segunda-feira, 10 de julho de 2017

Trança de Fiambre, Queijo, Tomate Seco e Cebolinho

Tenho horror a dietas restritivas. Sempre tive. Aliás, fujo delas como "o diabo foge da cruz". O meu foco alimentar é o que aqui partilho convosco, uma dieta não fundamentalista, equilibrada, saudável e variada (como de tudo, fujo moderadamente dos açúcares, das farinhas e dos fritos em geral; adoro vegetais, frutas e inspirações da cozinha do mundo), mantenho uma rotina diária de exercícios de fitness e pilates (vejam aqui algumas ideias de exercícios que podem facilmente fazer em casa), corro 2 a 3 vezes por semana, bebo muita água, não consumo sumos ou refrigerantes de compra e gosto de um bom vinho ou de uma boa cerveja gourmet ou artesanal ao fim-de-semana. 

Até ao momento tem funcionado perfeitamente para mim, mantenho o mesmo peso (mais quilo, menos quilo), surpreendentemente visto roupa que usava quando tinha 15/16 anos e sinto-me bem, física e mentalmente, com o meu peso e com o meu corpo. Confesso que ajuda ser muito mais fã de salgados do que de doces, mas sinceramente acho que os truques que fazem a diferença são perceber que não posso andar repetidamente a cometer excessos alimentares e saber controlar os "desejos". E quando é dia de "pecado da gula", usualmente o pecado é feito numa refeição, em dias específicos da semana. Depois volto à "normalidade" da dieta regular e do exercício físico e o peso não sofre grandes alterações.

A sugestão que vos trago hoje é para um desses momentos de pecado, que são a "cara" de um dia de Verão, perfeita para a merenda da praia, para ver desaparecer nas mãos e nas barrigas dos miúdos (e graúdos), depois de muitos banhos de mar, castelos de areia, pulos e gargalhadas de animação, tão habituais nos mais pequenos.
Lembram-se das "merendeiras"? Aqueles folhados rectangulares recheados de fiambre e queijo, egoístas (pois só chegam para um), que são comuns encontrar em pastelarias, usualmente com um aspecto sequíssimo?
Pois hoje partilho convosco uma mega trança gulosa e linda ao olhar, dourada e estaladiça, inspirada nessas merendeiras. Esta tentação serve facilmente 3 a 4 "gulosos", fica pronta a comer em apenas 30 minutos, é super fácil de preparar e é simplesmente de babar! Casei o Fiambre da Perna Extra da Primor com o Queijo, aprimorei o sabor com uns pedacinhos de Tomate Seco e Cebolinho, temperei tudo com Sal Rosa dos Himalaias (riquíssimo em iodo) e Pimenta Preta e, por fim, salpiquei o topo da massa com Sementes de Papoila para dar crocância... Tão, mas tãooooo gulosa, que o único defeito que lhe encontro é desaparecer estupidamente rápido (como o Verão, as férias e os dias bons de praia)!




[  Junte-se a nós no Facebook  ]


Nº Pessoas: 3 a 4
Tempo Prep.:  30 min
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes: 
- 1 Placa de Massa Folhada (rectangular)
- 200 gr de Queijo Gouda, Emmental ou Flamengo Fatiado
- 100 gr de Fiambre da Perna Extra Primor
- 2 pedaços de Tomate Seco finamente picados
- 1 molho pequeno de Cebolinho finamente picado
- Sal Rosa dos Himalaias ou Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.
- 1 Ovo médio (batido)
- Sementes de Papoila a gosto

Também vai precisar de: 
- Tábua de corte + Faca 
- Taça pequena + Pincel pequeno de cozinha
- Papel Vegetal q.b.
- Tabuleiro de forno 

Preparação:
Siga os passos, usando as fotografias como guia...




Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Comece por abrir a placa de massa, deixando-a repousar pelo tempo indicado na embalagem.
Deixe uma margem de dois dedos de largura no topo e na base da massa e disponha, em camadas intercaladas, uma fila só de fatias de queijo e por cima outra só de fatias de fiambre, temperando (a cada duas filas sobrepostas) com tomate seco, cebolinho, uma pitada (muito) ligeira de sal e outra de pimenta preta moída. Repita os passos anteriores até acabar as quantidades de queijo, fiambre, tomate seco e cebolinho.

Usando as fotos anteriores como referência, corte as margens laterais em tiras com dois dedos de largura. Pincele com o ovo batido e feche as tiras, sobrepondo-as, seguindo a ordem das imagens. Pincele a trança com ovo batido, salpique o topo com sementes de papoila e leve ao forno durante 20 minutos (ou durante o tempo indicado nas instruções da embalagem) ou até que a massa se encontre levemente dourada e estaladiça.

Deixe arrefecer, fatiando de seguida, ou sirva assim que sair do forno, ainda fumegante e estaladiça e...


Bom Apetite!


  
https://www.facebook.com/PrimorPortugal

Sem comentários: