!!

Beijinho Ivete :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

OBRIGADA Princesa! Pelos parabéns à Avó e por tudo o resto, incluindo a sua simpatia, companhia e apoio constante! :)

Beijinhos GRANDES de volta para si e obrigada também pela vista e pelo comentário!