segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Dourada do Atlântico Assada com Tomilho-Limão

A sugestão desta semana tem inspiração de Horta e do nosso Mar. É uma receita muito fácil e rápida de preparar, riquíssima em nutrientes bons e muito, mas mesmo muito saborosa!

Cá em casa adoramos peixe e no Verão perdemo-nos por peixe escalado e grelhado na brasa, mas como infelizmente não o podemos cozinhar assim, acabamos por nos deliciar com o incomparável peixe português em alguns restaurantes escolhidos a dedo, onde sabemos que as peças são fresquíssimas e o modo de confecção é irrepreensível. Mas comer peixe fresco fora de casa é cada vez mais um luxo que não se pode repetir muitas vezes num mês e por isso, a nossa solução passa pelas idas ao mercado e a sua preparação em casa. Gostamos muito de os confeccionar ao Sal, para que cozinhem nos seus próprios sucos, selados pela crosta de sal marinho e, em alternativa, como partilho convosco hoje. O segredo na preparação dos peixes nesta cozinha é usar condimentos simples e suaves que complementem o fantástico sabor do peixe das águas frias do nosso Atlântico.

Começa a ser um lugar comum ouvir dizer que, à semelhança do nosso passado, o futuro português passa pelo mar. E é inevitável que assim seja! Graças à extensão da nossa zona costeira, o nosso país possui uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) com cerca de 40 vezes a área de Portugal Continental, o que nos torna a 10ª maior ZEE do mundo, maior até que o Brasil.
De todos os países que já tive oportunidade de conhecer até ao momento, Portugal é aquele onde o peixe tem uma qualidade inigualável, em sabor e textura, e onde a forma de o confeccionar enaltece essas características.

Pela sua saúde coma mais peixe e mais peixe nacional. Porque o que é nacional é excepcionalmente BOM!






Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 2
Tempo Prep.:  30 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Peixe
Vegetariano:



Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 1 Dourada do Atlântico fresca com cerca de 750 a 800 gr (limpa e sem escamas)
- Azeite q.b.
- 1 Limão grande (lavado e fatiado)
- 15 a 20 hastes de Tomilho-Limão fresco
- Sal Marinho q.b.
- 1 colher de sopa (rasa) de Pimenta Preta em grão
- 12 Batatinhas Novas pequenas com casca (lavadas e cortadas em cubos)
- 200 gr de Feijão Verde riscado
- 200 gr de Tomate Cherry
- 1 Cebola grande (descascada, lavada e cortada em quartos)

Vai também precisar de:
- Facas + Tábua de corte
- Travessa de forno
- Panela de inox pequena
- Folha de Alumínio q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Passe a dourada por água corrente para lavar o sangue e eventuais escamas remanescentes. Faça cortes longitudinais em diagonal, espaçados entre si e com profundidade suficiente para segurar as fatias de limão, de ambos os lados do peixe. Reserve.

Na travessa de forno, deite um fio ligeiro de azeite no fundo e disponha fatias de limão e por cima, algumas hastes de tomilho-limão. Coloque a dourada por cima desta cama e no interior da barriga, deite sal marinho q.b., uma fatia de limão cortada ao meio, hastes de tomilho-limão e alguns grãos de pimenta preta. Na parte superior do peixe prenda em cada corte meias fatias de limão, entre cada uma delas hastes de tomilho-limão, sal marinho a gosto e alguns grãos de pimenta preta. Regue o peixe com um novo fio ligeiro de azeite e leve ao forno previamente quente.

Com a dourada já no forno, comece a preparar os legumes que a irão acompanhar: lave bem as batatinhas, mantendo a casca e corte-as em cubos - coloque-as de imediato na panela de inox e cubra-as com água para que não oxidem. Corte as pontas ao feijão verde, parta-o a gosto e lave-o, colocando-o de seguida na panela das batatas e adicionando água se necessário até cobrir - leve ao lume até ferver e uma vez atingido o ponto de fervura, adicione uma pitada ligeira de sal marinho e reduza para lume médio a baixo deixando cozinhar durante cerca de 8 a 10 minutos.

Lave os tomate cherry e descasque, lave e corte em quartos a cebola - reserve.

Assim que o tempo de cozedura das batatas tenha terminado, escorra bem a água e retire o peixe do forno (tendo o cuidado de regar a parte superior da dourada com algumas colheres do próprio molho). Adicione à travessa os tomate cherry, os quartos de cebola, as batatinhas e o feijão verde. Por cima dos legumes deite um fio muito ligeiro de azeite, uma pitada também ligeira de sal marinho, o resto dos grãos de pimenta preta e as restantes hastes de tomilho-limão. Leve tudo ao forno a assar.

Após cerca de 10 minutos irá verificar que as extremidades das fatias de limão colocadas na parte superior do peixe já se apresentam queimadas. Deverá retirar a travessa do forno e cobrir todo o peixe (e apenas o peixe) com folha de alumínio q.b.. Leve de novo ao forno até que as batatinhas estejam douradas e a cebola e o feijão verde estejam macios.

Sirva bem quente, assim que sair do forno e....




Bom Apetite!

 

Sem comentários: