domingo, 6 de março de 2016

Bolo de Caneca de Cacau e Avelãs

Bolo Vegetariano de Microondas


Quem nos acompanha na rede do IG sabe que há poucos dias, num momento de distracção absurda, resolvi testar a espessura da pele dos dedos e pegar numa panela de ferro fundido acabadinha de sair do forno sem luvas de cozinha (auuuuu!). Claro que paguei a distracção de forma dolorosa e fiquei com os dedos queimados na mão direita. Mas nada que não tenha acontecido já a quem cozinha diariamente, certo?

A querida Mãe chama a estes momentos tolinhos na cozinha "medalhas de guerra culinária": deixam-nos marcas na pele, histórias para contar e lições aprendidas e, apesar da visão optimista da coisa, garantido é que estas distracções nos condicionam muitíssimo a realização das tarefas banais do dia-a-dia, incluindo (claro) cozinhar. Valeu-me a comida de outras refeições conservada no frio (benditas sopas, carne branca estufada com vegetais e arrozes) e muito creme para queimaduras.

A sugestão que trago hoje nasceu de um momento de frustração pessoal por ter a mão direita tão limitada, de um momento de carinho para comigo mesma e de um acto consciente de compensação pessoal pela distracção incompreensível (disso tudo e de não comer chocolate há imenso tempo!). E de um momento de indulgência e carência pelo conforto que só o chocolate nos traz, nasceu este Bolo de Caneca que, entre a preparação e começar a comer, demora apenas 5 minutos. Estupidamente fácil, saboroso, fofo e inigualavelmente cremoso no interior!

A combinação clássica do Cacau com as Avelãs resulta na perfeição no paladar e só o aroma com que nos brinda assim que sai do microondas basta para nos acarinhar o olfacto e o espírito.

Este Bolo Vegetariano Sem Ovos ou Lactose é o complemento perfeito para fins-de-semana frios de maratona de filmes, mantas quentinhas e sofá; para tardes ou noites de jogos de tabuleiro com os amores das nossas vidas e para partilhar com muita ternura.

Não deixe de experimentar a nossa sugestão de hoje. É tão BOA e estupidamente rápida que nem a preguiça lhe consegue resistir!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  5 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Cacau
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 20 gr de Miolo de Avelãs (sem pele)
- 64 gr de Farinha de Trigo (sem fermento)
- 1 1/2 colher de chá de Fermento
- 40 gr de
Cacau Puro em Pó Sem Açúcar
- 35 gr de Açúcar Amarelo
- 1 pitada (ligeira) de Sal Marinho

- 150 ml de Alpro Leite Vegetal de Avelã q.b.
- 2 1/2 colheres de sopa de Óleo de Coco Virgem *
   * Dica: Encontra o Óleo de Coco Virgem em lojas de produtos biológicos ou naturais 
- 2 colheres de sopa (cheias) do Creme de Avelãs da sua preferência

Também vai precisar de:
- Balança de cozinha
- Robot de cozinha
- Copo medidor
- Vara de arames
- Espátula de cozinha ou Salazar
- 1 Caneca cerâmica de 40 cl ou 2 de 20 cl (próprias para microondas)
 
Preparação:
* Dicas:
- Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

- Como é comum o óleo de coco virgem se encontrar sólido, sugiro que mergulhe o fundo do frasco numa tigela com água bem quente durante alguns minutos para que o óleo esteja líquido quando for usar.

Pique grosseiramente o miolo de avelãs no robot de cozinha. Retire do copo e reserve.  De seguida, misture todos os ingredientes secos no copo do robot.

Utilize um copo medidor para juntar o leite vegetal e o óleo de coco, misturando os dois ingredientes com a vara de arames. Bata até que os dois líquidos estejam ligados. Adicione (em fio) a mistura ao copo do robot em velocidade média. Bata até obter uma massa homogénea e com bolhas de ar visíveis. Adicione o creme de avelãs e deixe incorporar até obter uma textura cremosa. Junte metade da quantidade do miolo de avelãs previamente picado e envolva suavemente com a espátula de cozinha. 

Transfira a massa do bolo para uma caneca cerâmica de 40 cl (ou para 2 de 20 cl *) e leve ao microondas, em temperatura máxima, durante 120 a 140 segundos (ou até que a massa esteja cozinhada, crescida e fofa). Retire a caneca com cuidado para não se queimar e termine polvilhando o topo do bolo com o resto das avelãs picadas.

* Dica: Se usar 2 canecas de 20 cl leve-as ao microondas em temperatura máxima apenas durante 60 a 70 segundos.

Sirva de imediato, quente, reconfortante e indulgente. Ahhhh, e...


Bom Apetite!


4 comentários:

Manuela Bernardo disse...

Ideal para dias sem filhos e sem marido... Com cházinho enrroscadinha no sofá...
Boa ;)

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

É uma receita para mimos a nós próprias, que também merecemos! :) Beijinho e obrigada pela visita, Manuela!

Inês Ginja disse...

Querida Ivete, espero que estejas recuperada.
Uma vez aconteceu-me com uma skillet de ferro, e a dor foi tão grande.
Bem sei, o chocolate anima sempre, e este bolinho ainda mais!
Um beijinho.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Inês, miúda gira, obrigada pela tua visita e pelo teu comentário! :) Estou pronta para outra (hope not!), mas confesso que não é a primeira vez que me acontece com panelas de ferro fundido e é sempre com as tampas ou com as pegas/cabos! O teu "acidente" com a skillet foi também na pega/cabo? São fantásticos utensílios de cozinha, mas uma distracção pequena e não perdoam, não é?
Fico muito feliz que tenhas gostado da sugestão e tens razão, o chocolate anima sempre!
Beijinho GRANDE e bom fim-de-semana, querida! <3