quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pianinho no forno com Mostarda de Dijon e Três Ervas Aromáticas

Junho em modo Outonal é uma experiência nova para mim. Nova e perturbadora! O corpo e a cabeça andam estranhos, lentos, moles e nunca tive tantas crises de sinusite alérgica que me obrigassem a "encharcar" de anti-histamínicos (que ainda me põem mais mole, mais lenta e sonolenta) como nos últimos dois meses. Até no prato volta a ser Outono cá em casa... E por muito que adore Pianinho no forno (que se derrete na boca de tão suave e suculenta que fica a carne), tenho saudades de comê-lo na brasa depois de um belíssimo dia de praia!

Dizem os entendidos que Sexta-feira próxima o Verão chega em glória: a temperatura deverá subir cerca de 11º C e teremos dias cheios de Sol. Gosto desta notícia, pois este Outono que não nos larga já me enfada! Ando com ânsias de calor, sol, chinelo no pé, roupas frescas, praia, comida ligeira, sangria, vinho estupidamente gelado e grelhados, muitooos grelhados!

Verão, se me escutas, sabe que Portugal inteiro anseia por ti!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Carne
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- 10 dentes de Alho
- Sal Marinho q.b.
- 1 haste de Alecrim seco
- Oregãos secos q.b.
- 12 hastes de Tomilho fresco
- Noz Moscada acabada de moer q.b.
- 1,5 kg de Entrecosto Pianinho
- 6 Batatas médias (com casca)
- 3 Cenouras
- 280 gr de Feijão Verde pequeno
- 1 colher de sobremesa (cheia) de Mostarda de Dijon
 
 Também vai precisar de:
- 1 Travessa/ tabuleiro grande de forno
- 1 Panela média/ grande
 
Preparação:

Ligue o forno a 200º C. Cubra o fundo da travessa que vai usar com azeite, junte 5 dentes de alho finamente picados, 3 dentes de alho com casca e esmagados com a faca, 3 a 4 pitadas generosas de sal marinho, noz moscada (acabada de moer) a gosto, 4 a 5 pitadas generosas de oregãos secos, o alecrim e 8 hastes de tomilho cortadas com uma tesoura. Com a ajuda de um pilão ou das costas de uma colher de sopa, esmague bem todos os ingredientes e misture tudo. Deite a carne na travessa e barre com a mistura anterior os dois lados da peça, tendo em especial atenção o interior dos cortes longitudinais* feitos previamente na carne. Leve ao forno a assar durante cerca de 2 horas, tendo o cuidado de regar regularmente a carne com o molho da travessa e virar a peça para assar dos dois lados.

*Dicas: Peça no talho para fazerem logo os cortes longitudinais na peça, explicando que é para assar. Se lhe causar impressão utilizar as mãos para barrar a carne com o azeite e os restantes ingredientes, sugiro que use luvas de cozinha para o efeito.

Descasque as cenouras e parta-as a gosto - rodelas, quartos ou tiras rectangulares; corte as pontas ao feijão verde e parta-o no tamanho pretendido; lave bem a casca das batatas e corte-as em quartos grossos (sem descascar). Lave bem todos os vegetais e coza-os numa panela média/ grande em água abundante e uma pitada generosa de sal marinho - atenção ao tempo de cozedura, pois o que pretende é dar apenas um "entalão" aos vegetais e não cozê-los completamente. Assim que as batatas estiverem cozidas nas extremidades e ainda duras no interior, apague o lume, escorra a água e reserve.

Retire a travessa ou tabuleiro do forno, empurre a carne para um lado e levante ligeiramente essa parte do tabuleiro para que todo o molho escorra para o extremo oposto. Adicione ao molho a mostarda de Dijon e mexa bem com a colher até a mostarda se misturar completamente com o molho. Regue abundantemente cada lado da carne com o molho e adicione os vegetais pré-cozidos ao tabuleiro. Deite uma pitada de sal marinho por cima dos vegetais, regue-os com o molho da carne, um fio de azeite, junte as restantes 4 hastes de tomilho e 2 dentes de alho com casca e esmagados com a faca. Leve ao forno até a carne estar completamente cozinhada no interior e com as pontas estaladiças.

Acompanhe com um copo (ou dois) de vinho tinto encorpado.


Bom Apetite!


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Um prato bem apetitoso! :)
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito [ blog COMIDAcomPAIXÃO ] disse...

Gosto muito desta carne assada no forno! Fica gulosa, muito apetitosa e é difícil sair mal. :)
Beijinhos de volta para si, M João!