quarta-feira, 29 de maio de 2013

Frango assado com Tomilho e Limão e Legumes à Camponesa

Estamos quase em Junho e o Outono parece que chegou agora... Choveu o dia inteiro, cheira a terra molhada e a temperatura esteve (e continua a estar) baixa. Passei o dia como o tempo, cinzenta, e precisava mesmo de comida de conforto ao jantar: quente, saborosa e simples. E o prato desta noite foi exactamente assim, com o quentinho do forno a aquecer a cozinha e um copo generoso de vinho tinto encorpado para acompanhar as delícias do campo no prato.



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Aves
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- Sal Marinho q.b.
- 20 hastes de Tomilho fresco
- Noz Moscada q.b.
- 1 cabeça de Alho
- 2 Batatas Doces grandes
- 1 Cebola grande
- 2 Alhos-Franceses pequenos e finos
- 1 Courgette grande
- 1 Cenoura grande
- 2 pedaços de Tomate seco
- 1 Frango do Campo
- 1/2 Limão

 Também vai precisar de:
- 2 travessas de forno
- Papel alumínio q.b.
- Tesoura de cozinha
- Tábua de corte de plástico
- Fio de culinária q.b.
- Tesoura de trinchar
 
Preparação:

Descasque, lave e escorra todos os vegetais. À courgette não retire toda a pele - com a ajuda de um descador de legumes tire fatias alternadas de pele e depois corte-a em rodelas da grossura de um dedo. Corte a cebola em quartos, as cenouras em rodelas, o alho-francês em rodelas finas (a parte branca e 1 a 2 dedos da parte verde, caso sejam tenros) e as batatas doces em rodelas grossas e depois ao meio ou em quartos. Coloque-as num tabuleiro de forno pequeno/ médio com um fio de azeite generoso no fundo, uma pitada generosa de sal, metade da cabeça de alho com casca cortada ao meio (corte longitudinalmente) e 5 hastes de tomilho fresco. Depois de todos os legumes dispostos na travessa, corte finamente o tomate seco com a ajuda de uma tesoura e deite-o por cima dos legumes. Cubra-os com novo fio de azeite, nova pitada generosa de sal e mais 5 hastes de tomilho. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º C.

Prepare a travessa do frango, cobrindo generosamente o fundo com azeite, 1 colher de sopa de sal marinho, noz moscada acabada de moer, 3 dentes de alho finamente picados (sem casca), a restante metade da cabeça de alho com casca e 7 hastes de tomilho fresco cortadas com a ajuda de uma tesoura. Com as costas de uma colher de sopa ou um pilão, esmague todos os ingredientes e misture-os bem. Corte um limão ao meio e passe uma metade no azeite da travessa, apanhando sal e tomilho. 
Coloque o frango numa tábua de corte de plástico e use um pedaço de fio de culinária para unir a ponta das pernas do frango (cruzadas). Esfregue cuidadosamente a metade do limão com azeite, sal e tomilho por toda a pele do frango. Cubra as pontas das pernas com um pedaço (pequeno) de papel de alumínio, para que não sequem demasiado.

Dica: O sumo de limão vai fazer com que a pele do frango fique estaladiça e crocante. Huuuuuuummmm, suculenta...

Coloque o frango na travessa e esfregue-o bem com o azeite, o sal, o tomilho e os alhos, no exterior e no interior. Coloque as restantes hastes de tomilho por cima do frango, nova pitada de sal e mais um pouco de noz moscada acabada de moer e leve a assar até a carne estar cozinhada e a pele dourada e estaladiça. 

Dica: Vire o frango pelo menos 4 vezes enquanto assa, para que a pele fique estaladiça e dourada de todos os lados. Regue abundantemente com o molho para que a carne não seque. Quando virar o frango pela primeira vez, retire a folha de alumínio que cobre os legumes (atenção a retirá-la pois o vapor que sair dos legumes pode queimar), para que comecem a assar - ao estarem tapados, cozeram no seu vapor e só a partir do momento que os destapa é que começam a assar e a adquirir um aspecto dourado. 

Sirva quente e...


Bom Apetite!


2 comentários:

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Esse franguinho, assim, inteiro, faz-me lembrar os assados da minha mãe... Ficou lindo!
Beijinhos

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Obrigada Maria João! :) Faço-o assim inspirada pelos assados da querida avó e fico feliz que lhe lembre os assados da sua mãe! Ficou dourado, estaladiço e saboroso e sobrou o suficiente para que hoje não precise de fazer jantar. Vai cair que nem ginjas, aquecer e comer tudo ainda mais apuradinho! :D Beijinhos