terça-feira, 31 de março de 2015

Crostini de Abacate e Camarão ao Alhinho

Com a chegada da Primavera já começam a apetecer comidas mais ligeiras e frescas, mas nem por isso menos saborosas! E a receita de hoje surge assim mesmo... Da vontade de trazer a Primavera para o prato e de alguns Abacates maduros na fruteira.

Cá em casa há Abacates com alguma regularidade. Adoro a riqueza da sua textura de manteiga quando estão bem maduros e o sabor vegetal que lhes é tão próprio (se bem que compreendo que talvez seja esse sabor herbáceo que o torna difícil de gostar quando se experimenta pela primeira vez...).
Este fruto, muito rico em gorduras monoinsaturadas e por isso também rico em ômega 3, possui inúmeras propriedades anti-inflamatórias e ajuda a melhorar o funcionamento dos sistemas circulatório e cardiovascular. Dos seus inúmeros benefícios para a saúde, ressalvo ainda que ajuda na defesa de doenças do sangue, como a anemia, pois é naturalmente rico em ácido fólico, para além de ser rico em fibras, anti-oxidantes, vitamina E, entre outras vitaminas e nutrientes, que ajudam a combater o mau colesterol e doenças como a diabetes mellitus. É um aliado de peso nas dietas alimentares de regulação de peso e ajuda a combater estrias, rugas e celulite, conferindo maior elasticidade à pele.

Esta não é a primeira sugestão da nossa cozinha que combina Abacate com Camarões (veja aqui) e isso acontece porque esta é uma das minhas combinações de sabor preferidas! Adoro a ligeiríssima nota de anis deste fruto combinado com o sabor dos frutos do mar, do contraste de texturas e deste sabor umami (se não conhece o termo, saiba que umami é uma palavra de origem japonesa e é considerado um dos cinco sabores básicos, em conjunto com o doce, azedo, amargo e salgado e que significa "gosto saboroso ou delicioso"), de gosto suave mas que perdura no paladar e que termina com uma sensação aveludada na língua. Mmmmm...

Perfeito para uma refeição de Primavera com os amigos e/ou com a família ou, quem sabe, para servir apenas a dois, este amuse bouche é uma combinação simples de ingredientes, rápido de preparar e inesperado em sabores. Com as temperaturas mais quentes que se avizinham, aceite a sugestão, mime-se, experimente e deixe-se tentar!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 3
Tempo Prep.:  20 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Petiscos
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
 
- 350 gr de Miolo de Camarão, calibre 80/ 100 (usei da marca Pescanova)
- Azeite Virgem Extra q.b. (usei biológico com 0,1 de acidez da marca portuguesa Acushla) 
- 4 dentes de Alho finamente picados
- Sal Marinho q.b.
- Piri-Piri moído q.b.
- Pimenta Preta moída q.b.
- 1 Limão (sumo de)
- Pão tipo alentejano fatiado q.b.
- 1 Abacate maduro médio

 Também vai precisar de:
- Tábua de corte + Faca
- Frigideira anti-aderente pequena
- Grelha anti-aderente pequena
- Colher de sopa + garfo
- Prato pequeno de sobremesa
- Travessa pequena de servir
 
Preparação:
Comece por cortar os camarões longitudinalmente, extraindo o intestino (a linha preta ao longo do dorso) com a ponta de uma faca.

Deite um fio de azeite generoso no fundo da frigideira, adicione os dentes de alho picados e deixe cozinhar em lume médio até que o alho comece a ficar translúcido e aromático. Junte os camarões limpos, envolva e deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos em lume médio.

Acenda o lume ao grelhador, deixe aquecer e disponha algumas fatias de pão. Vire o pão sempre que necessário, de modo a que ambos os lados apresentem marcas visíveis da grelha, mas sem deixar queimar.

Corte o abacate ao meio, extraia o caroço e com ajuda de uma colher de sopa extraia a polpa. Esmague-a com ajuda de um garfo até obter um puré macio e regue com sumo de limão q.b. para evitar a oxidação (aparecimento de manchas escuras). Reserve.

Tempere os camarões com sal marinho q.b., duas a três pitadas de piri-piri moído e envolva tudo, deixando cozinhar durante mais alguns minutos, até os camarões tenham reduzido e estejam cozinhados. Desligue o lume, adicione pimenta preta a gosto, regue com o sumo do limão e envolva tudo suavemente.

Sirva as fatias de pão bem quentes regadas com um fio generoso de azeite, barre generosamente com o puré de abacate e termine com algumas colheres de camarão ao alhinho no topo. Para um sabor ainda mais apurado, mesmo antes de comer adicione mais algumas pitadas de pimenta preta moída.


Bom Apetite!


Sem comentários: