quinta-feira, 11 de julho de 2013

Salada Fresca de Figos, Agriões e Queijo de Cabra ao Mel de Rosmaninho

Para mim, os melhores pratos de Verão são Saladas! Fresquíssimas, saborosas, com molhos de Mel, Mostarda, Maionese de Alho e Vinagrete ligeiro, sumo de Limão; com Peixe, Mariscos, Carnes Brancas, Frutas, Queijos... São rápidas de preparar, ricas em nutrientes, saciam o apetite, refrescam... E têm apenas a imaginação como limite!

A que hoje sugiro é uma das minhas saladas preferidas para finais de dias quentes! Tem o equilíbrio perfeito em sabores e texturas: o sabor dos Agriões a equilibrar o ligeiro sabor acre dos Espinafres selvagens; a Maçã e os Rabanetes de textura crocante a contrastar com a suavidade dos Figos maduros; o sabor delicado dos Pinhões tostados; a doçura do Mel de Rosmaninho com a acidez do sumo de Limão em contraste com o salgado do queijo de Cabra... Huuuummm...

Definitivamente, descrevê-la com detalhe não se compara ao sabor de cada garfada na boca! Experimente, vai ficar fã!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Saladas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 35 gr de miolo de Pinhão
- 60 gr de folhas (sem talos) de Espinafres Selvagens
- 60 gr de Agriões de Água
- 2 a 3 Rabanetes médios
- 2 a 3 Figos maduros grandes
- 1 Maçã Royal Gala
- 1 Queijo de Cabra Curado (atabafado)

Para o molho:
- 2 colheres de sopa de Azeite Extra-Virgem
- 1 colher de sopa de Mel de Rosmaninho
- Sumo de 1/2 Limão
- Sal Marinho acabado de moer
- Pimenta Preta acabada de moer
  
 Também vai precisar de:
- 1 Frigideira antiaderente pequena
- 1 Saladeira grande
 
Preparação:

Comece por tostar o miolo dos pinhões: aqueça previamente a frigideira anti-aderente e adicione os pinhões. Deixe tostar em lume médio, agitando a frigideira de vez em quando. Assim que os pinhões começarem a ficar levemente dourados de ambos os lados, apague o lume e deixe-os repousar na frigideira. Reserve.

Prepare os espinafres selvagens, retirando todas as folhas dos talos. Junte as folhas dos espinafres aos agriões e lave-os bem*. Seque, retirando toda a água remanescente. Coloque na saladeira e reserve.

*Dica 1: Sugiro que desinfecte bem os espinafres e os agriões antes de os consumir. Num litro de água deite 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco (de uso corrente), adicione as folhas e deixe repousar durante cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, passe-as por água corrente abundante, escorra bem e estão prontas a consumir.

Descasque os rabanetes (sem retirar a pele toda, pois a pele ajuda à sua digestão), lave-os bem e corte-os em rodelas finas.
De seguida, lave bem a maçã e com a ajuda de um descaroçador, retire-lhe o caroço. Parta-a em quartos (sem retirar a casca) e depois em fatias finas.
Lave bem a pele dos figos, corte-lhes o pé e depois parta-os em quartos. Parta cada quarto em fatias largas.
Adicione tudo à saladeira e envolva delicadamente com os espinafres e os agriões.

Abra o pacote do queijo de cabra (que deve estar à temperatura ambiente, devendo tirá-lo do frigorífico cerca de 15 minutos antes de usar) e com a ajuda de um ralador, rale-o para dentro da saladeira. Adicione os pinhões tostados e envolva tudo delicadamente.

Prepare o molho*, adicionando o azeite, o mel, o sumo de limão, sal marinho e pimenta preta moídos na altura, a gosto. Mexa bem e deite por cima da salada mesmo antes de servir.

*Dica 2: Recicle um frasco de compota e use-o sempre para fazer os molhos que usar nos seus pratos. Na minha opinião, é muito mais prático de usar que uma tigela e uma colher, pois deita os ingredientes lá para dentro, coloca a tampa, agita vigorosamente e, voilá, molho pronto! 
 

Sugestão: Sirva esta salada com um bom vinho branco estupidamente gelado (por aqui bebeu-se um fantástico branco alentejano Duas Castas 2011, da Herdade do Esporão). Combinação perfeita!


Bom Apetite!

2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Figos e queijo de cabra é das minhas misturas de sabor preferidas, por isso, esta salada deve ser uma delícia!
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Sou suspeita, mas acho esta salada deliciosa! ;) Experimente, Maria João e depois partilhe o que achou!
Beijinhos de volta para si e bom fim de semana!