terça-feira, 29 de agosto de 2017

Como Organizar o seu Frigorífico

No fim-de-semana passado estive de visita a casa dos meus queridos pais e, como acontece sempre no regresso, a querida mãe e o querido pai enchem-me a bagageira da carrinha com frutas, legumes e vegetais da época. Parece que vou "à terra", que no sítio onde moro não há mercearias ou supermercados ou que a filha dos meus pais anda subnutrida, kkkkk...

Já de regresso a casa e depois de arrumar tudo no frigorífico, resolvi, por brincadeira, partilhar uma fotografia do nosso frigorífico cheio com a última "remessa" dos queridos pais, no stories do nosso Instagram e também no nosso Facebook. Isto foi na noite de Sábado... No Domingo, assim que liguei o wi-fi no smartphone, comecei a receber dezenas de notificações de mensagens privadas nas nossas redes sociais e mails de seguidoras desta cozinha, com várias questões sobre o método de organização do nosso frigorífico e onde adquiri as caixas que uso para organizar e acondicionar os alimentos. 
Como continuo a receber mensagens e mails com questões sobre esta foto, optei por partilhar também convosco aqui no blog.

A "receita" que partilho neste post é um bocadinho diferente do habitual e hoje abordo todas as questões que mulheres igualmente organizadas (três vivas para nós!) me têm colocado ao longo dos últimos dias. Espero que estas dicas vos sejam úteis e que vos ajudem a deixar os vossos frigoríficos igualmente imaculados, arrumadinhos e organizados (e se tiverem mais questões não hesitem em contactar-me, que tenho muito gosto em responder às vossas questões)!



Junte-se a nós no Instagram


Organização Passo-a-Passo:


1. Escolha um dia de temperaturas frescas para limpar e organizar o frigorífico (ou faça-o logo pela manhã ou de noite), pois a porta prolongadamente aberta vai fazer subir a temperatura interna do frigorífico (o que afectará a qualidade e integridade dos alimentos).


2. Prepare o seu próprio líquido de limpeza anti-bacteriano e desinfectante, usando 1 medida de vinagre (de vinho branco) para 2 de água, num borrifador limpo. *

* Nota: Não descure este passo, pois a limpeza e desinfecção regular do frigorífico é muito importante para manter este ambiente livre de bactérias que afectam a qualidade dos alimentos que ingere diariamente e que, em casos extremos, podem afectar a sua saúde e a da sua família.


3. Esvazie todas as prateleiras da porta e gavetas inferiores (de legumes e frutas), limpando-as de seguida usando um pano absorvente e o líquido de limpeza anti-bacteriano caseiro que preparou anteriormente. Sujidade e manchas mais resistentes deverão ser lavadas com uma esponja (não use esfregões abrasivos, pois riscam e marcam permanentemente os plásticos) e detergente da loiça e limpas posteriormente com o líquido de limpeza caseiro. Limpe toda a água e humidade remanescente com papel de cozinha q.b.. Feche a porta do frigorífico, verifique as datas de validade dos alimentos guardados e descarte tudo o que esteja aberto, fora de prazo e que não consuma há muito tempo. Limpe as embalagens e frascos que pretenda manter e organize as prateleiras e gavetas por tipo de produto, alimento ou forma de utilização.

No caso do nosso frigorífico, organizei-as da seguinte forma:

Nas prateleiras da porta (do topo para a base):
  - 1ª prateleira: Ovos
  - 2ª prateleira: Leites e outras Bebidas (não alcoólicas) de consumo diário
  - 3ª prateleira: Frascos (abertos) de Molhos
  - 4ª prateleira: outros Frascos (abertos) + Chocolate culinário
  - 5ª prateleira: Bebidas Espirituosas (alcoólicas) que se pretendam frescas *

Nas gavetas inferiores:
  - 1ª gaveta: Cenouras
  - 2ª gaveta: Cervejas

* Nota: Como não temos filhos pequenos não temos preocupações com as bebidas alcoólicas estarem tão acessíveis, por isso, às mamãs e aos papás sugere-se naturalmente uma disposição diferente e menos acessível a este tipo de bebidas que se encontrem abertas.


4. Repita o processo de esvaziamento, limpeza, selecção e arrumação de alimentos do passo anterior para todas as prateleiras principais do seu frigorífico. No nosso caso, organizei-as da seguinte forma (do topo para a base):

  - 1ª prateleira principal: Lacticínios = Iogurtes + Leites (pacotes fechados) + outras Proteínas animais (para composição de sanduíches)
  - 2ª prateleira principal: Compotas, Geleias e Marmeladas caseiras + Ervas Aromáticas frescas + Frutas e Limões previamente abertos
  - 3ª prateleira principal: Frutas da época + Ovos (que não caibam na prateleira da porta) + Azeitonas + Pickles + Tahini + Óleo de Coco + caixas com restos de refeições cozinhadas podem ser colocadas por baixo da caixa de fruta
  - 4ª prateleira principal: Frutas da época + Legumes + outros Vegetais + caixas com restos de refeições cozinhadas podem ser colocadas por baixo destas caixa
  - 5ª prateleira principal: Águas + Vinhos
  - 6ª prateleira principal: outras Garrafas + Leites (pacotes fechados)


5. Sou fã de caixas para organização e acondicionamento de alimentos pois ajudam a manter tudo no lugar, são fáceis de limpar, ajudam a manter a frescura dos alimentos e na altura de servir ou usar os alimentos tornam o acesso fácil e rápido.
Uma das questões que mais me colocaram foi que tipo de caixas uso e onde as adquiro, por isso, resolvi também aqui partilhar essa informação (reveja a fotografia acima):

  a) Caixa antiga reciclada do nosso primeiro frigorífico (bem como todos os suportes de ovos que usamos)
  b) Prateleiras amovíveis - adquiridas num enorme armazém de utilidades localizado em Alcabideche, Cascais (localização aqui)
  c) Caixas de descongelamento:
  Estas caixas têm uma rede plástica amovível no fundo, que permitem reter a água excedente do descongelamento dos alimentos (sem tocar nos mesmos). Naturalmente, servem para vários fins, incluindo acondicionamento de frutas, legumes e vegetais. Sugiro que na altura de escolher, tenha em atenção as dimensões (comprimento, largura e altura) das prateleiras do seu frigorífico - também adquiridas no mesmo armazém de Alcabideche (veja a localização em cima)
  d) Caixa ultra resistente para transporte e acondicionamento de alimentos:
  Uso-a para fins vários, neste momento acondicionando garrafas para que se mantenham estáveis na prateleira e sem verterem líquido - adquirida no mesmo armazém de Alcabideche (veja a localização em cima)



Boas Arrumações!


Sem comentários: