terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sopa de Batata-Doce Assada com Gengibre e Croutons de Parmesão

Há qualquer coisa de reconfortante no calor de uma sopa. "Forra-nos" a barriga (como diz a querida mãe), aquece-nos a alma e ajuda-nos a resumir os dias numa tigela de conforto. 

Nesta cozinha gostamos muito de sopas. Sopas assim, assadas e cozidas. Gostamos das sopas de puré, das de "entulho" (i.e. com muitos legumes cortados em juliana, com massa, carne, enchidos ou peixe), de canja de galinha, das sopas mais densas e também das mais ralas.
Quando o Outono chega não há semana sem um panelão (ou dois) de sopa feita a preceito. E por isso também há sempre comida pronta a comer ou, como gosto de lhe chamar, "fast food" à portuguesa! Chegar a casa cansada depois de um dia longo, chuvoso e cinzento, largar tudo, calçar as pantufas quentinhas e em 3 minutos estar a comer é impagável! Não há refeição mais cómoda, rápida e nutritiva como as que as Sopas me proporcionam nesta altura do ano.

A receita que partilho hoje surgiu de um desafio da Revista ACTIVA para dar as boas vindas ao Outono com uma série de Sopas Leves na edição de Outubro de 2015 e esta, em particular, da minha paixão pela combinação dos sabores da Batata-Doce e do Gengibre. E é difícil não ficar fã desta sopa!
Elevámos a doçura tão característica da Batata-Doce ao seu máximo conferindo-lhe notas ligeiras de sabor a caramelo e criámos contrastes com o cítrico e ligeiramente picante próprio do Gengibre. Reduzimos tudo a puré aveludado e animámos o paladar com a textura crocante e estaladiça de uns Croutons dourados com sabor a queijo Parmesão. Mmmmmm...

Para além de todas estas particularidades de paladar, saiba que esta nossa sugestão está carregadinha de benefícios para o seu corpo! Isto porque a Batata-Doce é um hidrato de carbono de baixo índice glicémico, o que significa que a absorção pelo organismo é feita de forma mais lenta, libertando gradualmente a glicose na corrente sanguínea sem estimular demasiado a insulina (hormona responsável pela fome e pela acumulação de gordura no corpo humano), fazendo deste um alimento imbatível para diabéticos ou para quem pratica exercício físico de alta intensidade. Por sua vez, o Gengibre, nativo do sudoeste da Ásia, é um anti-inflamatório e analgésico por excelência, para além de ser um potenciador do processo digestivo, aumentar a líbido, acelerar o metabolismo e de ainda prevenir doenças cardio-vasculares, favorecendo a circulação sanguínea.

Experimente esta nossa sugestão, dê um punch de energia ao seu sistema imunitário e delicie-se com estes sabores de Outono! Acho que vai ADORAR!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 4
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sopas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 700 gr de Batata-Doce sem casca e cortada em rodelas médias
- Azeite Virgem Extra q.b.
- Sal Marinho q.b.
- ½ colher de café de Gengibre em pó
- Água quente q.b.
- Gengibre fresco sem casca e finamente fatiado (1 pedaço do tamanho do polegar)
- 3 a 4 fatias de Pão seco cortadas em pequenos cubos
- ½ colher de café de Alho em pó
- 1 pitada generosa de Pimenta Preta acabada de moer

- Queijo Parmesão ralado a gosto

Também vai precisar de:
- Papel Vegetal q.b.
- Tabuleiro de forno
- Panela pequena
- Pincel de cozinha + Taça pequena
- Varinha mágica ou Robot de cozinha
 
 

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal q.b., garantindo que o papel fica com margens laterais que excedam o tabuleiro (o excedente do papel vegetal garante que o molho criado durante a cozedura não verte para o tabuleiro).
 

Disponha a batata-doce sobre o papel vegetal, regue com um fio generoso de azeite, uma pitada generosa de sal marinho e salpique tudo com o gengibre em pó. Leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos ou até que a batata se apresente macia e cozinhada.
Transfira-a de seguida para uma panela, juntando o gengibre fresco e cobrindo tudo com água quente (não adicione muita água, garantindo que a água cobre apenas ligeiramente as rodelas de batata) – mantenha o forno ligado. Deixe cozinhar até que as fatias finas de gengibre estejam completamente cozinhadas e macias.

Comece a preparar os croutons: volte a forrar o tabuleiro de forno com novo papel vegetal, disponha os cubos de pão, pincele-os com azeite q.b., tempere com o alho em pó, pimenta preta acabada de moer a gosto e queijo parmesão ralado q.b.. Envolva tudo suavemente e leve ao forno até que os croutons estejam dourados e estaladiços. Assim que estejam prontos, retire do forno e volte a salpicá-los com queijo parmesão ralado a gosto. Reserve.

Assim que a batata e o gengibre estejam cozinhados, reduza tudo a puré (será necessário adicionar mais água quente, até obter um creme suave e nem muito espesso nem muito líquido). Prove no final para corrijir o sal.


Sirva quente com croutons dourados de Parmesão no topo e…


Bom Apetite!



[  Agradecimentos  ]

Os nossos agradecimentos à Revista ACTIVA pelo simpático convite que me endereçaram e pela oportunidade de dar as boas-vindas ao Outono deste ano em tão boa companhia!

Também o nosso muito obrigada à Cerâmicas na Linha por nos ajudarem a dar corpo a esta sugestão de Outono com as vossas cerâmicas lindas!


http://activa.sapo.pt/https://www.facebook.com/ceramicasnalinha



Sem comentários: