segunda-feira, 10 de julho de 2017

Trança de Fiambre, Queijo, Tomate Seco e Cebolinho

Tenho horror a dietas restritivas. Sempre tive. Aliás, fujo delas como "o diabo foge da cruz". O meu foco alimentar é o que aqui partilho convosco, uma dieta não fundamentalista, equilibrada, saudável e variada (como de tudo, fujo moderadamente dos açúcares, das farinhas e dos fritos em geral; adoro vegetais, frutas e inspirações da cozinha do mundo), mantenho uma rotina diária de exercícios de fitness e pilates (vejam aqui algumas ideias de exercícios que podem facilmente fazer em casa), corro 2 a 3 vezes por semana, bebo muita água, não consumo sumos ou refrigerantes de compra e gosto de um bom vinho ou de uma boa cerveja gourmet ou artesanal ao fim-de-semana. 

Até ao momento tem funcionado perfeitamente para mim, mantenho o mesmo peso (mais quilo, menos quilo), surpreendentemente visto roupa que usava quando tinha 18/19 anos e sinto-me bem, física e mentalmente, com o meu peso e com o meu corpo. Confesso que ajuda ser muito mais fã de salgados do que de doces, mas sinceramente acho que os truques que fazem a diferença são perceber que não posso andar repetidamente a cometer excessos alimentares e saber controlar os "desejos". E quando é dia de "pecado da gula", usualmente o pecado é feito numa refeição, em dias específicos da semana. Depois volto à "normalidade" da dieta regular e do exercício físico e o peso não sofre grandes alterações.

A sugestão que vos trago hoje é para um desses momentos de pecado, que são a "cara" de um dia de Verão, perfeita para a merenda da praia, para ver desaparecer nas mãos e nas barrigas dos miúdos (e graúdos), depois de muitos banhos de mar, castelos de areia, pulos e gargalhadas de animação, tão habituais nos mais pequenos.
Lembram-se das "merendeiras"? Aqueles folhados rectangulares recheados de fiambre e queijo, egoístas (pois só chegam para um), que são comuns encontrar em pastelarias, usualmente com um aspecto sequíssimo?
Pois hoje partilho convosco uma mega trança gulosa e linda ao olhar, dourada e estaladiça, inspirada nessas merendeiras. Esta tentação serve facilmente 3 a 4 "gulosos", fica pronta a comer em apenas 30 minutos, é super fácil de preparar e é simplesmente de babar! Casei o Fiambre da Perna Extra da Primor com o Queijo, aprimorei o sabor com uns pedacinhos de Tomate Seco e Cebolinho, temperei tudo com Sal Rosa dos Himalaias (riquíssimo em iodo) e Pimenta Preta e, por fim, salpiquei o topo da massa com Sementes de Papoila para dar crocância... Tão, mas tãooooo gulosa, que o único defeito que lhe encontro é desaparecer estupidamente rápido (como o Verão, as férias e os dias bons de praia)!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3 a 4
Tempo Prep.:  30 min
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes: 
- 1 Placa de Massa Folhada (rectangular)
- 200 gr de Queijo Gouda, Emmental ou Flamengo Fatiado
- 100 gr de Fiambre da Perna Extra Primor
- 2 pedaços de Tomate Seco finamente picados
- 1 molho pequeno de Cebolinho finamente picado
- Sal Rosa dos Himalaias ou Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta acabada de moer q.b.
- 1 Ovo médio (batido)
- Sementes de Papoila a gosto

Também vai precisar de: 
- Tábua de corte + Faca 
- Taça pequena + Pincel pequeno de cozinha
- Papel Vegetal q.b.
- Tabuleiro de forno 

Preparação:
Siga os passos, usando as fotografias como guia...




Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Comece por abrir a placa de massa, deixando-a repousar pelo tempo indicado na embalagem.
Deixe uma margem de dois dedos de largura no topo e na base da massa e disponha, em camadas intercaladas, uma fila só de fatias de queijo e por cima outra só de fatias de fiambre, temperando (a cada duas filas sobrepostas) com tomate seco, cebolinho, uma pitada (muito) ligeira de sal e outra de pimenta preta moída. Repita os passos anteriores até acabar as quantidades de queijo, fiambre, tomate seco e cebolinho.

Usando as fotos anteriores como referência, corte as margens laterais em tiras com dois dedos de largura. Pincele com o ovo batido e feche as tiras, sobrepondo-as, seguindo a ordem das imagens. Pincele a trança com ovo batido, salpique o topo com sementes de papoila e leve ao forno durante 20 minutos (ou durante o tempo indicado nas instruções da embalagem) ou até que a massa se encontre levemente dourada e estaladiça.

Deixe arrefecer, fatiando de seguida, ou sirva assim que sair do forno, ainda fumegante e estaladiça e...


Bom Apetite!


  
https://www.facebook.com/PrimorPortugal

4 comentários:

Unknown disse...


Thanks a bunch for sharing this with all folks you really realize what you're talking approximately! Bookmarked. Kindly additionally consult with my web site =). We may have a hyperlink alternate arrangement between us gmail login

Unknown disse...

Uma fantástica receita para aqueles mais "gulosos", fácil de preparar para os mais apressados e com ingredientes simples e baratos. Uma ótima refeição, a qualquer hora do dia. Parabéns!

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Catarina! Seja muito bem-vinda a esta cozinha!

Muito obrigada pelo seu simpático comentário! Fico super feliz que tenha gostado tanto desta nossa sugestão. Como diz, é bem fácil de preparar e espero que já tenha tido oportunidade de a experimentar. ;)

Um grande beijinho para si e continue a fazer-nos companhia!

Ivete

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Hi Hendrik, welcome to Food with Passion blog (Comida com Paixão in portuguese)!

Thank you so much for your visit and your kind comment. So happy you have enjoyed our suggestion! Feel free to explore our blog and recipes. ;)

Hope to ear from you again,

Ivete