quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sopa Fria de Melancia e Cinco Frutas Maduras com Manjericão e Pimenta Preta

A sugestão de hoje foi-me dada pela (querida) Mãe. Falou-me numa Sopa de Frutas que havia experimentado em casa e que sabia que iríamos adorar. E adorámos! Apesar de ter adaptado a receita e ter escolhido as frutas pelas cores (para que contrastassem com o vermelho da Melancia), ficámos sérios fãs desta MARAVILHOSA Sopa Fria! Então servida bem gelada, com uns cubos de gelo e um vinho branco estupidamente gelado no copo é uma perdição!

Se há prato capaz de concentrar em si uma estação do ano, este é um deles: é pleno Verão em cada colherada!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sopas
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes: 
- 1 Melancia pequena (com cerca de 1,5 kg)
- 1 1/2 Laranja (sumo de)
- 1/2 Limão (sumo de)
- 1 (a 2) colher de sobremesa de Açúcar Amarelo
- Sal Marinho (moído na altura) q.b.
- Pimenta Preta (moída na altura) q.b.
- 1/2 Manga madura
- 2 Kiwis maduros
- 1 Pêssego maduro
- 2 Ameixas Amarelas maduras
- 8 folhas grandes de Manjericão
   
 Também vai precisar de:
- Robot de cozinha ou liquidificador
- Passador ou peneira de rede fina (de tamanho médio)
- Tigela grande e funda
 
Preparação:

Se quiser usar a própria melancia como recipiente de servir, comece por cortar uma fatia finíssima de casca do lado que vai usar como base - o objectivo é criar estabilidade na base, para que não haja risco de esta se virar na altura de servir.
De seguida, corte no pé da melancia (do lado oposto ao corte anterior) uma fatia generosa que apanhe já alguma polpa vermelha - tente fazer o corte o mais direito possível, pois está a criar a "tampa" do "recipiente". Reserve.

Retire toda a polpa da melancia com a ajuda de uma colher de sopa - retire apenas a parte vermelha e não a branca, pois é amarga, e não "escave" muito no fundo para não correr o risco da base se rasgar com o peso da sopa.
Coloque a polpa (com as sementes) no robot de cozinha ou liquidificador e transforme tudo em puré e sumo. Coloque o passador ou peneira por cima da tigela funda e vá vertendo o sumo e o puré da melancia através do passador. Com a ajuda de uma colher de sopa, vá pressionando o puré contra a rede, para que o sumo saia todo e apenas fique com as sementes na rede. Repita o processo anterior até terminar o sumo da melancia.

Adicione ao sumo da melancia, o sumo das laranjas, do 1/2 limão, 1 pitada generosa de pimenta preta acabada de moer, 1 pitada de sal e 1 colher de sobremesa de açúcar. Mexa e prove. Se achar que precisar de mais açúcar, adicione mais uma colher.
Parta as restantes frutas da forma que mais lhe agradar (cubos, quartos...) e junte ao preparado anterior. Lave as folhas de manjericão, seque-as, coloque-as em cima umas das outras, enrole-as sobre si e corte em juliana fina. Adicione também ao preparado anterior e mexa.
Com a ajuda de uma concha de sopa, encha a casca da melancia (quase) até ao topo, coloque a tampa, cubra a parte superior com papel de alumínio e leve ao frigorífico, no mínimo, 2 horas antes de servir.

* Dica: Vai sobrar uma porção de sopa que não vai caber na melancia, por isso, coloque-a dentro de um jarro tapado também no frio e use-a para reabastecer o "recipiente" uma vez vazio.

Sirva bem gelado, com alguns cubos de gelo e decore com folhas inteiras de Manjericão.


Bom Apetite!


Nota: Receita original d' "O Grande Livro dos Alimentos" e adaptada pela cozinheira da casa

4 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que maravilha! Adorei a receita e a apresentação, vou levar para experimentar! :)
Beijinhos

Priscila Schulz disse...

Achei muito interessante essa receita!
Nunca fiz uma sopa fria... hehe

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

É um prato que transborda Verão, não é Mª João?
As cores, os sabores, o próprio "recipiente"... Tudo nesta sugestão grita por um dia quente de Verão, depois ou antes de uns valentes mergulhos de mar ou piscina! :) Leve e experimente, acho que vai ficar fã!

Beijinhos de volta e cont. de boa semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Oi Pri! :) Nunca experimentou uma sopa fria? Então vai adorar essa! É fresca, cheia de sabor, saciante e faz muito bem para a saúde. Se experimentar a receita conte para mim o que achou, ok?

Beijinhos de volta e cont. de boa semana para você!