terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Panna Cotta de Laranja com Coulis de Romã

Conta a tradição que Dia de Reis é dia de bolo, de Romãs, de cantares e de desejos para o Ano Novo.
Nesta cozinha não é dia de bolo (pois comemos demasiados durante o Natal...), mas não resisti a partilhar convosco um docinho ligeiro, incrivelmente guloso, aromático e saboroso. Trago-vos uma Panna Cotta de sabores surpreendentes, com toda a vitamina C que as Laranjas têm para oferecer, harmonizada com um delicioso Coulis de Romã e Água de Flor de Laranjeira.

Esta tentação é muitíssimo fácil (e rápida) de preparar, promete deixar os paladares encantados a cada colherada e é um remate perfeito para qualquer refeição de amigos ou familiares. Aqui por casa desapareceu num ápice e o (pouco) coulis que sobrou... Bom, partilho que foi terminado à colher por dois gulosos reincidentes! :)

Seguindo ainda a tradição, só nos ficam a faltar os cantares e os desejos... E por isso, faço minhas as palavras do imortal Zeca Afonso, no seu Natal dos Simples, desejando, tal como ele, que o vento mude neste novo ano e nos traga a todos muita sorte (saúde e amor)!

"Vamos cantar as Janeiras... Vamos cantar as Janeiras... Por esses quintais adentro vamos... As raparigas solteiras... Vamos cantar orvalhadas... Vamos cantar orvalhadas... Por esses quintais adentro vamos... As raparigas casadas... Vira o vento e muda a sorte... Vira o vento e muda a sorte... (...)"





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Natas
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesa
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:  
- 400 ml de Natas
- 30 gr de Açúcar
- Casca de 1 Laranja biológica pequena
- 2 folhas de Gelatina
- Água fria q.b.

Para o Coulis:
- 200 gr de sementes de Romã (cerca de 1/2 Romã média)
- 70 gr de Açúcar
- 1 colher de sopa (rasa) de Água de Flor de Laranjeira 

 Também vai precisar de:
- 1 Panela pequena
- Vara de arames
- Colher de Pau
- 1 Tigela funda grande
- 1 Passador pequeno de rede fina
- 1 Tigela funda pequena
- 4 copos pequenos
- Tábua de corte + faca
- Tabuleiro pequeno
- Película aderente q.b.
 
Preparação:
Deite as natas com o açúcar numa panela pequena, mexendo com a vara de arames até que o açúcar esteja completamente incorporado. Leve ao lume (brando) e acrescente a casca da laranja (previamente lavada e sem a parte branca interior). Deixe aquecer, sem ferver, mexendo e pressionando a casca contra o fundo da panela com ajuda da vara de arames, para que liberte o seu sabor e aroma.

Deite água fria na tigela grande e demolhe as folhas de gelatina até amolecerem completamente.

Retire as natas do lume quando estiverem quentes e volte a mexer, cobrindo com a tampa ou um pano da loiça limpo, deixando a casca de laranja infundir durante alguns minutos.

Com a ajuda de um passador de rede fina, passe as natas para dentro da tigela pequena, pressionando e amassando bem as cascas que ficarem retidas no passador.
 

Escorra bem a gelatina com ajuda das mãos e misture-as nas natas com a ajuda da vara de arames, até ficarem completamente dissolvidas. Distribua a panna cotta pelos recipientes (pode usar copos pequenos de água ou vinho, chávenas pequenas de chá ou até copos de shot, p.ex.) e deixe arrefecer.

Prepare o coulis, começando por retirar as sementes da romã, usando a técnica explicada na imagem.


Fonte: www.infohow.org


Deite as sementes da romã, o açúcar e a água de flor de laranjeira numa panela pequena e leve a lume médio. Mexa com uma colher de pau até que o açúcar esteja completamente incorporado. Assim que começar a ferver levemente, baixe o lume e deixe reduzir o molho até obter a consistência de uma calda. Assim que estiver pronto, retire do lume e filtre o coulis, pressionando e amassando bem as sementes que ficarem retidas no passador. Deixe arrefecer totalmente antes de usar.

Coloque os recipientes da panna cotta dentro de um tabuleiro pequeno (com o fundo coberto de água fria) e cubra com película aderente. Leve ao frigorífico de um dia para o outro ou, no mínimo, durante 2 a 3 horas.

Sirva no copo ou desenforme*, deite duas ou três colheres de sopa de coulis de romã no topo de cada panna cotta e decore com algumas sementes frescas de romã pouco antes de servir.

* Dica: Use a ponta de uma faca para descolar
ligeiramente a panna cotta do vidro e passe o fundo do recipiente por água bem quente durante 5 a 10 segundos. Coloque um prato de sobremesa na boca do copo e vire com cuidado até desenformar totalmente.

 
Bom Apetite e...




3 comentários:

Paula Moita disse...

Gostei muito desta tua sugestão deliciosa! O coulis de romã fica fantástico nessa pannacotta tão saborosa! Apresentação fantástica!
um beijinho e Feliz Ano Novo

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Que combinação de sabores mais deliciosa, Ivete. Deliciosa e irresistível. Eu adoro romã e esse coulis perfumado com a água de flor de laranjeira sobre a panna cotta de laranja está qualquer coisa de divinal. :)
Votos de um Feliz 2015, com muitos sonhos realizados e desejos concretizados.
Um beijinho.

Ivete Pereira Hipólito | blog COMIDAcomPAIXÃO disse...

Olá Paula e Célio! :)

Muito obrigada pela vossa simpatia e pelos vossos comentários! Fico muito feliz que esta sugestão tenha despertado os vossos paladares e a vossa curiosidade. Se (e quando) a experimentarem, por favor, partilhem comigo o que acharam. Vou ADORAR conhecer as vossas opiniões! ♥

Para ambos desejo um FANTÁSTICO 2015, recheado de saúde, amor, sorte, muitas concretizações e novos sonhos!

Obrigada pelas vossas visitas, beijinhos grandes e até breve!