domingo, 2 de junho de 2013

A Primavera à mesa... Inspirações para um almoço de Amigos

No último jantar de aniversário de um amigo tomámos a decisão de nos juntarmos obrigatoriamente uma vez por mês. De gente bem-disposta, simpática e animada, o grupo cresce ou encolhe à medida que os filhos de uns crescem e abrem asas, que nascem os novos petizes de outros ou que se conquistam novas amizades comuns. Entretanto a vida vai acontecendo e porque uns mudam de casa, outros de profissão, porque as relações mudam (umas terminam e outras nascem ou renascem), as agendas são preenchidas e a todos a vida obriga a correr, os almoços e os jantares ficam por fazer, adiados por esta ou aquela obrigação. Quando nos apercebemos, passaram seis meses, um ano, desde a última vez que estivemos juntos. E porque a vida passa rápido e dela levamos apenas o que comemos, bebemos, nos divertimos e aprendemos, a decisão foi consensual.

O primeiro dos muitos almoços que se seguem, teve lugar no nosso (adorado) terraço. E apesar de uma crise de sinusite alérgica como não tinha memória, hoje a Primavera sentiu-se em todo o seu esplendor e brindou-nos com um dia maravilhoso! Houve calor, roupas frescas, muita animação, a comida causou sensação e saciou a fome e o vinho serenou o espírito. É FANTÁSTICO quando a vida nos brinda com dias assim!


Amuse Bouche | Flores de Massa Filo com Queijo de Cabra e Compota de Morango 




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Queijo
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes (para 12 flores): 
- 1 pacote de Massa Filo
- Azeite Extra-Virgem (de muito boa qualidade) para pincelar (usei da marca Azeite Moulin des Pénitents da Fauchon, disponível na Goodies Boutique)
- 3 Queijos de Cabra frescos (atabafados)
- Sal Marinho q.b.
- 1 Compota de Morango de boa qualidade
 
 Também vai precisar de:
- Pano da loiça molhado e bem espremido
- Papel vegetal de cozinha
- Tesoura de cozinha
- 1 Pincel de culinária
- Forma em silicone ou alumínio anti-aderente para 12 CupCakes

Preparação:

Retire a massa Filo do frio cerca de 10 minutos antes de a usar (não abra o pacote até começar a usar a massa).

Num recipiente grande, deite os queijos de cabra, uma pitada generosa de sal marinho acabado de moer e amasse com a ajuda de um garfo. Noutra taça, deite quatro colheres de sopa generosas de compota de Morango. Reserve tudo.

Prepare a bancada de trabalho:
- Corte um rectângulo generoso de papel vegetal de cozinha e forre parte da bancada de trabalho;
- Coloque uma taça, o pincel, rolo de papel de cozinha (que vai precisar para ir limpando as mãos) e a garrafa de azeite que vai usar próximo do papel vegetal;
- Estenda o pano da loiça molhado e bem espremido na bancada de trabalho, abra o pacote da massa e coloque-a no pano molhado (a massa Filo é uma massa que seca rapidamente e que quando seca se rasga facilmente, o pano serve para a manter húmida durante o processo de manuseamento e composição das flores), corte as folhas da massa em quadrados de 15 cm x 15 cm. Vai usar 2 folhas sobrepostas em cada composição, necessitando de cortar cerca de 24 quadrados de massa. Depois de cortada a massa, dobre-a ao meio (a remanescente e os quadrados prontos a usar) e cubra-a com o pano húmido, de modo a que esta fique totalmente tapada.

Ligue o forno a 180º C (modo aquecimento em cima e em baixo) - veja as indicações da temperatura na embalagem de massa que usar.

Deite pouca quantidade de azeite extra-virgem na taça (nesta receita usei o Azeite Moulin des Pénitents da Fauchon, pela sua delicadeza e suavidade) e vá vertendo à medida que vai usando, deste modo evita desperdícios. Pincele grosseiramente a forma com azeite e reserve.

Pincele grosseiramente com azeite o centro do papel vegetal onde vai colocar os quadrados de massa. Coloque o primeiro quadrado, volte a pincelar e sobreponha o 2º quadrado de modo a que as pontas formem uma estrela. Levante as pontas da massa com a ajuda de uma faca e coloque-a dentro da forma, ajeitando-a para que adquira o formato da forma. Deixe as pontas de fora, abertas.
Com uma colher de sobremesa, deite uma colher (rasa) de compota no fundo massa, depois com outra colher de sobremesa, 2 a 3 colheres (rasas) de queijo de cabra, calque até encher, e, por fim, 1/2 colher de compota. Feche suavemente as flores, unindo suavemente as pontas da massa. Pincele grosseiramente as pontas da massa com azeite. Repita todo o processo anterior até completar as 12 flores.

Dica: A massa Filo que sobrar deve ser conservada no frigorífico na embalagem original e consumida nos 4 a 5 dias seguintes.

Leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos.

Desenforme com a ajuda de uma colher de sopa e sirva morno.



Sobremesa | Bolo de Pêssego, Mirtilos, Limão e Açúcar de Alfazema





Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes (para 12 rectângulos): 
- 3 Ovos grandes
- 200 gr de Açúcar branco
- 175 gr de Manteiga (à temperatura ambiente e cortada em cubos)
- 1/2 colher de chá de aroma de Baunilha
- 1/2 colher de sopa de botões secos de Alfazema
- 175 gr de Farinha de Trigo auto-levedante, peneirada
- 1 colher de chá de Fermento em pó
- 3 Pêssegos maduros, mas com a polpa firme, sem casca
- 200 gr de Mirtilos
- 1 Limão (raspa de)
- Manteiga q.b. para barrar
- 1 colher de sopa de Polenta (Farinha de Milho)
- 2 colheres de sopa de Açúcar de Alfazema (veja a receita aqui)
 
 Também vai precisar de:
- 1 Tigela de plástico funda
- Batedeira eléctrica ou rôbot de cozinha
- 1 Espátula plástica ou Salazar
- 1 Tabuleiro de forno com 20 x 33 cm e 3 a 4 cm de altura
- Papel vegetal
  
Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180º C, somente com calor na parte inferior. 

* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Deite os ovos e o açúcar branco numa tigela funda ou no recipiente do rôbot do cozinha e bata até obter uma massa granulosa. Adicione depois os cubos de manteiga, a alfazema desfeita em pedacinhos e o aroma de baunilha e bata até obter um líquido granuloso. Adicione depois a farinha peneirada e o fermento, em doses pequenas e bata até todos os ingredientes estarem bem misturados, a massa estiver cremosa e a formar bolhas.

Retire a pele e os caroços aos pêssegos, corte-os em quadrados pequenos e adicione-os à mistura, juntamente com os mirtilos inteiros, lavados e secos. Envolva suavamente usando uma espátula ou Salazar. Raspe a casca de um limão (sem a parte branca) e envolva suavemente a mistura.

Forre o tabuleiro (fundo e paredes) com papel vegetal previamente barrado com um pouco de manteiga. Polvilhe o fundo do tabuleiro (que tem o papel vegetal virado com a manteiga para cima) com a polenta e um pouco de farinha de trigo. Deite a massa do bolo e espalhe-a uniformente pelo tabuleiro com a ajuda da espátula. Polvilhe depois o topo da massa com o açúcar de alfazema.

Leve ao forno durante 35 minutos ou até o bolo ter crescido e estar alourado.

Dica: verifique com um palito se o bolo está cozido: pique o bolo até ao fundo da forma terminado o tempo anteriormente indicado e se o palito sair totalmente seco, o bolo está cozinhado. 

Deixe arrefecer no tabuleiro antes de o cortar em 12 rectângulos e decore com flores comestíveis antes de servir.


Nota 1: A receita original deste bolo é de Sarah Randell e foi adaptada pela cozinheira da casa

Nota 2: Fica o agradecimento às galinhas poedeiras dos cunhados Xana e Nuno, pelo seu contributo fundamental para esta receita  ;)


Bom Apetite!



OBRIGADA Amigos pela vossa presença e companhia, à Paula pela MARAVILHOSA Mousse de Chocolate (4º round deste almo-lanche) e vemo-nos na Comporta com praia, peixe grelhado e vinho branco estupidamente gelado!


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adorei as duas receitas! :) Delícia de almo-lanche... ;)
Beijinhos, uma boa semana!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

:) E estava mesmo assim o almo-lanche: uma delícia! Ainda bem que gostou das sugestões, Maria João! Beijinho de volta para si e boa semana!