sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cogumelos Portobello Gratinados com Queijo de Cabra e Ervas da Provença

Cá em casa, para além de procurar que tenhamos uma alimentação variada, equilibrada e criativa, tento criar ementas "livres de carne" em, pelo menos, dois dias da semana. Esta Quinta-feira foi um desses dias.

A sugestão de hoje é lactovegetariana e bastante pobre em cloreto de sódio (Sal), no entanto, é muitíssimo rica em sabor e texturas. O Queijo de Cabra dá aos Cogumelos Portobello um sabor ligeiramente salgado e uma textura cremosa e as Ervas da Provença tornam-nos aromaticamente deliciosos. A Saladinha que proponho como acompanhamento é fresquíssima, repleta de texturas contrastantes e complementares, imensos nutrientes e vitaminas trazidas pelos vegetais, pelo Pêssego e pelas Nozes que a compõem.

Apesar da carne estar ausente desta ementa, garanto que no final da refeição se sentirá plenamente satisfeito(a)! Experimente, não só as sugestões de hoje mas também eleger um a dois dias por semana como os seus dias "livres de carne". O seu corpo vai agradecer!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
Para os Cogumelos:
- Azeite Extra-Virgem
- 2 Cogumelos Portobello grandes por pessoa
- Ervas da Provença *
- Queijo de Cabra Curado a gosto

 Para a Saladinha:
- Rúcula fresca q.b.
- Alface fresca q.b.
- 6 Tomates Cherry
- 1/4 Cebola Roxa
- 1 Pêssego
- 2 colheres de sopa de miolo de Noz
- Azeite E.V. q.b.
- Sumo de Limão a gosto
- 1 pitada de Sal Marinho moído na altura
- 1 pitada de Pimenta Preta moída na altura
   
 Também vai precisar de:
- Papel de rolo de cozinha
- Travessa de forno
- Pincel de culinária
- Saladeira
 
Preparação:

Ligue o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Limpe os cogumelos com duas folhas de papel de rolo de cozinha ligeiramente húmidas. Sugiro que não lave os cogumelos directamente em água, pois tendem a absorver uma grande parte da água da lavagem, que depois será libertada durante a cozedura. Corte as pontas dos pés e reserve.

Pincele grosseiramente o fundo da travessa de forno que vai usar com azeite e disponha os cogumelos com os pés para cima. Polvilhe com ervas da Provença * e leve ao forno a assar durante 15 minutos.


Sugestão: Sugiro que use o tempo de cozedura inicial dos cogumelos para preparar os ingredientes da saladinha que vai servir como acompanhamento. Desinfecte a rúcula e a alface cortada em juliana (usei da espécie Folha-de-Carvalho) usando o método explicado aqui; lave bem os tomates e corte-os em quartos; descasque e lave 1/4 de cebola roxa e corte-a finamente; retire o caroço, descasque e fatie finamente o pêssego e coloque tudo num prato, aguardando a composição final da salada.

* Dica: As ervas da Provença são muito usadas na cozinha provençal e têm na sua composição original Segurelha, Tomilho, Manjericão e sementes de Funcho. Algumas misturas disponíveis no mercado incluem, para além destas, Rosmaninho, Orégãos e Manjerona. Caso possua uma pequena horta de ervas aromática em casa, sugiro que crie a sua própria mistura com as ervas indicadas acima, usando a medida de 2 colheres de sopa de folhas secas de cada ingrediente, misturando tudo e colocando num frasco seco e fechado hermeticamente. Guarde num local seco e abrigado da luz.


Após este tempo, coloque uma primeira fatia de queijo de Cabra por cima do pé de cada cogumelo, polvilhe o queijo com ervas da Provença e deixe cozinhar durante mais 15 minutos. Findo o tempo, desligue o forno, coloque mais uma ou duas fatias de queijo por cima de cada cogumelo, polvilhe novamente com ervas da Provença e deixe repousar no forno durante mais 5 a 7 minutos, para que o queijo derreta com o calor remanescente do forno.

Enquanto isso, termine a salada, colocando numa saladeira a rúcula e a alface bem secas, os tomates, a cebola, o pêssego e salpique por cima com o miolo de noz partido grosseiramente com os dedos. Num frasco limpo, deite azeite a gosto, algumas gotas de limão, uma pitada de sal marinho e pimenta preta moídos na altura, coloque a tampa e agite vigorosamente. Deite o molho por cima da salada pouco antes de servir e envolva tudo.

Sirva os cogumelos ainda quentes, acompanhados por um copo de vinho tinto frutado (por aqui bebeu-se um Versátil Tinto, da Casa de Santa Vitória, com sabor a frutos vermelhos, flores de violeta e especiarias).




Bom Apetite!


8 comentários:

Unknown disse...

A experimentar sem dúvida !!

:) Beijinho

Priscila Schulz disse...

Hummm Ivete, devem ser deliciosos!
Adorei o aspecto.

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adoro, adoro! Uma refeição leve perfeita.
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Experimente, Princesa! ;) Depois quero saber tudinho sobre o que achou!

Beijinho de volta para si e bom fim de semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Oi Pri! :) Gosto de saber que as imagens lhe abriram o apetite. Experimente fazer aí em casa, acho que vai ficar fã!

Beijinhos de volta para você e bom final de semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

:D Tem de fazer aí em casa num dia de detox, Mª João! Nestes dias "livres de carne" só como fruta durante o dia, bebo muita água e ao jantar escolho ementas cheias de vegetais. Nos dias seguintes, o corpo funciona como um relógio e até a pele fica mais bonita!

Beijinhos de volta para si e bom fim de semana!

Unknown disse...

Estava prometido que haveria de experimentar. Este sábado foi o dia. O resultado muito bom. Sobrou um que hoje coloquei num pãozinho de centeio ....resultado um almoço de marmita super saudável !!

Beijinho :)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

GOSTO tanto de saber a sua opinião Princesa, e mais ainda que gostou! :))

As receitas que crio têm muito de mim, do meu gosto e paladar pessoal, por isso é fantástico ouvir e ler outras opiniões de quem também provou. Obrigada por partilhar a sua e gostei muito de saber que transformou a "sobra" num almoço gourmet! :D :D

Beijinhossssssssss