quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Horta à Mesa | Uma Travessa de Peixinhos e Flores

Quinzenalmente recebemos da Quinta do Arneiro um cabaz personalizado de produtos biológicos. São imbatíveis em qualidade, sabor e durabilidade. São um pouco mais caros que os não biológicos, mas acreditem que a diferença de preço é totalmente esquecida quando começamos a perceber que tudo é muitíssimo mais saboroso, saudável e dura bastante mais tempo. E é nesse momento que começamos a ponderar o que sai efectivamente mais caro, na bolsa e na saúde, pois afinal somos o que comemos.
De vez em quando, dependendo da sazonalidade e das condições metereológicas, surgem estes mimos maravilhosos tratados com imenso amor e cuidado, por mãos que sabem o que fazem. E quando me chegam a casa não consigo conter o entusiasmo ao ver ingredientes assim: fresquíssimos, tenros e lindos!

A sugestão de hoje é uma adaptação pessoal a um clássico da gastronomia portuguesa e deu nisto: uma travessa cheia de saborosos e tenros Peixinhos e Flores da Horta! E digam lá se estas cores não abrem o apetite?




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: Portuguesa

Ingredientes: 
- 150 gr Feijão Verde
- 1 Courgette média
- 200 gr de Courgettes bebés com flor
- Vinagre de Vinho Branco (de uso corrente)
- Óleo de Girassol q.b. (para fritar)

Para o Polme:
- 2 colheres de sopa de Azeite Extra-Virgem
- 3 Ovos
- Sal Marinho acabado de moer
- Noz Moscada acabada de moer
- Raspa de 1/2 Limão
- 3 colheres de sopa de Farinha
    
 Também vai precisar de:
- Tesoura de cozinha
- Prato fundo
- Escorredor de vegetais
- Wook, frigideira ou fritadeira
- Papel de rolo de cozinha
- Escumadeira
 
Preparação:

Comece por preparar o polme (que vai envolver os peixinhos e as flores antes de fritar). Deite 2 colher de sopa de azeite extra-virgem num prato fundo de sopa, 3 ovos, uma pitada de sal marinho acabado de moer, noz moscada a gosto acabada de moer e a raspa de 1/2 limão. Mexa. Depois adicione 3 colheres de sopa de farinha (uma de cada vez) e mexa com uma varinha de arames até todos os elementos estarem bem ligados, não existirem grumos de farinha e até a mistura começar a formar bolhas. Deixe repousar durante 30 minutos.

Avance para as Flores de Courgette bebés, abrindo cada uma delas suavemente com a ajuda de dois dedos. Com uma tesoura retire os estames (que são extremamente amargos) e deite-os fora. De seguida, lave cuidadosamente cada uma das flores, por dentro e por fora (sugiro que as desinfecte usando o método explicado aqui). Escorra-as bem, corte-lhes o pé e com a ajuda de um descascador de legumes corte umas fatias intercaladas de pele. Neste processo, manipule cuidadosamente as courgettes bebés de modo a que estas não se separem das flores. Com a ajuda de uma faca afiada abra as courgettes em quatro fatias, deixando cerca de 1,5 cm da zona de junção da courgette com a flor. Reserve.

Retire as pontas ao feijão verde, lave, seque e reserve. Corte o pé à courgette, lave-a, corte-a longitudinalmente ao meio e depois cada metade ao meio. Corte finalmente em tiras de grossura média e reserve.

Num wook, frigideira larga ou fritadeira deite óleo de girassol e deixe aquecer. Leve a tábua dos vegetais para junto do fogão, o prato do polme, uma travessa forrada com papel de cozinha e uma escumadeira. A melhor maneira de verificar a temperatura do óleo é molhar um dedo no polme e deixar cair umas gotas. Assim que o polme comece a formar muitas bolhas, deite o feijão verde, um a um (passados previamente no polme mesmo antes de entrar no óleo). Não encha muito o wook, frigideira ou fritadeira, para que haja espaço entre os peixinhos da horta e a temperatura do óleo não desça muito. Vigie a fritura e vire-as, deixando fritar até que o polme comece a ficar ligeiramente dourado de cada lado. Escorra com a ajuda da escumadeira e coloque na travessa forrada com o papel de cozinha para que o excesso de óleo seja absorvido*.

* Dica: Prove um dos peixinhos da horta ainda mornos e verifique o sal. Caso necessitem de mais sal, aproveite o processo de arrefecimento para corrigir o tempero com uma pitada ligeira de sal marinho acabado de moer.

Repita o processo anterior até terminar todos os vegetais. Comece pelo feijão verde, depois a courgette em fatias e só no final as flores com as courgettes bebés.

Sirva os peixinhos e as flores ainda mornos com uma saladinha fresca ou só com umas fatias de tomates bem maduros, temperados com sal marinho moído na altura, orégãos secos e um fio de azeite extra-virgem e...

Bom Apetite!


4 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Gosto tanto, Ivete! Que maravilha, recorda-me a infância!
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

E vão duas, Mª João! No gosto e nas recordações! ;)

Não comia Peixinhos da Horta há uns anos valentes e, de repente, surgiram na carta de um restaurante a que fui há umas semanas, fazendo "disparar" imediatamente a memória dos Peixinhos da Avó. Daí surgiu a vontade de os "plantar" nos pratos cá de casa! ;)

Beijinhos de volta e boa semana!

Unknown disse...

Só tenho uma palavra para o seu blog: ESPETACULAR!
Muitos parabéns!

Se quiser passar pelo meu muito muito recente blog:
http://tastesandsmellsofwoman.blogspot.pt/

Um beijinho,
Sofia

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Sofia! :)

Seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! Muito obrigada pela sua apreciação e fico sinceramente feliz que goste do que por aqui se faz. Experimente as sugestões que mais lhe agradem e conte-me depois o que achou.

Desejo as maiores felicidades para o seu recente blog e prometo ir dando umas espreitadelas! ;)

Beijinho de volta para si e cont. de boa semana