sexta-feira, 31 de maio de 2013

Viajar em Portugal | Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Uma sugestão do J. que conjugava lazer e trabalho levou-nos a Alvados, no concelho de Porto de Mós, ao hotel Cooking and Nature, a cerca de uma hora de Lisboa e em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Assim que chegámos fiquei rendida ao espaço e ao conceito de design: fresco, natural (no estilo e nos materiais utilizados), criativo, disruptivo e com imensas alusões à nossa essência cultural.
No interior, poltronas e sofás forrados a Chita, frases de autores portugueses estampadas em móveis, estantes com livros para miúdos e graúdos, um honesty bar com lareira a fazer lembrar a sala de estar de casa... Os quartos primam pela singularidade dos temas, cada um deles uma surpresa pela decoração, materiais, texturas, cores e todos emoldurados por uma vista azul céu e verde abundante da serra. E a cozinha (aiiii aquela cozinha!) inspiradora pela luz natural, pelas bancadas generosas e pelas pessoas sorridentes (staff e hóspedes).
No exterior, como nos explicou o proprietário Rui Anastácio, a construção do edifício foi feita de forma a respeitar as árvores centenárias existentes no terreno e elas ali repousam, serenas e portentosas, protegendo do sol quem descansa no alpendre do hotel que dá acesso à piscina com vista para a serra. E o tempo corre devagar, fazendo-nos esquecer o tic-tac do relógio e a azáfama da capital, ali tão perto e cada vez mais longe.

Se de dia o hotel é surpreendente, com o cair da noite torna-se mágico, pois tomamos o espaço nosso, sentindo-o cada vez mais como uma casa fora de casa. À hora marcada e com uma ementa previamente escolhida por nós, entra-se na cozinha e ali se recebem sorrisos, aventais, receitas e ingredientes locais da melhor qualidade. Mas desengane-se quem pensar que ali vai trabalhar para comer. O hóspede usufrui apenas da melhor parte da experiência: cozinha com assistência permanente de gente entendida e simpática as receitas do chef  Nuno Barros, desenhadas especificamente para o hotel (e que, por cortesia do Cooking and Nature, pude partilhar convosco a receita da magnífica Mousse de Requeijão com Lima, Compota de Abóbora e Frutos Secos Caramelizados). Comida pronta, toma-se conta da mesa e das cadeiras, come-se (e maravilhosamente!), bebe-se, ri-se, conversa-se e a loiça fica para o simpático pessoal do hotel. E vai-se ficando, entre dois dedos de prosa e mais um copo de vinho. Aquela cozinha é todo um manancial de inspiração, boa disposição e energias criativas... Fantástico espaço e conceito este! Ao nível do que de melhor se faz lá fora, mas inovador, singular, irreverente e luxuosamente simples. E é nosso, de corpo e alma lusa!

VISITE! Perca-se por lá num fim de semana, numas mini-ou-grandes-férias, coma, beba, descanse, mime-se, caminhe pela natureza e seja feliz! E, lembre-se, nos sítios mágicos tudo de bom é possível acontecer...



 Junte-se a nós no Instagram



Onde FICAR:
Cooking and Nature | Emotional Hotel
Rua Asseguia das Lages 181, 2480 Alvados, Portugal
Reservas: +351 244 447 000


Sem comentários: