sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Sopa ao Estilo Ramen

Eu sei que ainda está calor para um prato destes, mas as noites já começam a refrescar e... Apetece-me! Para além de que fiz Entrecosto Assado no forno (veja uma receita aqui) que sobrou e nesta casa não se desperdiça nada. Por isso, sai uma Sopa ao estilo Ramen de lamber os dedos!

Ramen não é mais do que uma sopa japonesa de noodles de trigo, cujo caldo pode ser de carne, peixe ou vegetais, os seus ingredientes principais (para além da massa) variam consoante o gosto e é tradicionalmente comida com pauzinhos (alerto que é preciso perícia e, preferencialmente, um babete para não sair da refeição com a roupa medalhada). Diz-se que surgiu no Japão no século 19, levada pelo Chineses, que confeccionavam os seus noodles num caldo rico em sal, ossos de porco e servido depois com legumes e fatias de carne de porco assada. Os japoneses gostaram tanto desta sopa de ossos que a adoptaram como sua, dando-lhe o nome de Ramen, e começaram a abrir restaurantes especializados neste caldo na cidade de Tóquio. Com a 2ª Guerra Mundial e a ocupação militar do Japão pelos EUA (entre 1945 e 1952), o Ramen começou a espalhar-se pelo mundo ocidental.

No entanto, e apesar do Ramen estar tão na moda actualmente mesmo no nosso país, Portugal tem no seu receituário tradicional há já muitas décadas as conhecidas Sopas ou Caldos de Ossos. Uma das maiores diferenças entre o Ramen japonês e as nossas Sopas de Ossos é que o Ramen leva noodles de trigo e as nossas sopas ou caldos uma enorme variedade de vegetais sem adição de massas.

Quer opte por cozinhar uma Sopa de Ossos à Portuguesa ou por um Ramen japonês, saiba que ambas têm benefícios para a saúde, por exemplo, por reforçarem a quantidade de colagénio no organismo, melhorando a qualidade da pele, unhas e cabelo; e de cálcio, fósforo e magnésio, potenciando a saúde dos ossos e dos dentes.

Entretanto, enquanto não se dedicar a cozinhar de raiz e a preceito quer o Ramen, quer o nosso Caldo de Ossos, aproveite esta sugestão e tenha uma refeição rica em sabor e nutrientes pronta a comer em apenas 30 minutos. Experimente e depois partilhe comigo o que achou deste prato de conforto absolutamente delicioso!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 1
Tempo Prep.:  30 m.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão e Autor

Ingredientes:   
- 2 colheres de sopa (rasas) do molho cristalizado* da carne ou entrecosto assado que vai usar
- Água fervente q.b.
- Piripíri moído a gosto 
1 Cenoura grande descascada e cortada em meias luas
- 2 ou 3 costelas de Entrecosto previamente assado ou 2 ou 3 fatias de Carne previamente assada (grosseiramente desfiadas ou cortadas em rectângulos médios)
- 125 gr de Noodles (ou meio pacote)
- 3 a 4 Cogumelos Pleurotus cortados longitudinalmente
- Cebolinho picado q.b. para finalizar
- Opcional: Molho de Soja a gosto 


Também vai precisar de:
- Papel cozinha q.b.
- Tábua de corte + faca
- Descascador de legumes
- Panela média

Preparação:  
Comece por limpar bem os cogumelos com uma folha de papel de cozinha ligeiramente húmida. Corte-os longitudinalmente e reserve. Prepare a cenoura e reserve igualmente.

Deite o molho cristalizado (*quando coloca a carne assada e o seu molho no frigorífico, o molho cristaliza com o frio) da carne na panela e deixe derreter em lume baixo. Quando estiver totalmente derretido, adicione água fervente q.b. (verifique as instruções do pacote de noodles que vai usar, no entanto, tenha em consideração que a quantidade de água deve ser suficiente para submergir completamente a carne, a massa, a cenoura e os cogumelos) e mexa até o molho estar diluído na água.
 
Quando a água começar a ferver abundantemente, tempere com o piripíri moído, mexa e adicione a cenoura cortada, deixando cozinhar em lume médio/baixo durante cerca de 2 minutos.
Junte de seguida a carne. Deixe cozinhar até que a cenoura esteja quase al dente (ou seja, quase macia no exterior e moderamente resistente no centro). Caso pretenda, junte neste momento um fio de molho de soja a seu gosto e mexa. Adicione de seguida os noodles e os cogumelos e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem da massa.

Pique o cebolinho a gosto e reserve.
 
Assim que a massa esteja cozinhada, sirva de imediato, bem quente, com o cebolinho picado a gosto salpicado no prato e...

 
Bom Apetite!

 

Sem comentários: