terça-feira, 29 de setembro de 2015

Manteiga de Alho Caramelizado e Orégãos

Como andamos a preparar as próximas novidades desta cozinha (prometo partilhar tudinho em breve, stay tuned!) o ritmo das nossas receitas abrandou um bocadinho, mas nem por isso deixamos de vos vir tentar com sugestões gulosas e fáceis de fazer (e comer)!

E a de hoje, para além de ser cheia de sabor, leva apenas 3 ingredientes e fica pronta a comer em 30 minutos! 
É uma entrada perfeita para servir numa refeição de família ou amigos, para aproveitar o calor do forno de um prato principal e para comer com gosto e dentadas cheias de vontade, acompanhada pelo seu vinho tinto de eleição.

Esta receita nasceu de um improviso e foi testada no último jantar de amigos cá de casa. Enquanto o entrecosto assava no forno, esta cozinheira preparou o Alho Caramelizado, o J. tratou da Manteiga e dos Orégãos e o P. transformou tudo no almofariz. Depois mandámos a Baguette para o forno, bem untada de sabor e o calor fez o seu trabalho... Tão fácil e bom que até as migalhas desapareceram!

Lembro-me do J. perguntar afinal que era isso de Alho Caramelizado... É que se não leva açúcar e é cozinhado no forno, não deveria chamar-se Alho Assado?
E de facto o pensamento é lógico, mas ao alho, como acontece com outros hidratos de carbono, não precisa ser adicionado açúcar para que ocorra caramelização, pois possui uma percentagem natural de açúcar na sua composição que quando "exposto" a temperaturas superiores a 120º C se degrada e escurece, conferindo-lhe notas de sabor caramelizado e cores douradas. Et voilá, temos Alho Caramelizado!

Estupidamente Bom. Estupidamente Fácil. Estupidamente Rápido.

Precisa de mais argumentos para experimentar esta nossa sugestão?






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 6
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Lactoveg) 
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Entrada
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor
 
Ingredientes:
   

- 1 cabeça (grande) de Alho 
- 125 gr de Manteiga Sem Sal de boa qualidade à temperatura ambiente
- 1 colher de sopa (rasa) de Orégãos secos
Opcional:

- 1 Baguette grande

 Também vai precisar de:
- Tábua de corte + Faca

- Folha de alumínio q.b.
- Almofariz + Pilão
- Tabuleiro de forno

- Papel vegetal q.b.
 
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C (opção de aquecimento em cima e em baixo).
Corte a cabeça de alho inteira ao meio (como na segunda foto desta receita) e coloque-a num quadrado de folha de alumínio q.b., una as pontas e torça-as sobre si mesmas de modo a obter um embrulho "selado". Leve ao forno durante 20 minutos.

Após este tempo, retire a cabeça de alho do forno, extraia-a do embrulho e aperte cada metade pela sua extremidade, para que os dentes de alhos sejam extraídos - deite-os no almofariz. Com a ajuda do pilão amasse até obter uma pasta, adicione os orégãos secos e a manteiga cortada em cubos pequenos. Volte a amassar até que todos os ingredientes estejam bem ligados.

Se quiser servir de imediato sugiro que parta uma baguette grande em 3 partes iguais e depois cada parte ao meio, barre cada metade com a manteiga de alho caramelizada e disponha-as num tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal q.b.. Leve ao forno a 200º C, durante cerca de 5 minutos ou até o pão se apresentar levemente dourado.
Sirva quente, polvilhando o topo do pão com mais alguns orégãos secos a gosto.
Se preferir prepará-la de antemão para a próxima reunião de amigos ou família, use uma espátula pequena de cozinha para a retirar do almofariz e guarde-a num pequeno recipiente ou embrulhe-a em papel vegetal q.b., mantendo-a no frio.

 
Bom Apetite!


Sem comentários: