terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Quiche de Queijo de Cabra, Ervilhas e Hortelã

Simplesmente ADORO queijo e é uma das minhas perdições desde pequena! Acho que é um gosto inato, apreendido sem grande esforço durante as refeições de petiscos e tapas com o querido Pai.
Em casa dos pais há sempre queijos variados em tábuas de madeira cheias de carácter. A alguns o pai faz a cura, esperando pacientemente pelo seu endurecimento. A outros, aos que duram pouquíssimo à mesa, quase nem se lhes sente o cheiro, tal é a velocidade a que são devorados. Inevitavelmente, cá em casa a herança gastronómica perdurou e há sempre queijos prontos a serem degustados com um copo de vinho (claro que ajuda ter um J. também apreciador destas delícias).
Gostamos dos mais duros, dos semi-duros, dos macios e também dos semi-macios. Dos mais mal cheirosos (sim, daqueles que "empestam" a casa de tal maneira que quando se chega à porta da rua já se consegue sentir o cheiro!), dos de aroma mais suave, dos de textura amanteigada, dos de cabra, de ovelha, de vaca e de búfala, dos frescos e dos curados, dos fundidos e dos embolorados. Em entradas, nos pratos principais, em tábuas de queijos e frutas, com pão e sem ele e tão simplesmente a qualquer refeição!

A inspiração para a nossa sugestão de hoje nasceu do sabor intenso e apurado do Queijo de Cabra da Merci Chef! que enaltecemos num prato rústico, carregado de Ervilhas de textura firme e da frescura trazida pela aromática Hortelã. Esta Quiche resulta numa combinação magnífica de sabores e texturas, em que a massa areada, suave e amanteigada, envolve o recheio com delicadeza, deixando os sabores tomarem conta do paladar. O molho que une as Ervilhas e a Hortelã tem um intenso sabor a Queijo de Cabra e é de uma textura suave, quase a fazer lembrar o de um creme simultaneamente leve e espesso a dar corpo a este recheio de sabores clássicos. Pura comida de conforto! Mmmmmm...

Dê um boost de cálcio, fósforo e proteína ao seu organismo com a ajuda do queijo de Cabra, faça o gosto ao paladar num destes dias (ou noites) de temperaturas mais frias e delicie-se com esta nossa sugestão... Acho que vai ADORAR!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano:

Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes: 
Para a massa
- 200 gr de Farinha sem fermento + alguns gramas para polvilhar
- 100 gr de Manteiga com Sal fria
- 30 ml de Água fria
Para o recheio
- 1 mão bem cheia de folhas de Hortelã fresca
- 1 lata de 200 gr de Ervilhas pequenas
- 100 ml de Natas culinárias
- 200 gr de Queijo de Cabra Merci Chef! (frio)
- 2 Ovos médios
- Sal Marinho q.b.
- Pimenta Preta moída q.b.


Também vai precisar de:
- Balança
- Robot de cozinha
- Espátula
- Película Aderente q.b.
- 2 Mini Cocottes ou Tarteira rectangular pequena
- Faca + Tábua de corte
- Varinha mágica
 
Preparação:
 
No robot de cozinha misture a farinha e a manteiga bem fria, cortada em pequenos quadrados (adicione gradualmente a manteiga à farinha). Quando a massa estiver granulosa junte a água fria, seleccionando uma velocidade média/ alta até obter uma massa uniforme. Retire-a do copo do robot com ajuda da espátula e, em cima da bancada de trabalho polvilhada com alguma farinha, amasse algumas vezes com as mãos e termine formando uma bola. Reserve durante 30 minutos envolta em película aderente q.b.

Pré-aqueça o forno a 210º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Escorra as ervilhas, passe-as por água corrente fria e seque-as bem (se necessário disponha-as em folhas de papel de cozinha). Lave e escorra bem as folhas de hortelã, picando-as finamente. Reserve.
Usando o robot ou a varinha mágica prepare o molho de queijo de cabra: bata o queijo com as natas, os ovos, uma pitada de sal marinho e outra de pimenta preta moída. Transforme tudo num creme homogéneo. Prove e rectifique os temperos se necessário.

Estique a massa com o rolo da massa, em cima da bancada de trabalho polvilhada com alguma farinha, até obter cerca de 4 mm de espessura. Esta massa amanteigada pode facilmente começar a colar à bancada de trabalho, por isso mantenha a bancada com alguma farinha para a poder trabalhar.
Enrole a massa no rolo da massa e disponha sobre as mini cocottes ou tarteira rectangular. Ajuste com os dedos, empurrando a massa contra o fundo e as paredes dos recipientes usados e corte o excedente com ajuda do rolo. Pique a massa com um garfo e comece a dispôr o recheio: intercale camadas de ervilhas com a hortelã picada e termine regando com o molho de queijo de cabra. Polvilhe o topo da quiche com mais alguma hortelã e uma pitada ligeira de pimenta preta. Leve ao forno durante cerca 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e o topo estar dourado.

Sirva assim que sair do forno e...


Bom Apetite!


Nota: Receita original da revista Saveurs e adaptada pela cozinheira da casa


https://www.facebook.com/MERCI-CHEF-190425939948/

2 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm que delícia de quiche.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pizza-vulcano.html

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Clara! :)

Fico muito feliz que esta nossa sugestão lhe tenha despertado o paladar! Sou suspeita, mas esta quiche é mesmo de babar! Experimente-a na sua cozinha quando tiver oportunidade e depois partilhe comigo o que achou, vou gostar de saber!

Beijinho grande e bom fim de semana!