sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Rebuçados de Brie em Filo com Doce de Alperce, Alecrim e Nozes Pecan

Descobri a massa Filo numa viagem à Grécia, há uns anos atrás. Apaixonei-me pela delicadeza das folhas desta massa, pelo seu "estilhaçar" a cada dentada, pela sua textura e sabor. Prometi a mim mesma que quando regressasse ia procurá-la por cá e inventar umas receitas gulosas com ela. E assim fiz: corri os supermercados todos à procura da bendita massa e só a encontrei num sítio. Passei a comprá-la com alguma regularidade (agora é muito mais fácil encontrá-la em várias lojas), para fazer receitas salgadas e doces para almoços e jantares de amigos e família.

Hoje volto a usá-la num amuse bouche (ou entradinha) de fazer salivar. Daqueles bem ao meu gosto, que misturam salgado e doce e que são simples, gulosos e impossíveis de não devorar!

Confesso que a receita de hoje é assumidamente de conforto... De conforto emocional. A notícia de ontem, que Portugal entrará de novo em estado de contingência a partir do próximo dia 15 de Setembro trouxe-me um banho de realidade para o qual ainda não estava emocionalmente preparada. Percebo que tem de ser, que é uma medida de precaução necessária para conter o vírus em pleno início de ano lectivo, de regresso ao trabalho, de início de Outono e de época gripal. 
Mas com a notícia apercebi-me que daqui a pouco se acaba #omelhordomeucovid ... Os dias de praia até ao pôr-do-sol, os mergulhos e as braçadas até cansar, a pele morena e dourada como não tinha há mais de 5 anos, o cheiro intenso a maresia quando caminho junto ao mar, as sardinhas no pão ou no prato, as conversas com amigos a ver as estrelas enquanto a brisa ligeira nos toca o cabelo, as noites sem casaco, os dias inteiros de chinelos no pé, os pequenos-almoços frescos e gulosos....

Por isso fui saber da bendita massa, abri um frasco de doce extra de Alperce da Bonne Maman cheio de pedaços gulosos e bem perceptíveis de fruta (percebe porque ADORO os doces desta marca?), cortei umas fatias generosas de queijo Brie e casei tudo com Alecrim e Nozes Pecan. Deu nisto... Nestes "rebuçados" inesperados e deliciosos. Nesta receita para sossegar corações. E estômagos.

Aceite a minha sugestão e prepare esta entrada gulosa aí em casa... E quando a degustar despeça-se devagarinho deste Verão e acredite com fé que o próximo, o do ano que vem, vai ser muito melhor!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas:4 a 8
Tempo Prep.: 45 m.
Dificuldade:* (Fácil)
Ingr. Principal:Queijo
Vegetariano:Sim (LactoVeg)
Para Crianças:Sim
Tipo Prato:Aperitivos
Festividade:N/A
Cozinha:De Autor


Ingredientes:  
- 180 gr de Queijo Brie
- 120 gr de Massa Filo
- Doce Extra de Alperce Bonne Maman q.b.
- Alecrim seco a gosto
- Nozes Pecan
- Azeite Virgem Extra de acidez reduzida
- Pimenta Preta moída q.b.
- Cebolinho fresco q.b. lavado e bem seco

Também vai precisar de:
- Tábua de corte e faca
- Pano de cozinha lavado, bem torcido e húmido
- Papel vegetal
- Tabuleiro de forno

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C (forno convencional, modo de aquecimento em cima e em baixo).

Corte o queijo em fatias com a grossura de cerca de 3 cm (mais ou menos a grossura de 2 dedos) e reserve.

Abra os rectângulos de massa filo, corte-os ao meio com ajuda de uma faca e coloque-os dentro do pano da loiça dobrado ao meio, bem escorrido e húmido e com uma folha de papel vegetal seco no interior. *

* Dica: Reservar a massa filo desta forma evita que a massa seque e se rasgue durante o manuseamento. Não deixe ficar muito tempo as folhas em meio húmido uma vez que ficam moles.

Dentro de cada rectângulo de massa coloque 1 fatia de queijo cortada ao meio e aberta em 2 partes, 1 + 1/2 colher de chá de doce de alperce Bonne Maman, 1 pitada de alecrim seco e 2 nozes pecan inteiras. Feche a massa, enrolando-a sobre o recheio e pincelando com azeite temperado com 1 pitada ligeira de pimenta preta moída em cada volta. Termine dando-lhe o formato de um rebuçado: aperte com suavidade as extremidades junto ao recheio e coloque no tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Pincele o topo de cada rebuçado com azeite e salpique a gosto com alecrim seco. Repita o processo até acabar as quantidades dos ingredientes.

Leve ao forno durante o tempo recomendado na embalagem da massa (verifique com frequência a evolução da cozedura e procure que a massa se apresente levemente dourada). Quando os "rebuçados" estiverem prontos, retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer ligeiramente para os poder manusear.

Prepare a decoração final, atando 1 haste inteira de cebolinho a cada extremidade, sirva-os ainda mornos (1 a 2 por pessoa) e...


Bom Apetite!

https://www.instagram.com/bonnemaman_pt/

Sem comentários: