sexta-feira, 31 de março de 2017

Crepiocas de Espinafres com recheio de Cogumelos e Peru com Ervas...

 ...com Saladinha de Couve Chinesa Pe-Tsai e Tomate Cherry


Finalmente é sexta-feira, yeaahhh! 
E só por causa disso e porque os melhores dias da semana estão aí mesmo à porta, trazemos a sugestão perfeita para o brunch do próximo Sábado ou Domingo.

Com alto teor de proteínas trazidas pelo Ovo e pelo Peito de Peru com Ervas da Primor; SEM Glúten, como é apanágio da Tapioca; SEM Açúcar; rica em ferro, cálcio, selénio, zinco, vitamina C (entre outros minerais e vitaminas) trazidas pelos Espinafres e ainda em iodo, flúor, muita fibra e vitamina K (entre outras) concentradas na Couve Chinesa Pe-Tsai, a receita de hoje é uma sugestão vencedora para quem não quer sacrificar o sabor enquanto se alimenta de forma saudável.  
Para quem ainda não experimentou Tapioca, este é um ingrediente secular muito querido no Brasil e não é mais do que a fécula extraída da mandioca, estando usualmente disponível em forma granulada. Ganhou relevo pelo mundo mais recentemente por ser um ingrediente totalmente isento de glúten, podendo facilmente substituir a farinha de trigo até na composição de pão. É um excelente ingrediente para quem pratica actividades físicas e desportivas de alta intensidade, mas deve ser consumido com moderação por diabéticos devido ao seu elevado índice glicémico.
  
Propomos umas Crepiocas fofas (ou se preferirem, uns Crepes fofos de Tapioca) de Espinafres, prontas a comer em apenas 30 minutos, para partilhar com a cara metade (quem sabe depois de uma corrida ou caminhada mais intensa a dois).

Aproveitem a nossa sugestão, os dias de sol que se avizinham e as temperaturas mais amenas de Primavera para praticar exercício físico. Calcem os ténis e mexam-se porque, afinal, faz tão bem ao corpo quanto à mente!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2 *
Tempo Prep.:  30 min
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para 2 Crepiocas

Ingredientes:
Para as Crepiocas:

- 130 gr de Espinafres Frescos (lavados e bem escorridos)
- Azeite Virgem Extra q.b.
- 2 dentes de Alho pequenos (esmagados, com casca)
- Sal Marinho q.b.
- 170 gr de Cogumelos Brancos (limpos e cortados em quartos)
- 1 pitada ligeira de Sal Aromatizado com Orégãos
- 1 Ovo médio
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de Goma de Tapioca
- 50 gr (corresponde a cerca de 6 fatias) de Peito de Peru com Ervas Primor

Para a Saladinha de Couve Chinesa Pe-Tsai e Tomate Cherry:
- 6 a 8 folhas lavadas e bem escorridas de Couve Chinesa Pe-Tsai (ou Couve Napa)
- 6 a 8 Tomates Cherry lavados e bem escorridos, cortados a gosto
- 2 colheres de sopa (cheias) de Azeite Virgem Extra
- 1 colher de chá (rasa) de Vinagre Balsâmico
- Flor de Sal q.b.  
 
Também vai precisar de: 
- Escorredor de vegetais  
- 2 Frigideiras anti-aderentes (1 média + 1 pequena) 
- 1 Tigela cerâmica (das de sopa) 
- Tábua de corte + Faca 
- Colher grande e/ou escumadeira
- Varinha mágica + Copo
- Garfo 
- Concha da sopa
- Espátula de cozinha
- Frasco com tampa vazio e lavado 
   
Preparação:
Comece por saltear os espinafres: unte com algumas gotas de azeite virgem extra e uma folha de papel de cozinha uma frigideira média anti-aderente. Aqueça em lume alto, adicionando os dentes de alho. Quando começarem a fritar, adicione os espinafres (bem escorridos), deixe reduzir em lume médio, até que estejam totalmente cozinhados. Retire-os para uma tigela cerâmica, deixando os dentes de alho na frigideira.

Em lume médio, deixe secar a frigideira de qualquer água anteriormente libertada pelos espinafres. Adicione os cogumelos e deixe-os cozinhar. A meio do processo de cozedura, tempere com uma pitada ligeira de sal aromatizado com orégãos (se não ainda não tiver experimentado este nosso sal, tempere com uma pitada ligeira de sal marinho e outra de orégãos secos).

Com a ajuda de uma colher grande ou de uma escumadeira, esprema bem os espinafres, fazendo pressão contra o fundo da tigela. Escorra a água (descartando-a) e triture os espinafres com a ajuda da varinha mágica até estarem em puré. Adicione depois um ovo e bata com um garfo até obter um creme homogéneo. Junte no final a tapioca e volte a mexer até que todos os ingredientes estejam bem ligados. Reserve.

Aqueça em lume médio uma frigideira pequena anti-aderente e cozinhe as crepiocas: com a ajuda de uma concha da sopa coloque uma porção de massa na frigideira, usando a base da concha para alisar a superfície. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado, virando com ajuda de uma espátula ou escumadeira. Repita o processo anterior para a segunda crepioca.

Quando os cogumelos estiverem prontos, retire-os para um prato e reserve. Na mesma frigideira aloure ligeiramente as fatias de peru com ervas.

Emprate as crepiocas recheando-as com os cogumelos salteados e 3 fatias de peito de peru com ervas por pessoa. Acompanhe no prato com 3 a 4 folhas de couve chinesa Pe-Tsai e 3 a 4 tomatinhos Cherry por pessoa e um molho ligeiro de vinagre balsâmico (use um frasco limpo para misturar o azeite virgem extra, o vinagre balsâmico e o sal marinho), no copo sirva um sumo de laranja natural acabado de espremer e...


Bom Apetite!

https://www.facebook.com/PrimorPortugal

Sem comentários: