segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Camembert no Forno com Tomilho, Alho e Azeite

Este último Verão chegou morno e tímido a Portugal Continental e assim se manteve toda a estação.  E enquanto por aqui ainda andávamos a suspirar pelos últimos dias de calor ameno e jantares no terraço à luz das estrelas, a última semana trouxe-nos definitivamente o Outono, que se instalou pronta e confortavelmente trazido pelo que restou do furacão Joaquim.
Muita chuva e vento em dias consecutivamente cinzentos obrigaram a um fim de semana de ronha, de ritmos lentos, de galochas nos pés e a sabores quentes e reconfortantes preparados no quentinho bom que o forno nos traz. E que bem sabe já ter o calor do forno a aquecer a cozinha, enquanto os aromas de ingredientes outonais nos inundam a casa!

A sugestão desta semana é perfeita para uma refeição de indulgência em dias cinzentos e chuvosos. Não é uma receita excepcionalmente criativa mas é, sem sombra de dúvida, uma receita excepcionalmente saborosa! Imagine a cremosidade e suavidade típica do queijo Camembert elevada ao cubo com o calor do forno... A isso junte os sabores do Tomilho, do Alho, da Pimenta Preta e de um Azeite de excelente qualidade... Remate com o crocante das Nozes e das Tostas (ou bolachas salgadas) e harmonize com um vinho tinto português, encorpado, com notas de sabor a Ameixas, Frutos Secos e, quem sabe, até Pimenta.... Tentador, não acha?

Junte os amores da sua vida e sirva-lhes todo o seu carinho: prepare uma mesa colorida e cheia de detalhes especiais, junte este Camembert no forno a algumas frutas frescas prontas a comer e disfrute da vida no seu estado mais puro!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Queijo
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes: 
- 1 Queijo Camembert (250 gr)
- 1 colher de sopa (cheia) de Azeite Virgem-Extra de baixa acidez e boa qualidade
- Flor de Sal q.b.
- 2 dentes de Alho pequenos (ou 1 grande), sem o gérmen e finamente picados
- 8 hastes de Tomilho Limão fresco
- Pimenta Preta moída q.b.
- Miolo de Nozes q.b.
- Tostas ou Bolachas salgadas q.b.

Também vai precisar de:
- Palito fino
- Almofariz + Pilão
- Colher pequena
- Tabuleiro ou travessa pequena de forno
 
Preparação:

Tire o queijo do frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de o usar, retire-o da caixa de madeira, descarte a embalagem de celofane e volte a colocar o queijo na base da caixa de madeira. Pique o topo do queijo várias vezes com um palito.

Pré-aqueça o forno a 180º C (opção de aquecimento em cima e em baixo).

No almofariz coloque o azeite, uma pitada de flor de sal, os dentes de alho finamente picados a que previamente extraiu o gérmen (
utilize a técnica explicada na dica 1 desta receita) e as folhas de tomilho fresco (retire-as das hastes, descartando os pequenos caules). Com ajuda do pilão reduza tudo a uma pasta ou até que os todos os ingredientes estejam bem ligados e os pedacinhos de alho estejam desfeitos. Adicione no final uma pitada ligeira de pimenta preta acabada de moer e envolva tudo com uma colher pequena. Use a colher para transferir e espalhar a mistura anterior no topo do queijo. 

Coloque o queijo (e a caixa, como na foto em cima) num tabuleiro ou travessa pequena e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.
Enquanto o queijo estiver no forno, parta o miolo de nozes em quantidade q.b. e reserve. Assim que o queijo sair do forno decore o topo com pedacinhos de miolo das nozes e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Sem comentários: